Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SilvaExtreme

Solução para a maioria dos erros no FCKeditor com ASP

Recommended Posts

Olá galera, estou de volta,

 

Nos meus passeios pela internet notei que muita gente enfrenta diversos problemas com o FCKeditor, não vendo esse produto, nem sou vendedor, como usuário dele em 100% dos meus sistemas que requerem um editor de texto, vou apontar aqui as possíveis soluções para alguns desses erros.

 

Primeiramente vamos baixar o FCKeditor, vou colocar o link aqui, pois talvez você ainda não o tenha ou use uma versão antiga, aproveite para atualizar, FCKEditor 2.4.2

 

Dentro do diretório FCKeditor/_samples/asp/ existem vários exemplos, eu sempre ultilizo o sample04.asp.

 

Deste arquivo copie:

<%@ CodePage=65001 Language="VBScript"%><% Option Explicit %><!-- #INCLUDE file="fckeditor.asp" -->
e cole no início de sua página de inserção e auteração de dados, no local onde está seu textarea, cole a outra parte do código

<%Dim sBasePathsBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )Dim oFCKeditorSet oFCKeditor = New FCKeditoroFCKeditor.BasePath = sBasePathIf Request.QueryString("Skin") <> "" Then	oFCKeditor.Config("SkinPath") = sBasePath + "editor/skins/" & Server.HTMLEncode( Request.QueryString("Skin") ) + "/"End IfoFCKeditor.Value = " "oFCKeditor.Create "FCKeditor1"%>

* Note-se que apaguei todos os comentários

 

Atenção! A página de inserção e alteração de dados deve estar na pasta raiz do FCKeditor, no meu caso eu uso o diretório config.

 

Acentuação

Um dos grandes problemas do FCKeditor, tenho notado em muitos fóruns é o quesito acentução, claro, isso é óbvio que aconteceria, o Editor em questão não é made in brazil, por isso sua linguagem está em outro idioma.

 

No inicio das páginas de alteração e inserção de dados no bd, faça as seguintes mudanças

<%@ codepage="65001" language="VBScript" %>
você altera para:

<%@ codepage="1252" language="VBScript" %>
Adeus fantasma da acentuação

 

Localizar os arquivos no servidor

 

Agora é a vez de localizarmos os arquivos no servidor, para não dar erros, localize:

FCKeditor/editor/filemanager/browser/default/connectors/asp/config.asp

Faça as mudanças:

Dim ConfigIsEnabledConfigIsEnabled = true 'aqui estará false, muda para true
Para:

Dim ConfigUserFilesPathConfigUserFilesPath = "/fotos/" 'aqui coloca em qual diretório ele deve buscar os arquivos
Fazer o upload dos arquivos

 

Se queremos fazer o upload dos arquivos, evite os erros, ache o arquivo:

FCKeditor/editor/filemanager/upload/asp/config.asp

Faça as seguintes mudanças:

Dim ConfigIsEnabledConfigIsEnabled = true] 'aqui estava false, você muda para true
Nesse trecho:

Dim ConfigUserFilesPathConfigUserFilesPath = "/fotos/" 'aqui você mostra o diretório onde serão upados os arquivos
No meu caso eu usei o diretório fotos, verifique sempre se o diretório que você está setando em seus arquivos config.asp está criado, preferencialmente que seja um diretório no diretório raiz do site. É interessante você setar ou solicitar ao seu servidor de hospedagem que sete as permissões de escrita no diretório indicado.

 

Sempre que for mudar o diretório, use a / no final, tipo /fotos/, /banco/, não esqueça a barra no final pois ela será necessária na função de FSO do FCKeditor para ciriar subdiretórios, como é o caso de image, flash e outros, pois para cada extensão de arquivo, o fckeditor usa um subdiretório.

 

O "..", conhecido como parent path não está disponível na grande maioria dos hospedeiros, isso se deve por resolução da Microsoft que o desabilitou por padrão na versão 6 do IIS. Então não use ../../../fotos/!

 

O Server.MapPath sempre aponta para a raiz de seu site, ou seja, se estiver na pasta "/includes/libs/" e quiser apontar para o arquivo "/db/meu.mdb" , use Server.MapPath("/db/meu.mdb");

 

Largura e altura do Textarea

 

Agora vamos para o arquivo FCKeditor/ FCKeditor.asp

Encontre o trecho:

Private Sub Class_Initialize()sBasePath = "/config/"sWidth = "465"sHeight = "350"sToolbarSet = "Default"sValue = ""
Nas linhas

sWidth = "465"sHeight = "350"
Acima estão as medidas que usei, no arquivo original está 100%, mas você pode mudar para a largura ou altura que quiser, se for em pixels, não é necessário usar o px, use apenas os números.

 

Diretório base para funcionar legal

 

Na linha do arquivo /FCKeditor.asp:

sBasePath = "/config/"
Eu mudei para config, o seu pode estar como /FCKeditor/, aqui é necessário você mudar para o nome do diretório onde estão os arquivos, para não acontecer os erros de xlm que geralmente acontecem.

 

Alterar os dados do bd com o FCKeditor

 

Veja, na hora de alterar os dados do bd com o FCKeditor surge outro problema então, como recuperar os dados do campo dentro do textarea?

 

Faça da seguinte forma:

Na página de alterar dados, altere:

<%Dim sBasePath,sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )Dim oFCKeditorSet oFCKeditor = New FCKeditoroFCKeditor.BasePath = sBasePathoFCKeditor.Value = " "oFCKeditor.Create "campo"%>
Para:

<%Dim sBasePath, svalordocamposBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ))svalordocampo = RecSet("Noticia")Dim oFCKeditorSet oFCKeditor = New FCKeditoroFCKeditor.BasePath = sBasePathoFCKeditor.Value = svalordocampooFCKeditor.Create " campo "%>
Não tem erro.... morreu a nota.

 

Acho que esses erros são os mais apresentados, se surgir outros, poste aê que estudaremos juntos.

 

Grande abraço,

 

Cido Silva

Desenvolvimento de sites, softwares e aplicações para web

www.cidosilva.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola Silva, na minha procura por um tutorial decente sobre FCK em ASP, me deparo com seu tópico.Apesar de muito bem explicado, eu sou uma porta e não consegui fazer o meu código rodar oFCK, tanto na área de inserção, quanto na área de Alteração...Meus problemas consistem no "caminho" dá página pro FCK, pois a pasta do FCK fica fora da pasta que o utilizará:exemploNEWS(pasta total)- adm (1a pasta)-- arquivos.asp (utilizarão o FCK)- fckeditor-- arquivos.asp do FCK (deverão ser utilizados)eu não consigo criar um caminho correto nos códigos do sample que você sitou...e o RecSet diz ser inválido... por favor, como eu devo proceder?Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá herreraaaOpa entrei agora e vi sua dúvida, mas não consegui entender nada.Me explica, você já tem o formulários que insere e altera o texto no bd??? Eles estão funcionando???Em que pasta (diretório) estão esses formulários???Pois note, o formulário de inserção e o formulário de alterção devem estar funcionando normal. É nele que você vai instalar o fck editor.ValeuAguardo sua resposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá herreraaaOpa entrei agora e vi sua dúvida, mas não consegui entender nada.Me explica, você já tem o formulários que insere e altera o texto no bd??? Eles estão funcionando???Em que pasta (diretório) estão esses formulários???Pois note, o formulário de inserção e o formulário de alterção devem estar funcionando normal. É nele que você vai instalar o fck editor.ValeuAguardo sua resposta

Meu formulário com textarea normal ta fncionando perfeitamente, os códigos de inserção e alteração se encontram em uma pasta chamada adm, já o FCK se encontra na pasta fckeditor, dentro da pasta adm...O que eu não consigo fazer realmente é que o FCK tome o código da variável da caixa de texto antiga, que ele salve a apresente os valores dentro dele!Eu sou muito ruim pra explicar e to BEM no começo da minha vida como desenvolvedor... espero que você entenda agora! =P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa,

Entra na pasta do FCK editor, dá um ctrl+A e depois um ctrl+c e depois entra na pasta ADM e dá um ctrl+v, agora é só verificar o endereço dos includes pra ver se estão certos.

Releia o tutorial para qualquer dúvida

 

Cido Silva

 

 

Olá herreraaa

Opa entrei agora e vi sua dúvida, mas não consegui entender nada.

Me explica, você já tem o formulários que insere e altera o texto no bd??? Eles estão funcionando???

Em que pasta (diretório) estão esses formulários???

Pois note, o formulário de inserção e o formulário de alterção devem estar funcionando normal. É nele que você vai instalar o fck editor.

 

Valeu

Aguardo sua resposta

Meu formulário com textarea normal ta fncionando perfeitamente, os códigos de inserção e alteração se encontram em uma pasta chamada adm, já o FCK se encontra na pasta fckeditor, dentro da pasta adm...

 

O que eu não consigo fazer realmente é que o FCK tome o código da variável da caixa de texto antiga, que ele salve a apresente os valores dentro dele!

 

Eu sou muito ruim pra explicar e to BEM no começo da minha vida como desenvolvedor... espero que você entenda agora! =P

 

Opa,

Entra na pasta do FCK editor, dá um ctrl+A e depois um ctrl+c e depois entra na pasta ADM e dá um ctrl+v, agora é só verificar o endereço dos includes pra ver se estão certos.

Releia o tutorial para qualquer dúvida

 

Cido Silva

 

 

Olá herreraaa

Opa entrei agora e vi sua dúvida, mas não consegui entender nada.

Me explica, você já tem o formulários que insere e altera o texto no bd??? Eles estão funcionando???

Em que pasta (diretório) estão esses formulários???

Pois note, o formulário de inserção e o formulário de alterção devem estar funcionando normal. É nele que você vai instalar o fck editor.

 

Valeu

Aguardo sua resposta

Meu formulário com textarea normal ta fncionando perfeitamente, os códigos de inserção e alteração se encontram em uma pasta chamada adm, já o FCK se encontra na pasta fckeditor, dentro da pasta adm...

 

O que eu não consigo fazer realmente é que o FCK tome o código da variável da caixa de texto antiga, que ele salve a apresente os valores dentro dele!

 

Eu sou muito ruim pra explicar e to BEM no começo da minha vida como desenvolvedor... espero que você entenda agora! =P

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa,

Entra na pasta do FCK editor, dá um ctrl+A e depois um ctrl+c e depois entra na pasta ADM e dá um ctrl+v, agora é só verificar o endereço dos includes pra ver se estão certos.

Releia o tutorial para qualquer dúvida

 

Cido Silva

 

 

Olá herreraaa

Opa entrei agora e vi sua dúvida, mas não consegui entender nada.

Me explica, você já tem o formulários que insere e altera o texto no bd??? Eles estão funcionando???

Em que pasta (diretório) estão esses formulários???

Pois note, o formulário de inserção e o formulário de alterção devem estar funcionando normal. É nele que você vai instalar o fck editor.

 

Valeu

Aguardo sua resposta

Meu formulário com textarea normal ta fncionando perfeitamente, os códigos de inserção e alteração se encontram em uma pasta chamada adm, já o FCK se encontra na pasta fckeditor, dentro da pasta adm...

 

O que eu não consigo fazer realmente é que o FCK tome o código da variável da caixa de texto antiga, que ele salve a apresente os valores dentro dele!

 

Eu sou muito ruim pra explicar e to BEM no começo da minha vida como desenvolvedor... espero que você entenda agora! =P

 

Hey Silva, desculpe a demora, não acesso muito a net em casa...

 

Seguinte, consegui abrir o FCKeditor dentro das páginas que eu precisava (criar.asp e editar.asp) fiz com que o editar.asp obtivesse os valores do campo notícia_descrição no banco de dados, mas eu não consigo criar uma notícia, muito menos editar uma notícia, provavelmente pelo fato do código do editor não conter a variável que define o campo.

 

Segui a risca seu tutorial acima, principalmente na parte de alteração de dados do BD (update), mas o meu sistema sisma em dizer que não reconehce o RecSet, seria um recordset?

 

resumindo, eu não consigo adicionar os valor do FCKEditor dentro do BD, nem alterar valores de arquivos existentes...

 

Valeu!

 

de qualquer forma, vlw pela paciência e a ajuda =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá herrera

 

Desculpe agora, é que não tinha entendido sua dúvida.

 

Primeiro na parte de inserir dados, antes de deletar seu testarea, veja qual é o nome dele. Digamos que seja noticia. Então o código da página de inserção deverá ser:

 

ASP
<%

Dim sBasePath,

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath     = sBasePath

oFCKeditor.Value        = " "

oFCKeditor.Create "noticia" ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea

%>

 

E na página de alteração:, na primeira linha do código você declara seu recset, e outros objetos da página igual fiz abaixo:

 

ASP
<%

Dim sBasePath,  valordocampo, recset ' aqui você declara esse seu recset e outros bjetos que tenha

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

svalordocampo = RecSet("Noticia")  'aqui é o campo do banco de dados onde está a noticia

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath     = sBasePath

oFCKeditor.Value        = svalordocampo

oFCKeditor.Create " noticia " ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea

%>

 

 

Agora se a dúvida persistir, poste aê!

Cido Silva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá herrera

 

Desculpe agora, é que não tinha entendido sua dúvida.

 

Primeiro na parte de inserir dados, antes de deletar seu testarea, veja qual é o nome dele. Digamos que seja noticia. Então o código da página de inserção deverá ser:

 

ASP
<%

Dim sBasePath,

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath     = sBasePath

oFCKeditor.Value        = " "

oFCKeditor.Create "noticia" ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea

%>

 

E na página de alteração:, na primeira linha do código você declara seu recset, e outros objetos da página igual fiz abaixo:

 

ASP
<%

Dim sBasePath,  valordocampo, recset ' aqui você declara esse seu recset e outros bjetos que tenha

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

svalordocampo = RecSet("Noticia")  'aqui é o campo do banco de dados onde está a noticia

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath     = sBasePath

oFCKeditor.Value        = svalordocampo

oFCKeditor.Create " noticia " ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea

%>

 

 

Agora se a dúvida persistir, poste aê!

Cido Silva

Meu problema persiste agora em não adicionar o conteúdo ou alterar o conteúdo no BD, diz que os parâmetros não batem, mas creio que agora é por causa do meu código mesmo...

 

o fck ta bonitinhu e tal, vlw mesmo SIlva =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá herrera

 

Desculpe agora, é que não tinha entendido sua dúvida.

 

Primeiro na parte de inserir dados, antes de deletar seu testarea, veja qual é o nome dele. Digamos que seja noticia. Então o código da página de inserção deverá ser:

 

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%

Dim sBasePath,

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath = sBasePath

oFCKeditor.Value = " "

oFCKeditor.Create "noticia" ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea

%></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

E na página de alteração:, na primeira linha do código você declara seu recset, e outros objetos da página igual fiz abaixo:

 

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%

Dim sBasePath, valordocampo, recset ' aqui você declara esse seu recset e outros bjetos que tenha

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

svalordocampo = RecSet("Noticia") 'aqui é o campo do banco de dados onde está a noticia

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath = sBasePath

oFCKeditor.Value = svalordocampo

oFCKeditor.Create " noticia " ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea

%></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

 

Agora se a dúvida persistir, poste aê!

Cido Silva

Oi Silva, estava tentando fazer o FCK funcionar no meu formulario de alteração pegando carona aqui nas suas explicações.

mas, não esta dando certo, estou postando o codigo se você puder me dar uma mão agradeço desde já ;o)

OBS: SÓ QUERO USAR O FCK NO CAMPO "TEXTAREA NAME TEXTO" ESTA GRIFANDO EM VERMELHO.

 

<%
'conectar banco de dados
	strCon = "DBQ=C:\dados\bd.mdb;Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};"
	recebe = Request.querystring("id")
	enviado = Request.querystring("enviado")
	Select Case enviado
Case "sim"

'Abrir conexão
	Set conexao = CreateObject("ADODB.Connection")
	conexao.open strCon

titulo = replace(request.form("titulo"), "'", "")
texto = replace(request.form("texto"), "'", "")
descricao = replace(request.form("descricao"), "'", "")
keywords = replace(request.form("keywords"), "'", "")

set rs = conexao.execute("UPDATE pgns SET titulo ='" & titulo & "', texto= '" & texto & "', descricao= '" & descricao & "', keywords= '" & keywords & "' WHERE id="& recebe &"")
%>
<html>
<head><title>Item modificado com sucesso</title>
</head>
<body leftmargin="0" topmargin="0" rightmargin="0" bottommargin="0" bgcolor="#FFFFFF">
<br>
<table border="0" cellpadding="0" cellspacing="0" width="411" align="center">
  <tr>
	<td width="411" align="center"><br>
<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2" color="#000000">O registro selecionado foi modificado com sucesso!</font><br><br>
<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">
	<a href="listarpgns.asp">Voltar</a></font>
</td>
</tr>
</table><br>
</body>
</html>
<%
conexao.close
set conexao = nothing
%>
<%case else%>
<%
'conectar banco de dados
	strCon = "DBQ=C:\dados\bd.mdb;Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};"
'Abrir conexão
	Set conexao = CreateObject("ADODB.Connection")
	conexao.open abrir

set rs = conexao.execute("Select * FROM pgns WHERE id ="&recebe&"")
%>

<html>
<head>
<title>
Alteração de registros
</title>
</head>
<body>
<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">
<form action="alterarpgns.asp?enviado=sim&id=<%= rs("id")%>" method="POST" name="modificar">

Modificar pagina <%= rs("menu") %><bR>

 <table border="0" width="500" id="table1">
	<tr>
		<td> </td>
		<td> </td>
	</tr>
	<tr>
		<td>
<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">
		Titulo:</td>
		<td>
<input name="titulo" type="text" size="30" value="<%= rs("titulo") %>"></td>
	</tr>
	<tr>
		<td>
<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">
		Texto:</td>
		<td>
	[color="#FF0000"]	<textarea rows="10" name="texto" cols="44"><%= rs("texto") %></textarea>[/color]

	</td>
	</tr>
	<tr>
		<td>
<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">
		Descrição:</td>
		<td>
<input name="descricao" type="text" size="30" value="<%= rs("descricao") %>"></td>
	</tr>
	<tr>
		<td>
<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">
		Palavras chaves<br>
separadas por virgula:</td>
		<td>
<textarea rows="5" name="keywords" cols="44"><%= rs("keywords") %></textarea></td>
	</tr>
	<tr>
		<td>
 </td>
		<td>
 </td>
	</tr>
	<tr>
		<td>
		 </td>
		<td>
		<p align="center">


<input type="submit" value="Incluir"></td>
	</tr>
</table>
</form>
</body>
</html>

<%
end select
%>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OLHA, PARA O SEU CASO, O CERTO SERIA ESTUDAR O SEU FORMULÁRIO COM TEMPO, COISA QUE ATUALMENTE NEM PENSAR, POIS ESTOU COM MUITO SERVIÇO, GRAÇAS A DEUS.

Faça o seguinte teste:

Na sua linha vermelha coloque o código:

 

<%
Dim sBasePat, ' aqui você declara esse seu título, recebe, e outros objestos 
'que você usou, caso não declare todos, vai dar um erro com o nome do 
'objeto e dizendo que você não o declarou
sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")
sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )
svalordocampo = RecSet("texto")  'aqui é o campo do banco de dados onde está a noticia
Dim oFCKeditor
Set oFCKeditor = New FCKeditor
oFCKeditor.BasePath	 = sBasePath
oFCKeditor.Value		= svalordocampo
oFCKeditor.Create " texto " ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea
%>

Deve ser mais ou menos por aê..

 

Sucesso!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Cido!

na minha pág. para alterar esta dando um erro:

"

Erro de tempo de execução do Microsoft VBScript (0x800A01F4)

Variável não definida: 'Cnn'

"

é justamente na conexao com o banco...

 

Set Cnn = CreateObject("ADODB.Connection")

Cnn.Open "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=caminho... noticias.mdb;"

SQL = "SELECT * FROM Noticias WHERE id=" & Request.QueryString("id") & ""

set Rs = Cnn.Execute(SQL)

 

o estou fazendo de errado? fiz todos os passos indicado por ti

 

Grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/blush.gif o resgate consegui fazer... mas quando edito e envio apaga tudo!

Olá Noslide,

 

Verifica se na página onde você processa o frmulário de alteração tá com os nomes decampos em ordens, esses formulários que postei aê, funcionam corretamente sem nenhum problema.

 

Outro problema, verifica se o seu <form> não está fechado antes do botão enviar, as vezes ao copiar e colar de um formulário, ele fecha e abre novamente antes do botão enviar, aê o botão faz o envio de nada para o servidor.

 

Quando a primeira duvida da áriavel não definida, faça assim:

 

CODE
<%

Dim sBasePath, valordocampo, recset, cnn ' aqui você acrescenta aCNN

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

svalordocampo = RecSet("Noticia") 'aqui é o campo do banco de dados onde está a noticia

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath = sBasePath

oFCKeditor.Value = svalordocampo

oFCKeditor.Create " noticia " ' aqui vai o mesmo nome do seu textarea

%>

Desculpa a demora, é que meu tempo está cada da mais escasso.

 

Soli Deo Gloria

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, li o tópico do cido (este) sobre o fckeditor e achei muito bom, inclusive estou tentando utliza-lo.

 

estou com o seguinte problema:

 

ao clicar no botao de imagem, e logo apos em informacoes da figura ao clicar no botao "localizar no servidor", ele abre a pagina para localizar, porem antes do fim de carregar ele mostra me um erro:

 

http://www.oxilaser.com.br/erro.jpg

 

 

Se puder me ajudar, sou novato em utlizar este componente.

 

o link para acesso é: http://www.oxilaser.com.br/noticia/inserir.asp

 

a minha estrutura de pastas esta assim, na raiz do site eu tenho uma pasta chamada noticia, dentro dela eu tenho os arquivos e pastas do fckeditor, o arquivo inserir.asp e pastas que eu criei (funcoes, Connections) para o cadastro de noticias.

 

a pasta de imagens (imgs) tambem esta dentro de noticias.

 

se puder me ajudarem fico grato,

 

 

Fabio Mazzi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Seu erro está exatamente aqui:

FCKeditor/editor/filemanager/browser/default/connectors/asp/config.asp

Ache onde citei esta parte no primeiro post do tópico e acharás o erro.

Ah, esse erro de caminho é simples de resolver, analize bem a "arvore" de seus diretórios para declara-lo nos conectores do FCK editor. É importante manter os diretórios do EDITOR com seus nomes originais, pois mudando-as, você precisa mudar os caminhos em casa conector, tanto de upload quanto de exibição dos arquivos.

 

Mais dúvidas, poste

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera, estou de volta,

 

Nos meus passeios pela internet notei que muita gente enfrenta diversos problemas com o FCKeditor, não vendo esse produto, nem sou vendedor, como usuário dele em 100% dos meus sistemas que requerem um editor de texto, vou apontar aqui as possíveis soluções para alguns desses erros.

 

Primeiramente vamos baixar o FCKeditor, vou colocar o link aqui, pois talvez você ainda não o tenha ou use uma versão antiga, aproveite para atualizar, FCKEditor 2.4.2

 

Dentro do diretório FCKeditor/_samples/asp/ existem vários exemplos, eu sempre ultilizo o sample04.asp.

 

Deste arquivo copie:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%@ CodePage=65001 Language="VBScript"%>

<% Option Explicit %>

<!-- #INCLUDE file="fckeditor.asp" --></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

e cole no início de sua página de inserção e auteração de dados, no local onde está seu textarea, cole a outra parte do código

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%Dim sBasePath

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath = sBasePath

If Request.QueryString("Skin") <> "" Then

oFCKeditor.Config("SkinPath") = sBasePath + "editor/skins/" & Server.HTMLEncode( Request.QueryString("Skin") ) + "/"

End If

oFCKeditor.Value = " "

oFCKeditor.Create "FCKeditor1"

%></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

* Note-se que apaguei todos os comentários

 

Atenção! A página de inserção e alteração de dados deve estar na pasta raiz do FCKeditor, no meu caso eu uso o diretório config.

 

Acentuação

Um dos grandes problemas do FCKeditor, tenho notado em muitos fóruns é o quesito acentução, claro, isso é óbvio que aconteceria, o Editor em questão não é made in brazil, por isso sua linguagem está em outro idioma.

 

No inicio das páginas de alteração e inserção de dados no bd, faça as seguintes mudanças

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%@ codepage="65001" language="VBScript" %></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

você altera para:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%@ codepage="1252" language="VBScript" %></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

Adeus fantasma da acentuação

 

Localizar os arquivos no servidor

 

Agora é a vez de localizarmos os arquivos no servidor, para não dar erros, localize:

FCKeditor/editor/filemanager/browser/default/connectors/asp/config.asp

Faça as mudanças:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp">Dim ConfigIsEnabled

ConfigIsEnabled =true ‘aqui estará false, muda para true</div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp">Dim ConfigUserFilesPath

ConfigUserFilesPath = "/fotos/" ‘ aqui coloca em qual diretório ele deve buscar os arquivos

</div><!--asp2--></div><!--asp3-->

Fazer o upload dos arquivos

 

Se queremos fazer o upload dos arquivos, evite os erros, ache o arquivo:

FCKeditor/editor/filemanager/upload/asp/config.asp

Faça as seguintes mudanças:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp">Dim ConfigIsEnabled

ConfigIsEnabled = true] ‘ aqui estava false, você muda para true</div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

Nesse trecho:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp">Dim ConfigUserFilesPath

ConfigUserFilesPath = "/fotos/" ‘ aqui você mostra o diretório onde serão upados os arquivos</div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

No meu caso eu usei o diretório fotos, verifique sempre se o diretório que você está setando em seus arquivos config.asp está criado, preferencialmente que seja um diretório no diretório raiz do site. É interessante você setar ou solicitar ao seu servidor de hospedagem que sete as permissões de escrita no diretório indicado.

 

Sempre que for mudar o diretório, use a / no final, tipo /fotos/, /banco/, não esqueça a barra no final pois ela será necessária na função de FSO do FCKeditor para ciriar subdiretórios, como é o caso de image, flash e outros, pois para cada extensão de arquivo, o fckeditor usa um subdiretório.

O "..", conhecido como parent path não está disponível na grande maioria dos hospedeiros, isso se deve por resolução da Microsoft que o desabilitou por padrão na versão 6 do IIS. Então não use ../../../fotos/!

O Server.MapPath sempre aponta para a raiz de seu site, ou seja, se estiver na pasta "/includes/libs/" e quiser apontar para o arquivo "/db/meu.mdb" , use Server.MapPath("/db/meu.mdb");

 

Largura e altura do Textarea

 

Agora vamos para o arquivo FCKeditor/ FCKeditor.asp

Encontre o trecho:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp">Private Sub Class_Initialize()

sBasePath = "/config/"

sWidth = "465"

sHeight = "350"

sToolbarSet = "Default"

sValue = ""</div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

Nas linhas

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp">sWidth = "465"

sHeight = "350"</div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

Acima estão as medidas que usei, no arquivo original está 100%, mas você pode mudar para a largura ou altura que quiser, se for em pixels, não é necessário usar o px, use apenas os números.

 

Diretório base para funcionar legal

 

Na linha do arquivo /FCKeditor.asp:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp">sBasePath = "/config/"</div><!--asp2--></div><!--asp3-->

Eu mudei para config, o seu pode estar como /FCKeditor/, aqui é necessário você mudar para o nome do diretório onde estão os arquivos, para não acontecer os erros de xlm que geralmente acontecem.

 

Alterar os dados do bd com o FCKeditor

 

Veja, na hora de alterar os dados do bd com o FCKeditor surge outro problema então, como recuperar os dados do campo dentro do textarea?

 

Faça da seguinte forma:

Na página de alterar dados, altere:

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%

Dim sBasePath,

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath = sBasePath

oFCKeditor.Value = " "

oFCKeditor.Create "campo"

%></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

Por:

 

<!--asp--><div class='highlight_syntax_top'>ASP</div><div class='highlight_syntax_main'><!--asp1--><div class="asp"><%

Dim sBasePath, svalordocampo

sBasePath = Request.ServerVariables("PATH_INFO")

sBasePath = Left( sBasePath, InStrRev( sBasePath, "/_samples" ) )

svalordocampo = RecSet("Noticia")

Dim oFCKeditor

Set oFCKeditor = New FCKeditor

oFCKeditor.BasePath = sBasePath

oFCKeditor.Value = svalordocampo

oFCKeditor.Create " campo "

%></div><!--asp2--></div><!--asp3-->

 

Não tem erro.... morreu a nota.

 

Acho que esses erros são os mais apresentados, se surgir outros, poste aê que estudaremos juntos.

 

Grande abraço,

 

Cido Silva

Desenvolvimento de softwares, sites e aplicações para web

Ótimo tutorial! Consegui achar o que queria, mas no php...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá galera..

estou tendo um problemão q já tentei de todas as formas, mas infelismente não

consegui arrumar.

 

O meu script só dá esse erro:

 

'' Microsoft VBScript compilation error '800a03ea'

 

Syntax error

 

/web/admin/fckeditor/fckeditor.asp, line 27

 

Class FCKeditor

^ ''

 

porquê?

 

tá tudo certinho!

 

se alguem puder, me ajude.

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Dia!!

 

Silva, gostaria de lhe pedir ajuda em uma dúvida minha sobre fckeditor, embora você ja tenha abordado este seu assunto há um bom tempo, ele ainda continua sendo o mais claro sobre o assunto.

 

Bom..., no meu caso acontece o seguinte, tenho um editor de noticias, onde coloco Titulo, Autor, Tema, e tals...

depois tenho o corpo da noticia.

 

qdo preencho todos esses dados e salvo, ele salva corretamente no Banco, porém se eu coloco uma imagem, ele perde a acentuação, e ç e qq caracter especial. Li todo estas informações tuas e percebi que meu código esta igual, porém encontro esse problema..

 

A solução ta sendo assim, eu coloco a imagem, fecho o publicador, abro novamente e altero o Titulo, Tema, Autor, e ai funciona.

 

Vale lembrar que apenas os campos Titulo, Autor, Tema, perdem os caracteres, o corpo da mensagem onde é inserida a imagem continua correto.

 

Desde ja agradeço a ajuda.

 

Abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.