Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lpagotti

Atualizações Dinâmicas x Programadas

Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria de saber se alguém fez algum sistema de notícias?Na verdade estava querendo saber como funciona esse esquema, como são feitas as atualizações? Por exemplo, eu tenho várias notícias no ar, em vários pontos do site. Ao atualizar as notícias, simplesmente irei repor uma notícia por outra? Essa reposição seria programada, tipo marco um determinado periodo de tempo para que isso aconteça periodicamente? Gostaria que se alguém tivesse feito algum sistema desse pudesse me dar algumas dicas.Muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou desenvolvendo um site para um jornal aqui da minha cidade.O conceito utilizado é o seguinte, no meu caso:

1- Tipos de Notícias   Normal - Que é a notícia que fica dentro dos cadernos (seções)   Manchete - Que é a notícia que aparece com foto na página principal   Clipping - Que é a notícia rápida (nota jornalística de um fato acontecido)2- Usuários    Administrador - Gerencia o layout e banco de dados do sistema    Diretor - Responsável pela aprovação das notícias e escolha do tipo de notícia a ser exibida no site.    Jornalista - Responsável por redigir a notícia, associá-la a um caderno (seção) e fazer ou não a inserção/escolha da foto.    Fotógrafo - Responsável pelo envio de fotografias para o banco de dados do sistema (possui um sistema de estocagem, busca e visualização de fotos - photostock)    Assinante - Possui conteúdo diferenciado no site.3- Lógica de funcionamento        Na redação, o jornalista loga-se no site, redige sua notícia e a associa a um caderno (seção).        O fotógrafo loga-se no site e insere (upload) as fotos tiradas no banco de fotos online (photostock), redigindo uma legenda para as mesmas.        O jornalista escolhe fotos no banco de fotos online (photostock) para ilustrar sua notícia.        A notícia fica pendente para autorização de publicação pelo Diretor.        O Diretor aprova, manda para revisão ou reprova a notícia, associando-a se aprovada para um dos 3 tipos de notícias definidos.        Ao associar a notícia, ele está escolhendo onde no site a notícia será veiculada.

Bom é assim que estou desenvolvendo dada a necessidade do cliente.Não sei se te ajudou a organizar o raciocíno?Acredito que você deva considerar se o seu site vai ter Notícias e/ou Artigos.Notícias geralmente são rotativas e Artigos geralmente são fixos.Quanto a atualização ela pode ser automática e programada, ou moderada como no meu caso, onde um ser humano autoriza e associa sua publicação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, ajudou muito. Mas fiquei curioso, você disse que o fotografo insere a foto em uma album photoStock, como é isso, ou melhor o que é, pois nunca ouvi falar. Se puder explicar essa parte, agradeço..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, ajudou muito. Mas fiquei curioso, você disse que o fotografo insere a foto em uma album photoStock, como é isso, ou melhor o que é, pois nunca ouvi falar. Se puder explicar essa parte, agradeço..

É um banco de imagens via web.Armazenado dentro do mysql com todas as fotos de propriedade do jornal.Existe um módulo de visualização (thumbail), um de busca por legenda e um de inserção de imagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e pago este photoStock . e na onde eu baixo ele. e que tambem estou desenvolvendo um sistema de noticia mais simples e a minha grande dificuldade e as fotografias.OBRIGADO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e pago este photoStock . e na onde eu baixo ele. e que tambem estou desenvolvendo um sistema de noticia mais simples e a minha grande dificuldade e as fotografias.OBRIGADO.

não tenho conhecimento da existência disso.eu estou desenvolvendo o meu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, já que você tem mais experiência nisso, gostaria de saber, pelo que eu entendi você guarda as fotos no banco mesmo???Você define os padrões para o usuário inserir a foto, como tamanho, resolução? Pois se o usuário for inserir uma foto que ele tirou diretamente, essa foto pode ser muito pesada e com um tamanho desproporcional. Vi alguns artigos que falam sobre redimencionamento de fotos, porém se tivermos uma foto com o tamanho 1024xalguma coisa(ou seja uma foto grande em termos de dimensão e tamanho(150Kb por exemplo)), ao redimencionarmos essa foto ela se adequará ao nosso layout, mas e o tamanho? Ainda ficará pesada demais para ser inserida na WEB.Enfim, você que esta desenvolvendo esse sistema, como você vê esse lado das fotos?Agradeço a paciência....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem coisas que a informática sozinha não resolve!

 

No meu caso em particular, as fotos são colocadas em alta resolução (800x600) ou (1024x768) não mais que isso.

No sistema é armazenada as informações referentes a foto, como tamanho em pixel, tamanho em kb, etc.

 

Até pensei em fazer um sistema de redimensionamento, mas nunca iria atender as necessidades plenamente. Por isso deixo a critério do usuário final (fotógrafo).

 

No caso específico do uso no jornal (meu cliente), as fotos já são tratadas para internet.

No caso da estocagem (em alta resolução), nesse caso a foto é enviada em alta resolução para o site, caso mais tarde haja a necessidade de usá-la para uma notícia na internet, é baixada, redimensionada em um programa gráfico e depois repostada com a legenda (recebendo um novo código).

 

Observação:

No caso consta em contrato, que a condição de utilização do sistema é o cliente possuir conexão ADSL de no mínimo 256kb. Isso é necessário porque todo o processo de administração do jornal, está sendo transferido para internet: gerenciamento de assinaturas, sistema de gerenciamento de impressão e pagamento de boletos (assinantes), sistema de rastreamento do envio de exemplares aos assinantes/bancas, sistema de administração de redação (notícias), sistema de gerenciamento de banco de imagens (photostock), sistema de gerenciamento de classificados (anúncios), sistema de gerenciamento de publicidade (publicidade impressa), sistema de gerenciamento de banners, sistema de pagamento de funcionários (folha de pagamento), sistema de controle de contas (contas a pagar e a receber).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Daniel, mais uma pergunta. Suponha que temos em uma determinada seção, 3 manchetes que quando clicadas levarão as respectivas noticias.Quanto o Diretor (no seu caso) decidir colocar outra 2 manchetes mais atuais, o que você faz com as 3 que estavam lá? Tipo tenho uma manchete com uma foto grande, outra com uma foto menor e varias chamadas menores. As noticias antigas são jogadas num hitórico?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tudo fica armazenado.em cada seção mostra 20 notícias (isso é configurável no sistema).notícias mais antiga são acessíveis pelo sistema de busca do site.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.