Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eva Morrissey

Linux num Notebook - O que fazer?

Recommended Posts

Bem, antes de mais nada, gostaria de dizer que eu nunca usei outro sistema operacional além do Windows.

Mas tô super afim de testar o Linux no meu Notebook velho que tenho, e que é usado apenas para dar uma xeretada na internet, usar MSN, ver e-mails e usar o Word quando estou fora de casa.

Milagrosamente, o notebook está rodando bem com o Windows XP, mas não aguento mais o confliyo do Win XP com a placa de som do notebbok (e eu não vivo sem ouvir música, ainda mais fazendo trabalhos da facul na biblioteca, com os fones de ouvido), e a própria IBM avisa que o Win XP dá mesmo conflito com a placa de som desse note.

Tá, é um IBM Thinkpad 600, com 64 de ram, 4 gigas de HD e apenas o driver de cd. Não tem floopy, e acho que nem penso em comprar um agora.

De besta, esses dias, tentei instalar o Ubuntu, o Kubuntu e não consegui. Depois é que foi ver que eles exigem muita ram e tal, mas nem sei se for por isso que não instalou. Acabei instalando o XP e tudo o mais, mas estou mesmo cansada.

Provavelmente vou continuar usando o Windows por causa do Flash e afins no meu pc, mas se eu aprender a mexer bonitinho no Linux, particiono o HD e fico com os dois.

Bem, sem mais enrolações, qual versão de Linux eu instalo? Por favor, dêem aquela forcinha, eu não entendo termos muito específicos desse sistema operacional e tal, então fiquei meio perdida lendo tópicos antigos de ajuda.

Ah sim, eu li por ai que o Linux tem "modo texto", que me parece ser mais leve. O que é esse modo? É parecido com o DOS ou algo assim? Independente do "tal modo texto" ou do "modo gráfico", os dois funcionam, na prática, da mesma forma, ou há diferença?

Vou ver se caço por ai material sobre o so, mas eu realmente nem faço idéia de por onde começar.

Agradeço desde já ^_~

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estarei fazendo um teste com o Ubuntu e o Xubuntu em maquinas virtuais com configurações equivalente a esta sua.

Quanto aos modos texto e gráfico é justamente isto que você disse, seria uma interface em linha de comandos, equivalente ao DOS. Quanto as disferenças, é possível fazer muitas coisas em modo texto, tipo: ouvir música, redigir textos, navegar na internet, entre outros. mas para outras coisas, apenas em modo gráfico, tipo: visualizar fotos, assistir filmes, etc ...

Compartilhar este post

Link para o post

Estarei fazendo um teste com o Ubuntu e o Xubuntu em maquinas virtuais com configurações equivalente a esta sua.

Quanto aos modos texto e gráfico é justamente isto que você disse, seria uma interface em linha de comandos, equivalente ao DOS. Quanto as disferenças, é possível fazer muitas coisas em modo texto, tipo: ouvir música, redigir textos, navegar na internet, entre outros. mas para outras coisas, apenas em modo gráfico, tipo: visualizar fotos, assistir filmes, etc ...

Esqueci de dizer que o processador é um Pentium II MMX, sorry >.<

Cara, que bizarro. Toda vez que ligo o note, se quiser som, tenho que desinstalar o driver da placa de som e instalá-lo novamente o.O

Compartilhar este post

Link para o post

Eva...

Realizei testes com 2 instalações do Ubuntu:

- Ubuntu 7.10 alternate - faz a instalação em modo texto.

- Xubuntu 7.10 - instalação em modo grágico.

Em ambos os casos, dada as limitações técnicas, a instalação foi demorada.

Caso queira realmente fazer uso desses sistemas, após a instalação, seja o Ubuntu ou o Xubuntu, utilize o Opera como seu navegador padrão, este, por sua vez, é bem mais leve que o Firefox.

Compartilhar este post

Link para o post

Eva...

Realizei testes com 2 instalações do Ubuntu:

- Ubuntu 7.10 alternate - faz a instalação em modo texto.

- Xubuntu 7.10 - instalação em modo grágico.

Em ambos os casos, dada as limitações técnicas, a instalação foi demorada.

Caso queira realmente fazer uso desses sistemas, após a instalação, seja o Ubuntu ou o Xubuntu, utilize o Opera como seu navegador padrão, este, por sua vez, é bem mais leve que o Firefox.

Você é um dos meus heróis ^_^

Vou comprar mídia pra pegar o iso do Ubuntu. Quanto à instalação, sem problemas, afinal, eu instalei o Windows XP nessa máquina, aquilo sim demorou (um dia inteiro o.o).

Enquanto isso, vou caçando material pra entender mais sobre o so.

Beijos, e valeu mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, só mais uma coisa... estou baixando a alternate aqui. Estou tão ansiosa que vou fazer isso agora mesmo, acabei de achar uma mídia virgem voando pelo meu quarto xD

É difícil instalar? Encontro um manual sobre isso em algum lugar?

E os principais comandos?

Vocês vão me bater se eu ficar fazendo pergunta de iniciante por aqui? rs

Beijos!

Compartilhar este post

Link para o post

Ops...

instalei o Ubuntu, e levou um tempão. Quando iniciou, ele iniciou no modo gráfico.

Levou uma era inteira pra carregar, e quando carregou, surgiu o seguinte erro:

The panel encountered a problem while loading "AOFIID:GNOME_MixerApplet". Do you want to delete the applet from your configuration?

Só que,m além de mexer o mouse, não fdaz mais nada. Não clica em nada, não se comunica comigo nem coisa alguma. Estou sem a menor idéia do que fazer, que erro é esse, ou onde foi que eu errei.

Alguma luz, please? >.<

Compartilhar este post

Link para o post

Sua interface gráfica não foi carregada completamente. Por conta disto não apareceram os paineis. :(

Durante o questionamento do erro, você respondeu algo? Ele pergunta se você quer apagar um Applet do painel. Este painel seria mais ou menos como é a barra de tarefas do Windows, pelo nome do Applet, esta relacionado ao controle de volumes, tê-lo ou não no painel não vai impedir que você faça o controle do volume por outros meios.

O fato de não ter aparecido o painel pode estar relacionado com este problema, mas não tenho certeza absoluta sobre isto. Você possui internet neste computador? Qual o tipo de conexão?

De qualquer forma, o mais recomendado realmente seria o Xubuntu, que é uma distribuição mais leve por padrão.

Pode fazer suas perguntas sem problemas... caso tenha algum problema mais imediato, procure ajuda neste tópico:

- Como iniciar seus estudos em GNU/Linux - http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=202797

- Guia para usuários Ubuntu - http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=254148

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ele está ligado na rede aqui de casa, de internet a cabo.

Sério, o Ubuntu tá extremamente lento aqui em casa. Baixei e gravei um cd co Xubuntu, mas ele simplesmente não quer bootar pelo cd de instalação.

O que eu faço?

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, o único cd que boota no note é o Ubuntu.

Tentei o Kubuntu e o Xubuntu, diz que não dá pra bootar pelo cd, pra usar o CD 2 ou fazer update de BIOS.

O que faço?

Compartilhar este post

Link para o post

Como ultima tentativa de instalar alguma versão de Ubuntu... tente o Xubuntu alternate.

http://cdimages.ubuntu.com/xubuntu/release...ernate-i386.iso

Se mesmo assim continuar a ter problemas... existem distribuições mais leves, tipo:

Vector - http://www.vectorlinux.com/

Neo Dizinha - http://neodizinha.codigolivre.org.br/

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu, particularmente, te recomendo alguma distribuição dita KISS(Keep it simple, stupid) para este pc. Elas são mais difíceis e relativamente mais trabalhosas para se configurar, mas em compensação, têm um desempenho muito superior.

Em ordem de preferência, eu te recomendaria Arch e Slackware. O problema, é que o arch só funciona em máquinas i686, ou seja, (em Intel)Pentium 2 e (em AMD)Duron em diante. Em compensação, nas máquinas que o suportam, ele costuma obter um desempenho muito superior ao Slackware.

Outra coisa que tu pode tentar é utilizar uma distro orientada para computadores antigos, como o DamnSmallLinux, o Puppy Linux, o Vector Linux. Nestes, vai ser comum encontrar programas mais desatualizados e "feios" visualmente, mas em compensação, eles são extremamente leves.

Sobre o modo texto, ele é extremamente funcional, principalmente para quem tem máquinas antigas(apesar de eu utilizá-lo muito aqui, mesmo minha máquina sendo atual, por ser mais produtivo e mais prático). Entre alguns dos programas modo texto que eu posso te recomendar, são o moc(player de música, facílimo de se utilizar e usa apenas 2mb de ram), o finch(vem no pacote do pidgin, é um msn/gtalk em modo texto), o irssi(cliente irc, fica MUITO bom depois de colocar boas extensões), entre vários outros.

Já, para o ambiente gráfico, te recomendo se livrar de interfaces pesadas como GNOME/KDE/XFCE e adotar uma mais leve, como o Icewm. O Xorg(nome do servidor para ambiente gráfico) é extremamente modular, e pode ser configurado para utilizar o mínimo de memória possível, desabilitando opções não essenciais dele.

Para terminar o tópico, eu te recomendo a leitura desse artigo, que fala sobre o uso do KDE em uma máquina ainda mais antiga que a tua:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/us...cros-32-mb-ram/

E bom, se divirta no linux ;]

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.