Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá galera, estou de volta,
Nos meus passeios pela internet notei que muita gente enfrenta diversos problemas com o FCKeditor, não vendo esse produto, nem sou vendedor, como usuário dele em 100% dos meus sistemas que requerem um editor de texto, vou apontar aqui as possíveis soluções para alguns desses erros.
Primeiramente vamos baixar o FCKeditor, vou colocar o link aqui, pois talvez você ainda não o tenha ou use uma versão antiga, aproveite para atualizar, FCKEditor 2.4.2
Dentro do diretório FCKeditor/_samples/asp/ existem vários exemplos, eu sempre ultilizo o sample04.asp.
Deste arquivo copie:
<%@ CodePage=65001 Language="VBScript"%><% Option Explicit %><!-- #INCLUDE file="fckeditor.asp" -->e cole no início de sua página de inserção e auteração de dados, no local onde está seu textarea, cole a outra parte do código
<%Dim sBasePathsBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )Dim oFCKeditorSet oFCKeditor = New FCKeditoroFCKeditor.BasePath = sBasePathIf Request.QueryString("Skin") <> "" Then oFCKeditor.Config("SkinPath") = sBasePath + "editor/skins/" & Server.HTMLEncode( Request.QueryString("Skin") ) + "/"End IfoFCKeditor.Value = " "oFCKeditor.Create "FCKeditor1"%> * Note-se que apaguei todos os comentários
Atenção! A página de inserção e alteração de dados deve estar na pasta raiz do FCKeditor, no meu caso eu uso o diretório config.
Acentuação
Um dos grandes problemas do FCKeditor, tenho notado em muitos fóruns é o quesito acentução, claro, isso é óbvio que aconteceria, o Editor em questão não é made in brazil, por isso sua linguagem está em outro idioma.
No inicio das páginas de alteração e inserção de dados no bd, faça as seguintes mudanças
<%@ codepage="65001" language="VBScript" %>você altera para:
<%@ codepage="1252" language="VBScript" %>Adeus fantasma da acentuação
Localizar os arquivos no servidor
Agora é a vez de localizarmos os arquivos no servidor, para não dar erros, localize:
FCKeditor/editor/filemanager/browser/default/connectors/asp/config.asp
Faça as mudanças:
Dim ConfigIsEnabledConfigIsEnabled = true 'aqui estará false, muda para truePara:
Dim ConfigUserFilesPathConfigUserFilesPath = "/fotos/" 'aqui coloca em qual diretório ele deve buscar os arquivos
Fazer o upload dos arquivos
Se queremos fazer o upload dos arquivos, evite os erros, ache o arquivo:
FCKeditor/editor/filemanager/upload/asp/config.asp
Faça as seguintes mudanças:
Dim ConfigIsEnabledConfigIsEnabled = true] 'aqui estava false, você muda para trueNesse trecho:
Dim ConfigUserFilesPathConfigUserFilesPath = "/fotos/" 'aqui você mostra o diretório onde serão upados os arquivosNo meu caso eu usei o diretório fotos, verifique sempre se o diretório que você está setando em seus arquivos config.asp está criado, preferencialmente que seja um diretório no diretório raiz do site. É interessante você setar ou solicitar ao seu servidor de hospedagem que sete as permissões de escrita no diretório indicado.
Sempre que for mudar o diretório, use a / no final, tipo /fotos/, /banco/, não esqueça a barra no final pois ela será necessária na função de FSO do FCKeditor para ciriar subdiretórios, como é o caso de image, flash e outros, pois para cada extensão de arquivo, o fckeditor usa um subdiretório.
O "..", conhecido como parent path não está disponível na grande maioria dos hospedeiros, isso se deve por resolução da Microsoft que o desabilitou por padrão na versão 6 do IIS. Então não use ../../../fotos/!
O Server.MapPath sempre aponta para a raiz de seu site, ou seja, se estiver na pasta "/includes/libs/" e quiser apontar para o arquivo "/db/meu.mdb" , use Server.MapPath("/db/meu.mdb");
Largura e altura do Textarea
Agora vamos para o arquivo FCKeditor/ FCKeditor.asp
Encontre o trecho:
Private Sub Class_Initialize()sBasePath = "/config/"sWidth = "465"sHeight = "350"sToolbarSet = "Default"sValue = ""Nas linhas
sWidth = "465"sHeight = "350"Acima estão as medidas que usei, no arquivo original está 100%, mas você pode mudar para a largura ou altura que quiser, se for em pixels, não é necessário usar o px, use apenas os números.
Diretório base para funcionar legal
Na linha do arquivo /FCKeditor.asp:
sBasePath = "/config/"Eu mudei para config, o seu pode estar como /FCKeditor/, aqui é necessário você mudar para o nome do diretório onde estão os arquivos, para não acontecer os erros de xlm que geralmente acontecem.
Alterar os dados do bd com o FCKeditor
Veja, na hora de alterar os dados do bd com o FCKeditor surge outro problema então, como recuperar os dados do campo dentro do textarea?
Faça da seguinte forma:
Na página de alterar dados, altere:
<%Dim sBasePath,sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )Dim oFCKeditorSet oFCKeditor = New FCKeditoroFCKeditor.BasePath = sBasePathoFCKeditor.Value = " "oFCKeditor.Create "campo"%>Para:
<%Dim sBasePath, svalordocamposBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ))svalordocampo = RecSet("Noticia")Dim oFCKeditorSet oFCKeditor = New FCKeditoroFCKeditor.BasePath = sBasePathoFCKeditor.Value = svalordocampooFCKeditor.Create " campo "%>Não tem erro.... morreu a nota.
Acho que esses erros são os mais apresentados, se surgir outros, poste aê que estudaremos juntos.
Grande abraço,
Cido Silva
Desenvolvimento de sites, softwares e aplicações para web
Carregando comentários...