Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal como tenho visto aqui no forum muitos andam se batendo, quanto a questão de classes, de orientação a objetos e em relação a POO(Programação Orientada a Objetos), entao resolvi criar esse mini-tuto aqui pra da uma ajuda a quem precisa.
Vou supor que já leram um topico que tem aqui sobre OO, ou seja já sabem conceitos basicos como classe, objeto entre outros...
Bom vamos lá...
1- Vamos abrir o flash NEW->ActionScript file(.as)
Vamos digitar o seguinte código:
package{ // Isso aqui indica o caminho do seu arquivo classe, se a classe e o "main" estiverem juntos nem precisa
public classe Pessoa{//Aqui digo que minha classe tem o escopo public ou seja publica e o nome pesso
/Aqui declaramos nossos atributos ou seja as propriedades, no exemplo pessoa tem idade, sexo etc.../
var nome:String;
var idade:uint;
var sexo:String;
public function pessoa(){ /* Aqui é nosso construtor, ou seja quando criar um objeto referente a classe pessoa
nome="Kisuke"; ele sera chamado e inicializara nossas variaveis.*/
idade=22;
sexo="M";
}
/*Aqui declaramos nossos metodos, ou seja funções, Eu já incluir os metodos get e set para adiantar logo, exemplo: os metodos get e set servem para recuperar valores e alterar valores respectivamente*/
public function getNome():String{ // Recuperando Nome
return nome;
}
public function getIdade():uint{//recuperando Idade
return idade;
}
public function getSexo():String{//Recuperando Sexo
return sexo;
}
public function setNome(NovoNome:String):void{//Alterando Nome
nome=NovoNome;
}
public function setIdade(NovaIdade:uint):void{ //Alterando Idade
idade=NovaIdade;
}
public function setSexo(NovoSexo:String):void{//Alterando Sexo
sexo=NovoSexo;
}Agora no seu arquivo fla normal, no frame 1 você digita:
/Vamos criar o objeto da nossa classe e testar nossa classe/
var pessoa1:pessoa = new pessoa();//Pronto ja criamos o objeto pessoa1
trace("O Nome da pessoa é: " + pessoa1.getNome()); //Vai sair Kisuke
pessoa1.setNome("Imasters"); //Aqui alteramos o nome para Imasters
trace("O novo nome é: "+ pessoa1.getNome()); // Vai sair Imasters
Pronto classe testada e funcionando, você pode testar os mesmos metodos com os outros atributos, vera que funcionara do mesmo modo.
ex:
pessoa1.setIdade(15);
trace("idade: "+ pessoa1.getIdade());Bom pessoal é so.
abs e espero que ajude alguem.
P.S estou reparando que esse forum anda muito parado pra o que já foi um dia, vamos colaborar todos ai para que isso aqui volte a ser como antes.
Carregando comentários...