Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Usuários de redes P2P não serão punidos pela lei de crimes digitais

Recommended Posts

Usuários de redes P2P não serão punidos pela lei de crimes digitais

Redação do IDG Now!*

11-07-2008

* Com informações da Agência Senado.

 

Agência Senado publica documento explicando lei de crimes digitais, com comentários do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

 

A Agência Senado publicou na noite de quinta-feira (10/07) um documento que explica a lei de crimes digitais e traz esclarecimentos do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

 

O Plenário do Senado aprovou na quinta-feira a proposta substitutiva ao Projeto de Lei da Câmara 89/2003, que conceitua juridicamente crimes cometidos no universo da informática e estipula punições para eles.

 

No texto que explica o projeto, Mercadante nega que a lei punirá os usuários de redes peer-to-peer – perocupação que motivou abaixo assinado na web. “Havia dúvida se o crime seria cometido por quem troca arquivos ‘piratas’ (protegidos por direito autoral), mas a redação é explícita em dizer que não”, diz o texto, atribuído ao senador.

 

No texto, ele esclarece outros pontos polêmicos, como o uso de equipamento alheio.“Havia dúvida se cometeria esse crime a pessoa que acessa uma página na internet, ou liga um aparelho eletrônico de outra pessoa. Temos que afirmar com clareza que não”.

 

A versão integral do documento pode ser acessada no site da Câmara.

 

 

Fonte: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/07...rimes-digitais/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

Lei de internet não punirá P2P, diz senador

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Sexta-feira, 11 de julho de 2008 - 17h48

 

SÃO PAULO – O projeto de lei, aprovado no Senado, para controlar a web não deve punir quem troca arquivos online.

 

O senador Aloízio Mercadante (PT-SP), que votou a favor do texto, enviou nota à agência Senado explicando que o espírito da lei não é punir quem troca arquivos pela internet.

 

A redação, feita pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), diz que é passível de punição de multa e cadeia quem acessar conteúdos protegidos sem autorização.

 

Para alguns juristas, uma música protegida por copyright pode ser interpretada como um arquivo que não pode ser baixado, o que colocaria um usuário que fez download de MP3 num serviço de torrent na mira da Justiça.

 

Mercadante, no entanto, explica que a intenção do projeto não foi essa. O texto, que ainda precisa ser aprovado na Câmara dos deputados, poderá sofrer modificação para deixar claro em que circunstâncias um arquivo protegido não pode ser acessado.

 

Segundo nota de Mercadante, a idéia é punir crackers que invadam sistemas fechados para roubar dados e obter vantagem pessoal - e não usuários que usam aplicativos P2P.

 

Fonte: http://info.abril.uol.com.br/aberto/infone...11072008-29.shl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.