Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pantoja

[ENTREVISTA] Pantoja

Recommended Posts

Fabio Pantoja, carioca, é um amante da arte e entusiasta do mundo da computação em geral, iniciou sua faculdade no Rio de Janeiro em “gestão em ambiente internet”, porém na época não pôde continuar, pois teve que mudar de estado e hoje reside no Espírito Santo com sua família.

 

Trabalha, a mais de 5 anos como instrutor de informática, em um dos maiores centros de treinamento de tecnológica do estado: Data Control, ministrando os mais diversos cursos tais como: Pacote Office, Corel, Photoshop, Page Maker, AutoCAD, Lógica e pascal, Delphi, etc

 

Tem uma galeria de arte digital hospedada no deviantART com alguns trabalhos feitos nos mais diversos programas como: Photoshop, Corel Draw, Illustrator, Apophysis, Ultra Fractal, Poser, Vue, Terragen, etc.

 

Algumas de suas obras receberam destaque em galeria de outros usuários e até mesmo na página principal do deviantART o famoso “Dayli Deviation”.

 

Imagem Postada

“Dark Spider”

 

 

Imagem Postada

“Natural Selection”

 

 

Imagem Postada

“Mônica Bellucci”

 

 

Imagem Postada

“A Faca”

 

 

Imagem Postada

“Island”

 

 

Imagem Postada

“Clouds Revelation”

 

 

Imagem Postada

“Peace”

 

 

 

Divirtam-se!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

iMasters: : Pantoja, me desculpe a pergunta indiscreta, mas de onde vem esse seu apelido, no mínimo “diferente”, que usa no fórum iMasters?

Pantoja: Esse “nick” é oriundo de minha família que é de origem espanhola. A Família Pantoja é muito grande no mundo todo.

Apesar de ser um artista muito novo, consegui fazer meu nome circular pela internet. Hoje, ao digitar o nome de minha família: “pantoja”, no mecanismo de busca do google retornará minha galeria de arte do deviantART, blog, perfil do iMasters etc. Isso é algo muito gratificante poder fazer parte e deixar o nome marcado na internet brasileira e mundial.

Caso alguém tente realizar essa busca no google encontrará também uma cantora muito famosa da Espanha como outros “membros da Família Pantoja”.

Para terminar uma outra curiosidade é que no filme “Tropa de Elite” também tem um personagem cujo nome é pantoja.

 

 

 

 

iMasters: : Como, quando e onde tudo começou? Você já nasceu sabendo fazer arte?

Pantoja: Infelizmente não comecei cedo, mas acredito que tudo tem sua hora para acontecer, a arte só veio bem depois da minha paixão inicial, o computador. É uma longa história, mas se vocês estiverem dispostos a saber eu contarei.

Iniciei na informática na escola quando tinha meus 14 para 15 anos aproximadamente. O diretor da escola fez uma coisa inovadora para a época, criou um laboratório de informática na escola para aprendermos computação.

Só para vocês terem uma idéia era um laboratório que todas as maquinas tinham o DOS (Disk Operational System) da Microsoft. Na época eu achei o máximo acho que era o único da classe que achava(risos) e o tempo foi passando e fui aprendendo os comandos básicos de DOS: MD, RD, ATTRIB, DIR e seus parâmetros, MEM entre outros.

Cada dia que passava eu ficava mais encantado com a estrutura do computador e assim iniciou minha paixão pela “maquina”. Ai vocês estão se perguntando o que isso tem haver com a Arte: Tudo!

A arte nasceu dessa paixão do computador com o encanto por um programa gráfico chamado Photoshop, dessa mistura eu quando menos esperava já tava totalmente envolvido pela arte digital e quem entra nesse mundo descobre que é um caminho sem volta.

 

 

 

 

iMasters: : O que você entende por dom artístico, ele realmente existe?

Pantoja: Esse assunto é um pouco polêmico, pois muitos acham que Dom não existe e outros acreditam que sim. O que penso é que existe dom sim, porém não dom artístico. “Gift” em inglês que quer dizer “presente” é verdadeiramente um presente mesmo, mas o presente que recebemos não é relacionado à arte propriamente dito. O Dom que recebemos são basicamente dois, em nossa formação dentro da barriga de nossas mães um é o dom da beleza e o outro da inteligência. Acredito que desses dois tipos de “dom” nascem todos os outros. Lembrando que inteligência tem vários tipos, a emocional, a inteligência lógica e “inteligência fotográfica” etc. Quando digo inteligência me refiro todos os tipos, genericamente falando.

Acredito também que tanto um quanto o outro podem ser aperfeiçoados ao longo da vida do ser humano dependendo da força de vontade de cada um em faze-lo.

Conclusão o Dom artístico não existe, existe sim um treinamento árduo que sendo muito treinado dá para se atingir um grau de qualidade muito grande nos trabalhos realizados pelo artista.

 

 

 

 

iMasters: : Pantoja, sabemos que você usa em suas criações inúmeros programas inclusive uns não muito convencionais como o APOPHYSIS, POSER, VUE entre outros. Como consegue mexer em tanto programa assim ao mesmo tempo?

Pantoja: Fabio, há um explicação para isso, eu desde que me entendo por gente adorva ficar fuçando os programas. Comprava aqueles CDs nas bancas e escolhia os que vianham com mais programas. Tinha que vir com no mínimo uns 100 para eu ficar satisfeito e via um por um e adorava perder horas fuçando eles para ver o que faziam. Bem é claro que depois de uns 2 ou 3 CDs instalados eu precisava formatar a maquina, que não era tão ruim assim pois foi nessa época que comecei a entender como se fazia o processo.

Até hoje sou assim, não posso ver um programinha novo que vou lá ao site do fabricante e já pego mina versão de testes. O site da Adobe que o diga(risos) acho que já peguei todos os programas Trials de lá.

 

 

 

 

iMasters: : Você tem alguma arte que tem uma estima muito especial? Se sim, poderia mostra-la?

Pantoja: Olha Fabio, tenho duas muito especiais apesar de cada uma arte que faço ter sua história e um motivo para existir. A primeira que tenho muita estima é a “Experience” ela foi feita para o desafio 68 iMasters de Photoshop e foi a segunda vez que ganhava um desafio, foi motivo de muito alegria e orgulho. Ai vocês podem estar se perguntando por que a primeira não marcou tanto certo? Sim, mas na verdade eu havia ganhado dois consecutivos e essa segunda teve um gostinho muito mais especial que a primeira, mesmo porque eu gostei muito do resultado final apesar de muitos não gostarem tanto quanto eu. Quem estiver curioso para ver como eram as imagens “cruas” podem clicar aqui

Já a segunda que tenho muita estima é a “Dark Spider” . Fiz uma série chamada “Pantoja | Fractal Wallpapers” que tive um retorno absurdo de reconhecimento internacional e foi uma série que muitos gostaram. De 10 Wallpapers que fiz 6 foram destaque dentro do Deviantart sendo que o “DarkSpider” recebeu ao famoso “DD” ou Dayli Deviantion que é um dia como destaque na página principal do deviantART. Confesso que não esperava tantas honras dessa série de fractais, mas fiquei muito feliz e entusiasmado que lancei um megapack de wallpapers só de fractais. Lá fora os fractais são muito bem vistos, por essa eu não esperava. Agora vocês já conhecem meus dois xodós: “Experience” e “Dark Spider”

 

 

 

 

 

iMasters: : Como você vê o futuro do computador ?

Pantoja: O nosso famoso Computador Pessoal(PC) será muito poderoso em pouco tempo, em aproximadamente 10 anos, o meio de entrada de dados não mais será com mouse, tudo será com as pontas dos dedos, voltando aos monitores “touch Screen” que foram os precursores de tal tecnologia porém agora com muito mais precisão e múltiplos pontos de toque.

Os artistas, em especial, poderão usufruir muito mais de tal tenologia pois poderão pintar, modelar um objeto orgânico com todos os dedos ao mesmo tempo como se estive “tocando” o mesmo. Será um universo muito mais criativo e dinâmico!

A Microsoft já deu seu primeiro passo a frente e vejam o seu “Windows Surface” que já utilizam tal técnica.

Ou no site Oficial do Windows Surface.

Além disso, os processadores estará incrivelmente poderosos chagando até 80 núcleos que equivale 80 processadores em um. Não pensem que isso está tão longe pois hoje já está disponível o Phenom da AMD que está lançando um conjunto chamado “Spider” que usa chipset + Placa de Vídeo + Processador Phenom tudo em um único PC. É o top de linha da atualidade e ele é um Quad Core, traduzindo, possui 4 núcleos de processamento como se fosse quatro processadores em um único chip.

Bem acredito que 80 núcleos não está tão longe assim, tendo em vista que a intel, em laboratório, já o fez.

Em suma, toda essa tecnologia ajudará muito quem trabalha com artes gráficas e em especial quem necessita de um computador super veloz para renderizar imagens cada vez mais complexas em ambientes 3D.

 

 

 

 

iMasters: : Andei lendo no fórum iMasters que você criou vários recursos para o photoshop CS4. Isso será realmente efetivado na próxima versão do photoshop de verdade?

Pantoja: Hummm, boa pergunta. Não sei a certo o futuro dessas minhas idéias. Penso que podem ser implementadas no photoshop CS4 sim, mas primeiro preciso que os desenvolvedores saibam que as tive e que tenho muitas outras (no total até agora 30) idéias para serem implementadas em futuras versões do photoshop e depois a próxima etapa é eles realmente se interessarem e me contatarem.

São recursos que certamente ajudarão o photoshop a se manter no topo da lista de melhor software de edição de imagens do planeta.

 

 

 

 

iMasters: : Ainda sobre suas idéias do Photoshop CS4, o que o levou a criar todas elas, você planejou tudo ou veio ao acaso?

Pantoja: Nem um nem outro, foi mais por necessidade. Vou dar um exemplo: fiz uma arte chamada: “Monica Bellucci”, em homenagem a uma grande artista italiana que inclusive fez Matrix Revolutions (a mulher do Francês) e nessa arte em especial, senti duas grandes necessidades: A primeira de contar quantas layers eu havia criado e a segunda a de filtrar por camada vazia para saber se havia alguma camada vazia ou set vazio etc. em seguida elaborei com mais detalhes o que deveria ter. Então surgiu a idéia do filtro que pode ser vista mais em detalhes neste tópico.

 

 

 

iMasters: : Já que estamos falando de photoshop vamos nos aprofundar mais um pouquinho, como você acha que serão as próximas versões do programa, o que você imagina que a adobe está planejando?

Pantoja: O Photoshop será um ambiente integrado com o 3D, na verdade já é mas me refiro totalmente integrado com possibilidades inclusive de edição 3D de faces, aplicação de material e renderização. Será um software que englobara o poder da criação de um software 3D com a capacidade de arte finalizar do software 2D, integração perfeita.

Além dessa integração inevitável, o photoshop, como a maioria dos softwares, terá por tendência a usar “algoritmos inteligentes” que façam quase que o trabalho todo do artista/designer sozinho como por exemplo fusões automáticas de imagens, redimensionamento “non destructive” entre outras maravilhas do mundo moderno.

Fora que chegarão próximo do ideal de redimensionamento de imagem que hoje em dia perde muita qualidade ainda ao se tentar aumentar em 300% uma imagem.

 

 

 

 

iMasters: : O que o 2D tem haver com o 3D, e vice versa, em sua opnião?

Pantoja: Olha Fabio, são dois mundos muito próximos apesar de não parecer. O 3D dá a forma com profundidade aos objetos coisa que o 2D não faz. Será que não? Bem, o artista que domina o 2D acaba por conseqüência dominando o 3D também. É claro que não implica em dominar softwares 3D são coisas diferentes. Tem artistas que tem uma excepcional visão espacial, porém são péssimos em softwares 3D.

Acredito que o asrtista que nos próximos anos não conhecer o básico de softwares 3D estarão saindo do mercado por não estarem se atualizando. O futuro será dos softwares 3D. Mas acredito que os softwares 2D como o photoshop ainda serão muito usados, mesmo porque vocês lembram do que eu disse acima certo, o software 2D será integrado ao 3D.

 

 

 

 

iMasters: : Onde você encontra fonte de inspiração para criar suas artes?

Pantoja: A fonte de inspiração eu tiro de vários lugares. Mas normalmente as idéias fluem sem eu perceber e quando as vejo estão me implorando par ser materializadas. Tenho muitas idéias que sequer comecei a fazer algo relacionado. Às vezes fico meio triste por isso, pois quando realizo uma obra eu a imortalizo ao passo que ao não fazer ela se vai da mesma forma que veio em minha mente.

 

 

 

 

iMasters: : Como se pode começar a aprender photoshop e arte para ser um grande artista no futuro?

Pantoja: Olha, o inicio de qualquer coisa é muito difícil e doloroso, perdemos horas e horas a fio de nossas vidas para estudar um determinado programa ou determinada técnica ou até mesmo para aprimorá-las.

Fora que temos que abdicar outros setores de nossa vida como ficar com família, festas, sair com os amigos etc. tudo que mais gostamos para se dedicar a arte.

Não direi que é fácil, mas também não é algo impossível tendo em vista os grandes artistas brasileiros que temos. Tenho absoluta certeza que todos ralaram muito para chegar hoje onde estão e é extremamente gratificante isso, pois todos amam arte acima de tudo e ARTE não tem preço.

Então para se começar a aprender photoshop, como qualquer outro programa, o que sugiro é primeiro juntar muita, mas muita paciência mesmo. Você vai precisar dela. Em segundo lugar se você tiver um orientador será muito melhor, mas conheço muitas pessoas que estudaram por conta própria e são gênios na arte.

Bem, depois de ter essa primeira etapa em mente, agora é por a mão na massa. Você pode começar lendo uns tutoriais na internet para ir se familiarizando com a ferramenta (não necessariamente photoshop) e depois que pegar o jeito com o programa escolhido você terá que pegar conceitos de coisas como: composição, iluminação, cor, valor, e outras técnicas diversas que fazem o diferencial em um trabalho artístico.

Não espere milagre, pois não existe isso no mundo da arte. Existe trabalho, trabalho e mais trabalho.

 

 

 

iMasters: : Pantoja, você indica algum bom tutorial e livros de referência para aperfeiçoar os conhecimentos daqueles que gostariam de se desenvolver?

Pantoja: Olha, na internet realmente o que não falta são bons materiais de estudo, desde o básico ao avançado. Posso deixar aqui registrado o que mais gosto e os que mais aprendi para aqueles que estão buscando crescer mais e mais no mundo do conhecimento.

 

 

 

 

Indicarei Alguns links abaixo para estudo:

 

Exercício para controle de linha

 

 

Para quem gosta de coisas dark

Dark Book of photoshop (livro negro do Photoshop)

 

Técnica do Hassunomo de photomanip

 

 

Impacto de planetas

 

 

Criação de cabelo(gaia_Tata)

 

 

 

Tutorial Excelente de Illustrator(Cris Vector)

 

 

Avançados

Mesclagem de Fotos(muito bom)

 

Pintura de Pele(Excelente)

 

 

Lápis de Cor

 

Retrato

 

 

 

Airship(navio)

 

 

Criação do mascote do DA no photoshop

 

 

 

PSDs

Ícones(aqua)

1

 

2

 

 

Técnica de tratamento de photo

 

 

 

Quem quiser estou deixando também o link de meus recursos dentro da minha galeria no deviantaART. São vários vídeos e PSDs para estudo inteiramente gratuitos. Só baixar, abrir os PSDs no seu photoshop e ver camada por camada como eu trabalho. Espero que ajude em algo.

 

Agora com relação a livros eu indico de duas séries: “Dummies” e “Guia Autorizado” A série dummies é boa para users inexperientes ou que estão começando do zero em algum programa e a série guia autorizado serve tanto para iniciantes como para usuários avançados pois é em geral muito completa.

E claro, de uma atenção especial ao “help” do programa, muitos usuários costumam menospreza-lo pensando: ”Ahh... isso é só uma ajudinha básica e nem deve ajudar muito na minha dúvida!” Olha, no “help” do programa você encontrará de tudo e mais um pouco. Hoje em dia eu já faço ao contrário, primeiro olho no help se não encontro é que vou caçar na internet.

 

Para finalizar deixarei um link onde aprendi muito, na época só tinha tutorial de photoshop hoje você encontra até de 3D e Flash lá.

 

 

www.good-turorials.com (o melhor porem em inglês)

 

BONS ESTUDOS!

 

 

 

 

 

iMasters: : Pantoja, é verdade que você, alem de artista, também é programador? Quais linguagens de programação você sabe?

Pantoja: Primeiramente não me considero programador pois não atuo diretamente na área além de ministrar aulas de Lógica, Pascal e Delphi. A única linguagem que sei é o pascal e o IDE do Delphi que usa o pascal orientado a objetos.

Posso dizer que se eu não tivesse estudado muito programação não saberia a metade que sei de arte e photoshop.

Programação nos ajuda a abrir a mente, a entender melhor os programas que usamos no nosso dia a dia, tudo envolve o diacho da programação e quem sabe, mesmo que o básico, se dará melhor com os programas de computador. Deixo como uma ultima dica dessa entrevista que estudem programação, não que desejo que todos que leiam essa entrevista seja um exímio programador, mas ratifico que sabendo programar você saberá lidar melhor com os programas atuais e os que estão por vir no futuro.

 

 

 

 

 

 

iMasters: : (bate Bola)

Pantoja, resuma em uma palavra ou um único pensamento, os itens abaixo.

 

Vida – luta diária

 

Mulher bonita – Monica Anna Maria Bellucci

 

Esporte - Futebol

 

Morte – destino de todos

 

Presente – preparando meu futuro

 

Futuro - Tranquilidade

 

Segurança - falsa

 

Sistema – infelizmente não funciona

 

Lugar perfeito – qualquer lugar com a pessoa perfeita

 

Artista – Salvador Dali

 

Comida - Lazanha

 

Amigo – meu filho

 

 

 

 

 

iMasters: : Espaço iMasters reservado a Pantoja. Sinta-se a vontade para comentar sobre o que desejar. Talvez sobre algum ponto que nossa entrevista não abordou, mas que você gostaria de comentar, ou qualquer outra coisa. Pantoja, o espaço aqui é todo seu.

Pantoja: Apesar de já ter “falado” muito nessa entrevista gostaria de deixar aqui registrado algumas coisas. Primeiramente um OTIMO NATAL (um pouco atrasado mas a intenção continua) a todos e que em 2008 suas vidas sejam repletas de energias positivas e de muita saúde e paz.

Em segundo lugar gostaria de agradecer a você que teve paciência e leu toda “auto-entrevista” e que neste momento conhece um pouco mais do Pantoja

Espero também ter esclarecido, de alguma forma, algumas questões que por ventura, alguém possa ter tido com relação ao mundo da arte.

Então vou indo e se precisarem de algo basta pedir que sempre estarei a disposição de vocês.

 

Grande Abraço,

 

Fabio Pantoja

 

 

 

 

 

 

Agora quem quiser fazer alguma pergunta ao Pantoja sinta-se a vontade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caraca, essa foi uma surpresa mesmo! Ahuahauha

 

Muito boa a entrevista Pantoja!!! Gostei! Num sabia que você mexia com Delphi não, ehehhee

 

Abração! Um feliz natal (atrasado) e um ótimo ano novo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente achei a entrevista longa demais

 

Mas li toda e gostei bastante

 

Esclareceu muitas coisas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tinha te dito no Gtalk, Panta.. adorei a entrevista! Como já disserem, ajuda a esclarecer o caminho para aqueles que querem seguir um ramo da arte semelhante ao seu.

Tá de parabéns! Imagino a trabalheira que deu pra escrever e editar tudo isso!

 

Abraços e feliz ano novo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Maninho Otima entrevista!!!

 

abrçss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu muito obrigado a todos vocês, leitores e amigos.

 

 

 

Fiquem na paz em 2008 e que todos conquistem muito mais e mais neste ano que se inicia hoje.

 

 

 

Abraços,

 

Fabio Pantoja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha pantoja, eu me identifiquei em muitas parte de sua entrevista, principalmente quando você conta sua trajetória... Eu sou beeeem novo (15) e vejo que eu posso ter esperanças... Gostei muuuuito de tudo que li, tenho alguem que eu possa espelhar o/~

 

Sucesso! ;D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Parabéns pela entrevista, repleta de conteúdo muito relevante.

 

Admiro seus trabalhos e achei a "Spider" simplesmente fantástica.

 

Só não concordo com a questão do "dom artístico".

Creio que é necessário, além de muita dedicação e acesso a conhecimento, também MUITO talento e criatividade na hora da criação.

Diria mais: é preciso um olhar artístico para com o mundo que nos cerca, para que um dia alguém chegue a se tornar um grande artista.

Não é toda hora que vemos surgir um Picasso, um Matisse, ou mesmo um Warhol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Deixei essa escapar, ainda bem que vi hoje o tópico

 

Excelente a entrevista, aprendi bastante também. Acho que a sua história não é muito diferente da de muita gente aqui do I, e é muito bom a gente se identificar com isso...

 

Adorei a idéia, você está de parabéns!

 

^^'

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha pantoja, eu me identifiquei em muitas parte de sua entrevista, principalmente quando você conta sua trajetória... Eu sou beeeem novo (15) e vejo que eu posso ter esperanças... Gostei muuuuito de tudo que li, tenho alguem que eu possa espelhar o/~

 

Sucesso! ;D

Que bom Acqua, espero que você seja um grande homem mesmo na vida. torço por voce amigo!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Parabéns pela entrevista, repleta de conteúdo muito relevante.

 

Admiro seus trabalhos e achei a "Spider" simplesmente fantástica.

 

Só não concordo com a questão do "dom artístico".

Creio que é necessário, além de muita dedicação e acesso a conhecimento, também MUITO talento e criatividade na hora da criação.

Diria mais: é preciso um olhar artístico para com o mundo que nos cerca, para que um dia alguém chegue a se tornar um grande artista.

Não é toda hora que vemos surgir um Picasso, um Matisse, ou mesmo um Warhol.

mas veja minha teoria, esses genios receberam o DOM da inteligencia amigo. Poucos sao tao inteligentes como esses citados bem como Galileu, Eistein entre outros genios.

 

Abraços

 

Olá

 

Deixei essa escapar, ainda bem que vi hoje o tópico

 

Excelente a entrevista, aprendi bastante também. Acho que a sua história não é muito diferente da de muita gente aqui do I, e é muito bom a gente se identificar com isso...

 

Adorei a idéia, você está de parabéns!

 

^^'

 

Brigadin moça.

 

TE ADORO!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma pergunta: você jah fez um tutorial? qual? (não vídeo)

nao, nunca!

 

Porem tenho toda uma apostila que parece um tutorial que uso comercialmente em minhas aulas particulares. Parece muito com um tutorial pois foi feita no proprio PS explicando cada ferramenta para que serve e com um pequeno exemplo de sua utilização.

 

Por falar nisso preciso terminar uma parte que fala sobre os Ajustes, uns eu ja tenho pronto outros nao.

 

 

Abração Felix

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Pantoja,

 

Outra dúvida:Um dia no msn, você colocou na msg pessoal, sobre um cd, de PhotoShop, e ai, jah está pronto para ser distribuido? Jah começou a distribuir?

 

 

 

vlw

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Fiquei impressionado ao ver os seus conhecimentos e a forma de incentivar aos que tentar trilhar este maravilhoso mundo.

 

Um forte abraço,

Daniel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Fiquei impressionado ao ver os seus conhecimentos e a forma de incentivar aos que tentar trilhar este maravilhoso mundo.

 

Um forte abraço,

Daniel

Caro Daniel,

 

da mesma forma que somos ajudados no nosso dia a dia precisamos de maneira igual ajudar aos que necessitam. Sempre serei ajudado e sempre ajudarei, não há o que fazer contra nossa natureza.

 

Precisando só me procurar que no que eu puder ajudar o farei com prazer,

Abraços,

Pantoja

 

muito boa a entrevista, poh morei no rio e toh no ES agora, mas poxa, você da aula no datacontrol de onde? po quero ter aulas com o mestre...

 

flw abraço!

Pena que não moro mais no ES e por consewguinte nao trabalho na Data Control. Na verdade vim parar devolta aqui no RJ devido a não ter sido devidamente reconhecido pela empresa em que trabalhei e me dediquei 6 anos quase de minha vida. Lá evolui muito e eles não acompanharam tal evolução, tentei ajudá-los da melhor forma, inclusive dando ajuda em área que nao era minha. Dei várias soluções gestacionais inclusive. Várias de minhas ideias foram aprovadas por coordenadores, gerentes e até o Gestor da empresa ficou impressionado com elas(minhas ideias), mas sempre que chegava à diretoria eram esquecidas. Este foi o ponto crucial de eu ter deixado esta escola e ter vindo para o Rio onde hoje controlo toda parte de gestão e administrativa.

 

 

Bem, é isso pessoal, nos veremos muito aqui ainda.

 

^^

 

 

 

PS Desculpem a demora em responder, so agora percebi que haviam comentado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.