Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

natiii

Firebird x Delphi

Recommended Posts

Olá amigos!

Estou pesquisando sobre o firebird, pois vou tentar usá-lo, mas minha dificuldade é encontrar um driver ODBC para Firebird..

Alguém sabe qual eu posso usar?

[]'s

Natiii

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa... eu keria saber tb a trabalhar com delphi + firebird!

alguem sabe aonde baixa o firebird? e aonde tem boas apostilas ensinando a integração dos 2?

(não sei se pode fazer pergunta detro assim de uma outra...) qq coisa me desculpa ai e deleta a msg!

abraços a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

pq odbc firebird e nativo no delphi num eh ?

Não é nativo não. O Delphi possui a biblioteca IBX (Paleta Interbase) que funciona para acessar o Firebird.

Como o Firebird é baseado no projeto do Interbase 6 os componentes funcionam, mas a tendência é que os

bancos fiquem cada vez mais diferentes. Ou seja, um dia os componentes da IBX não funcionarão mais para

acessar Firebird. Até o momento posso afirmar que funciona 100% com Firebird 1.0, 1.5 e 2.0.1. Ainda não

fiz nenhum teste com 2.1.

Acho que a maior vantagem em se usar a IBX é que a curva de aprendizado é menor. São componentes mais

fáceis de serem utilizados. Mas existem vários componentes para acesso ao firebird: IBO, DBExpress, FIB, entre outros.

O Download do firebird pode ser feito no site a seguir:

http://www.ibphoenix.com/main.nfs?page=ibp_download

Quanto a aprender a utilizar Firebird no Delphi, bem, estou pensando em postar uns artigos criados por mim explicando o passo a passo.

Agora... voltando a pergunta inicial do post: natiii, porque você está procurando um driver ODBC? Já sabe quais componentes de acesso vai utilizar? Porque acho que não vai precisar acessar via ODBC não... Se quiser tirar mais dúvidas, volte a postar aqui.

t+!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.