Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcellim

colocar janelas no vb em forma de lado a lado, cascata etc

Recommended Posts

gostaria de saber como eu faço pra programar no vb quando eu criei um menu cascata e lado a lado e gostaria que quando eu clicasse em cima de lado a lado as janelas fossem posicionadas lado a lado e o mesmo com o cascata

se tiver alguem que possa me ajudar ficarei agradecido...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde marcellim e Bem-Vindo ao Fórum

Bem, quanto a sua dúvida posso dizer que não conheço uma propriedade para deixar as janelas lado a lado ou em cascata automaticamente, mas entretanto é possível calcular isso logicamente.

Para as janelas em cascatas e simples, na propriedade StartUpPosition, se você disser que quer abrir o form em vbWIndowsDefult, eles abrirão em cascata automáticamente, o que você precisa fazer é guardar todos os forms abertos e depois ir reabrindo eles com a propriedade StartUpPosition = vbWindowsDefault.

Quanto as janelas lado a lado é necessário criar-se um padrão...se você for deixar as janelas lado a lado sem redimensioná-las vai ser um parto pra ficar calculando a área que a janela irá pegar do monitor e colocá-la na posição correta. Portanto é comum redimensionar todas as janelas de mesmo tamanho. (o windows 98 fazia isso).

Então fica mais simples. Primeiro estipule o tamanho padrão de resulução que irá usar. Depois calcule esta área, e divida em iguais partes para quantas janelas estiverem na tela. É meio complicado, mas é um dos jeitos, se alguém tiver uma função pronta para essa tarefa seria interessante postar ae.

Paulo Mendes.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.