Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Tobias_Silser

vamos debater a acessibilidade do Flash

Recommended Posts

Pessoal bom dia a todos!

estava na seção de avaliação debatendo sobre um projeto de um membro: XAVRIM

demos nossas opiniões sobre o projeto que foi desenvolvido todo em Flash...

nosso amigo EDIVALDO_REIS, citou sua opinião sobre o uso do Flash nos projetos... sobre a falta de acessbilidade... que se fosse bacana usar Flash por completo então a UOL e outras grandes empresas só usariam Flash.

eu dei minha opinião... citando que um site em flash é uma coisa, agora um Portal como Uol, IG, Terra.. é totalmente diferente... têm milhares de acessos diariamente, não seria viável um Portal desse porte totalmente em Flash.

então.. pra não fugirmos do tema la do tópico que é a avaliação do projeto do nosso amigo Xavrim... estou abrindo este tópico aqui para que possamos debater sobre o assunto... e que vcs possam expressar suas ideias sobre a tecnologia Flash e outras linguagens no desenvolvimento de sites.

Edivaldo_Reis, como falei no último tópico la... o peso, a demora pra carregar um site em flash, depende exclusivamente do desenvolvedor, sabendo trabalhar o projeto fica bem leve e bem acessível.

abraços!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre FLASH na minha opinião......o objetivo de todo SITE é atender as necessidades dos usuários, no caso de um PORTAL o perfil de usuário é imprevísivel, devido a grande quantidade e variedade de informações disponibilizadas.Essa característica dificulta a utilização de tecnologias "pesadas" e/ou alternativas que exigem instalação de plug-in, devido a necessidade de atender uma quantidade maior de usuários sem prejudicar a navegação.Porém, se o seu usuário pode ser classificado facilmente e atende a alguns pré-requisitos(SO, Browser, Tipo de Conexão, Hardware...etc), a utilização de multimídia e tecnologias dinâmicas e interativas é realmente adequada, principalmente em Hot Sites para o lançamento de marcas.A preocupação com acessibilidade de usuários com algum tipo de deficiência ou que possuem micros com configuração baixa e conexão discada não se aplica a todos casos.Por exemplo um site de e-commerce da FERRARI, no qual você acessa um catalogo e personaliza o seu veículo antes de realizar a compra. A FERRARI atende um publico de renda alta que provavelmente possuí conhecimento em inglês ou espanhol e que por lógica possuí hardware e conexão de qualidade, se o objetivo do SITE é atender a essa "elite", oq seria mais importante? Criar um SITE leve e flexível para qq configuração porém com poucos recursos de multimídia ou oferecer um Show Room com todos os seus modelos e opcionais, abusando dos recursos multimídia e das técnicas publicitárias para um publico especifico?Desenvolvo em ambiente WEB a três anos, nos quais tive contato com diversas linguagens e tecnologias(Flash, ASP, PHP, HTML, DHTML, XHTML, XML, Javascript, Java Applet...). Iniciei com FLASH, no desenvolvimento de BANNERS e apresentações dinâmicas de conteúdo acadêmico em um ambiente de intranet acessada apenas via IE com PLUG-IN atualizado e hardware de alto desempenho... era o recurso mais adequeado na situação.Atualmente desenvolvo aplicações disponíveis na Internet, para usuários entre 15 e 80 anos (+ou-), utilizando diferentes navegadores, SO's, hardware e tipos de conexão e para atender a demanda focamos o desenvolvimento das aplicações em otimização de código e suporte Crossbrowser baseado nas diretrizes Web Standard definidas pelo W3C.Em fim... "...quem não tem colírio usa óculos escuro..."OK..!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que serve o flash?Pra criar animações.E aquele tal de HTML?Pra criar hipertexto.O que é um site?É hipertexto.Isso já expõe a minha opinião sobre o assunto...[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Flash deveria ser usado para ñ ficar um site totalmente parado mais um site ñ precisa ser totalmente em flash, esperar aquele famoso "CARREGANDO" É HORRÍVEL, mais um banner, um destaque até que ñ fica mal!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que serve o flash?Pra criar animações.

Bom ... é lamentável ver esse tipo de comentário... o Flash serve apenas para criar animações???deixo aqui um link que um artigo escrito por Lucas Marçal... leiam por favor."flash a muito tempo é mais que isso, claro que como toda tecnologia, o flash tem suas limitações, mas assim como o conceito de AJAX, com um pouco de bom senso e profissionalismo essas limitações podem ser contornadas e até mesmo resolvidas".na íntegra: http://www.lucasmarcalferreira.com.br/Blog/?p=8apenas isto basta para a resposta.agradeço pelo debate ae galera.. vamos continuar...abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

Usar flash pra criar um site completo é como usar html com tabelas pra criar um layout... errado[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Usar flash pra criar um site completo é como usar html com tabelas pra criar um layout... errado[]'s

hiuahaiuhaiuahiauhaiuhauipiada né parcero!dá uma lida nesse artigo aí de cima...abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

hiuahaiuhaiuahiauhaiuhauipiada né parcero!dá uma lida nesse artigo aí de cima...abraços!

Não 'parcero', trata-se de minha opinião, e não sou humorista pra chamá-la de piada, e nem preciso ler artigos que já li...[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

minha opinião

sites 100% em flash.....muito bonito

sites puro htm......básico,sem vida

sites html com destaques em flash.....ideal

site em flash dá pra viajar, fazer mil loucuras, porém perguto...pra que? se muitos dos usuários mal sabem pra que serve o mouse(é a realidade). Se for um site pra estilistas, designer, portifolio, salão de cabelereiro e coisas do gênero....ideal o flash pois é um puplico que requer esse "requinte", possivelmente serão sites mais pesados e requer paciencia do usuário

Demais sites sou totalmente contra o uso do flash em seu total desenvolvimento, prefiro o html com apenas alguns retoques de flash pra abrilhantar pois a velocidade obtida no html é superior

PS: o título do tópico é debater acessibilidade e não agredir a opinião de alguém só porque temos uma visão diferente

Abraços e quem mais se habilita a dar uma opinião ai sobre flash?

Boa pedida esse tópico

Compartilhar este post

Link para o post

sites puro htm......básico,sem vida

Existe o CSS e as imagens né. Exemplos: http://www.cssbeauty.com, http://www.cssmania.com

Se for um site pra estilistas, designer, portifolio, salão de cabelereiro e coisas do gênero....ideal o flash pois é um puplico que requer esse "requinte", possivelmente serão sites mais pesados e requer paciencia do usuário

E se for pra fazer um site assim, que faça com uma alternativa em HTML, para os usuários de conexões lentas ou os impacientes.... Eu por exemplo tenho clientes que usam internet discada e que me contrataram porque meu portfolio foi um dos unicos que eles tiveram paciencia de abrir, já que a maioria dos outros era em flash.[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Galeraaa é só opinião... ninguém aqui vai apelar pra um dicionário só para definir oq é ou não um SITE.Aliás, na minha OPINIÃO... nesse tópico seria bem aceitas as experiências boas e más de cada um na relação FLASH X USABILIDADE!!Eu postei a minha la em cima... se alguém discordar estou aberto ao DEBATE!!!OK..!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia galera!em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos pela atividade do tópico.o nosso amigo vagner.net citou lá em cima o seguinte:

...o objetivo de todo SITE é atender as necessidades dos usuários

está 100% correto!a escolha da tecnologia que será aplicada em um projeto web, depende muito do público alvo.é claro que usar xhtml, tableless... deixa o site leve e acessível a qualquer público.qual profissional que irá discordar disso???mas vamos la... o webdesigner recebe um cliente que é dono de um Hotel Fazenda... daqueles que o público é de classe alta. o cliente vira e fala:- nós temos um lago muito bonito... com peixes... árvores em volta... Temos piscinas com cachoeiras... e gostaria que o nosso site fosse bem interativo, como por exemplo... que houvessem borboletas voando... seria possível?aí como o webdesigner não mexe com Flash... ele pensa primeiro em convencer o cliente de que não é uma boa, pois usar flash vai deixar o site pesado, a pessoa que visitar o site vai precisar ter um plugin instalado na maquina... e tal...então o cliente vira e manda:- não importa se vai ficar pesado, se vai precisar de plugin... o nosso público tem acesso a esse tipo de tecnologia.o público que queremos que veja, irá ver.(esse é o link do site descrito aqui: http://www.st-robert.com.br )***********agora se o cliente que você recebe é de um hotel de classe média-baixa, o projeto não poderá ser em Flash, pelo fato de que o público é misto e terá perda de acessibilidade.enfim... o que quero dizer com essa "historinha", é que muitas pessoas veem o Flash como ferramenta apenas para criar animações do tipo banners, menus... pq não sabem como se deve trabalhar para criar aplicações ricas para a internet.eu por exemplo, comecei como todos, com html... desenvolvia sites em html puro com tabelas.. e depois fui descobrindo outras formas, melhores... como o CSS, Tableless... e descobri o Flash.Via o Flash como uma força de criar animações, charges.e depois comecei a estudar e me aprofundar... buscando formas de obter um resultado melhor.Hoje a maioria dos meus projetos são em Flash, não pq não goste de xhtml ou php... mas sim pq adoro trabalhar com o Flash e procuro me aprofundar mais ainda para que o resultado final seja o melhor possível.Bom pessoal... é isso. seguimos ae...abraços a todose excelente dia!

Compartilhar este post

Link para o post

...comecei como todos, com html...

Só um ADENDO, pra ser diferente de todo mundo eu comecei pelo FLASH!!!

Compartilhar este post

Link para o post

isso ai......tá em cada um dar o que o cliente realmente necessita....ele pode ter um bar de esquina e bater o pé que quer um site em flash, mesmo que o desenvolvedor saiba que aquilo é uma "burrice" pois não há necessidade. Mas assim, o site é feito para os USUÁRIOS e não para o CLIENTE, porém cabe a nós explicarmos da melhor forma possível para o cliente que o site não é para ele visitar e sim os clientes dele. Tudo vai do publico alvo, a Empresa contratante e claro...da verba a ser investida

Compartilhar este post

Link para o post

Sites inteiros em flash na minha opinião depende muito do projeto, do tipo de publico alvo que você quer atingir.Exemplo você faria um portal inteiro em flash ?? A minha opinião é essa depende do projeto e do publico alvo que você pretende atingir flw t++

Compartilhar este post

Link para o post

camaradas...desisti de ver os sites indicados pelos colegas vagner e hinum, olha que aqui na empresa a banda é empresarial e o carregamento foi complicado, mas sóp elasentradas dos sites percebe-se que são de ótima qualidade, para o fim deles estão perfeitos.....cada caso é um caso e cada desenvolvedor tem uma opinião

Compartilhar este post

Link para o post

sim jhonatan, entendono brasil a internet é muito lenta e isso interfere no desenvolvimento de aplicativos pra internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.