Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

solidcoated

Ganho de Ponto (dotgain)

Recommended Posts

Do que se trata exatamente o ganho de ponto (dotgain)?É ele que determina se a impressão de uma determinada cor vai sair com a retícula "marcada", isto é, visível à distância?Enviei um arquivo para impressão que possuia pequenas áreas de cinza obtidas com somente 20% de preto. Essa retícula no material já impresso pode ser vista há um palmo de distância. Poderia ser o ganho de ponto? Como posso compensá-lo?Estou usando o CorelDraw X3. Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ganho de ponto é o aumento da porcentagem de uma determinada área em retícula. no seu caso, 20% no arquivo manteve em 20% na hora de fazer o fotolito. isso pq é fácil calibrar imagesetter.agora, se usaram vegetal (e eu acho q usaram... explico depois) isso pode aumentar bastante. seus 20% já podem — de cara — ir para uns 30%. depois, ganha mais uns 2 ou 3% na gravação de chapa. isso se a gráfica for boa.mesmo assim, na pior das hipóteses sua área estaria em torno de uns 35%. dá para perceber o aumento visual, mas não para ver os pontos.isso é ganho de ponto.--agora, no seu caso você está VENDO os pontos. isso acontece pq seu material foi impresso com lineatura baixa. para perceber o ponto seria necessário que a impressão fosse a menos de 100lpi. aliás, estamos falando do que? impressão em papel ou em tecido? (camiseta, estampa, etc)se for silk-screen, os pontos são bem grandes mesmo... girando na casa de 30 a 60 lpi. e dá para perceber os pontos.jornais de boa qualidade, impressos a 133lpi você já não vê os pontos com tanta facilidade. e acima de 150lpi você quase não nota sem ajuda de conta-fios e lupas de aumento.usar o corel não altera em nada. a menos q você tenha tentado enviar o arquivo fechado.=)

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela resposta!

Eu estava falando em impressão de folhetos em papel couchè, 115 g/m², tudo em vetor. Eu citei o CorelDraw porque essas gráficas de pequeno e médio porte sempre pedem p/ usar os gabaritos .cdr que eles disponibilizam.

Eles me disseram que a impressão era CTP. O ajuste da lineatura é feito pela gráfica, certo? Sendo assim, será que fui enganado? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/upset.gif

Compartilhar este post

Link para o post

se é CtP não tem ganho de ponto do filme para a chapa. neste caso o que você definiu no arquivo, vai estar na chapa... o ganho de ponto vai acontecer na impressão (quatidade de tinta e absorção do papel).se aumentar demais, pode distorcer as cores sim.solicite SEMPRE uma prova de cor contratual.=)tb pode ser problema de calibração do seu monitor. quase nunca o q você vê na tela é o que sai na impressão. procure ler sobre isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas você falou algo sobre lineatura. Não estou reclamando das cores e sim da retícula que ficou muio visível. Se a lineatura é ajustada pela gráfica (é isso mesmo?) e o processo é computer-to-plate, a responsabilidade é toda da gráfica, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

ISSO se você não enviou a arte fechada (PS).agora, se enviou o arquivo em CDR e eles fecharam o arquivo, aí sim eles devem ter utilizado uma lineatura grande.

Compartilhar este post

Link para o post

sim. se eles fizeram a chapa com menos de 100lpi os pontos serão aparentes. vale a pena lembrar.. seu material tinha bitmap? estava com 300ppi... pq, MESMO se estivesse abaixo, o problema seria outro e não ponto aparente... então se alegarem q seu bitmap estava em baixa, isso não tem nada a ver com ponto aparente...bitmap em baixa fica PIXELIZADO na impressão e não com ponto aparecendo, ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, estava tudo em curva! Bom, eu vou entrar em contato com o pessoal da gráfica e depois conto como ficou resolvido o problema. Obrigado pela ajuda, cara! Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eles disseram que usaram uma lineatura alta e blá, blá.. (já vi que vai dar briga).

Voltando ao tópico inicial, que era ganho de ponto, como eu devo configurar meus programas gráficos para compensar esse problema?

Sei que existe um recurso para isso no Photoshop (em color settings), mas quanto aos demais programas? Por exemplo: como fechar um .pdf a partir do InDesign com essa compensação de ganho de ponto?

Compartilhar este post

Link para o post

cara, na boa.a gráfica tá te enrolando.pede os fotolitos q eles usaram. manda fazer um prelo e mostra pra eles como deveria ter ficado o job.analisa o ponto e pergunta pra qq operador de DtP qual a lineatura.. se estiver abaixo de 100lpi os pontos são visíveis.faz assim... me manda uma amostra do seu impresso. eu analiso ele pra você.me manda um e-mail no alexleitte@gmail.com e eu te passo o endereço pra você me enviar amostras da impressão.não tem como prevenir contra ganho de ponto. isso simplesmente acontece, mas com uma certa tolerância... seu monitor precisa estar calibrado. as cores não podem fugir do que estão no arquivo... só isso.=)se você usar a suite cs tem como usar o mesmo color settings em todos os programas.mas q tão te enrolando, isso tão!

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço sua disposição em me ajudar, cara, valeu mesmo! Mas já tirei a dúvida com um colega formado em desenho industrial (sou estudante ainda). Realmente os pontos estão marcados por uma setagem de baixa lineatura. A gráfica não admite, mas ainda não desisti de resolver essa parada!!

Quanto ao colorsettings, realmente existe essa seção em toda suíte CS, mas é estranho que a parte de dotgain só exista no Photoshop, compara só.. (a minha suíte é a CS2).

Eu falei em "compensar" ganho de ponto. Pensei no seguinte: perguntar a uma gráfica "x" o ganho de ponto que ela costuma ter e tentar compensar isso montando as cores com porcentagens menores, entende? Acho que a função de dotgain do colorsettings do Photoshop é exatamente essa, fazer um preview de como as cores vão ficar no resultado impresso. Viajei? Não constam maiores informações no Help..

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, pelo bridge você coloca EXATAMENTE o mesmo perfil do PhotoShop... incluindo previsão de ganho de ponto.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.