Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Brasil e Venezuela apelam de decisão por padrão da Microsoft

Recommended Posts

Brasil e Venezuela apelam de decisão por padrão da Microsoft

 

BERLIM (Reuters) - Brasil e Venezuela estão em um grupo de quatro países que apelaram contra a adoção do formato de documentos Office Open XML (OOXML) da Microsoft como padrão internacional, disse a Organização Internacional de Padronização (ISO) nesta segunda-feira. A ISO disse em nota que os órgãos nacionais de padronização de Brasil, Índia, África do Sul e Venezuela apelaram contra o resultado de uma votação em março, depois de um controvertido processo de ratificação.

 

A organização não deu detalhes sobre o conteúdo das apelações. No momento da votação, várias partes se queixaram de que a discussão e o processo de votação foram confusos e apressados. Conseguir o selo final ISO de aprovação ajudaria a Microsoft a ganhar mais contratos do setor público, enquanto alguns órgãos governamentais se inquietam sobre o armazenamento de arquivos em um sistema proprietário.

 

A adoção do OOXML com um padrão ISO irá permanecer em espera até que as apelações sejam resolvidas, o que poderia levar vários meses, disse a ISO.

 

Os críticos dizem que o OOXML não é completamente traduzível para outros formatos de documentos, especialmente para o Open Document Format, de código aberto, que já é reconhecido como um padrão internacional.

 

O secretário geral da ISO e o secretário geral da Comissão Internacional Eletrotécnica estão considerando as apelações e irão submetê-las aos seus conselhos administrativos para que sejam feitas considerações até o final do mês.

 

Os conselhos irão, então, decidir se seguem adiante com os processos de apelações.

 

(Reportagem de Georgina Prodhan)

 

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/reuter...t3949u3868.jhtm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.