Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dbl

[Resolvido] Como fazer um efeito cromado

Recommended Posts

Seguinte pessoal...

 

Eu trab numa emissora de televisão da minha cidade e no mês que vem ela fara aniversario e o meu patrão deseja mudar a logo da emissora, seguinte fiz umas logos no photoshop mantendo a originalidade dessa velha logo só que "tentei" criar um efeito de cromado só que ele não gostou e eu idem :P, até que ficou boa só que tentei da uma harmonia em 3D utilizando varios efeitos de luzes e sombras só que NADA xD

 

No 3D Max eu criei uma sphera e coloquei uns efeitos de luzes em cima dela, só que não é aquilo que planejava...

 

Afinal onde eu crio um efeito de cromado + - igual a essa imagem abaixo:

Imagem Postada

 

 

Photoshop ou 3D?

 

Só preciso criar o efeito numa sphera (bola) e depois tenho que fazer um C no meio dessa sphera...

 

 

Alguem pode tentar solucionar?

:lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, dá pra fazer no photoshop sim, com uma texturização, ou até mesmo fazendo efeitos cromados, existem vários tutoriais ai pela net, e alguns ajustes de iluminação.

 

Mas pessoalmente eu acho muito mais facil fazer isso em 3D, com materiais e ajustes de luzes. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, eu já fiz isso no 3D Max ficou + - só que sou iniciante nesse programa, existe vamos dizer "texturas" do tipo cromado neh?

 

Tem como transferir essa topico pra area 3D Max?

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como preferir amigo, tópico movido:

 

Photoshop & ImageReady http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif 3D

 

Com certeza conseguirá o efeito mais facil em 3D do que no photoshop, apesar de ser possível também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po achei essa imagem agora, é exatamente essa sphera cromada em cima da pelicula, vejam soh..

 

como faço isso no 3D MAX?

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É bom mesmo só quero vê com a minha experiencia rsrsrs, vô conseguir fazer isso... xD

 

vlw pelo tuto

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, desculpe o spam se é o caso...

 

É o seguinte revi esse tuto varias vezes só que eu não quero criar aquele texto nem aquele treco enrrolado, só queria a sphera...

 

Então eu fiz assim...

 

Criei a sphera, depois cliquei M dpois e escolhi a segunda opção daquelas bolinhas que ficam la em cima...

 

Depois de escolher a segunda bolinha eu cliquei em MAP > Reflection nao sei se é assim q se escreve rsrs... e coloquei a opção ray alguma coisa eu acho, que fica la em baixo...

Dps cliquei num botao como ele clica e marquei a opçao bitmap dps coloquei essa img

http://gda.utp.edu.co/pub/blender/ejemplos...res/chromic.jpg

 

e escurei a materia...

 

Ee ficou uma sphera toda esquisita sem nenhum efeito cromado kkkk dps disso eu criei um texto como ele criou la e coloquei o efeito cromado que fiz na sphera e na sphera eu coloquei outra img(hdr) que é essa

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/comm...uplands-HDR.jpg

 

 

E o efeito nao deu em nada... como faço uma sphera igual aquela imagem em cima da pelicula ??

 

Onde estou errando?

 

Queria a ajuda de vcs

 

grande abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá dbl, tudo bom?

Cara, pra ser direto... O efeito da pelicula que você mostrou pode ser conseguido facilmente com uma imagem HDR. Como você disse que é iniciante, eu vou falar passo por passo de como conseguir um material deste tipo.

 

1 - Abra o Material Editor (Tecla M) e em qualquer uma daquelas bolinhas (Slots), mude a cor do parâmetro Difuse para um cinza bem escuro.

 

2 - Aumente os valores de Specular Level para 80 e de Glossiness para 50 (ou algo em torno disso);

 

3 - Abra a aba Maps e clique no canal Reflection. Escolha o mapa chamado Raytrace (neste ponto, sua esfera já está cromada, mas nao tem nada em volta pra refletir, então vamos colocar).

 

4 - Ainda dentro do mapa Raytrace que você colocou, clique no botao em que está escrito None. Adicione um mapa Bitmap

 

A imagem bitmap que você vai colocar pode ser baixada a seguir:

http://www.debevec.org/probes/uffizi_probe.hdr

 

 

Ah, e você poderá notar que a esfera ficou muito cromada.. Se quiser deixar um pouco mais real, é só diminuir o valor de Reflection (ao inves de deixar 100, deixe entre 80 e 90).

No Sub-fórum de Grupos de estudo há um tópico sobre estudo de Materiais.. lá eu fiz um pequeno tuto ilustrado sobre como fazer material cromado. Caso se interesse...

 

Qualquer dúvida, pergunte ae que vamos tentar responder x]

 

E caso queira mais imagens HDR pra testar, segue o link do site:

http://www.debevec.org/probes/

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts cara! :)

 

Valeu mesmo!

 

É que agora to enrolado editando uns programas aqui, quando eu estiver "atoa" eu faço isso que você mandou :D

 

Vo tentar criar essa sphera, se eu conseguir :D eu queria uma outra ajuda da vossa senhoria ;)

 

Desde já

 

Muito agradecido pela sua paciencia rsrs

 

grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts cara! :)

 

Valeu mesmo!

 

É que agora to enrolado editando uns programas aqui, quando eu estiver "atoa" eu faço isso que você mandou :D

 

Vo tentar criar essa sphera, se eu conseguir :D eu queria uma outra ajuda da vossa senhoria ;)

 

Desde já

 

Muito agradecido pela sua paciencia rsrs

 

grande abraço!

Disponha ^^

Espero que dê tudo certinho.

 

 

Ótimas dicas quist, testei aqui e funcionou perfeitamente, o material fica muito legal mesmo! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Obrigado, Progress!

Essa é uma das formas legais de se fazer esse material. Com o tempo a gente vai pegando os macetes x]

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, seguinte, eu fiz de acordo como o sr mandou rsrs

 

E olha o resultado:

Imagem Postada

 

 

:|

 

Como que deixo + - igual a daquela imagem que coloquei acima? da pelicula?

 

Olha como que eu trab:

http://img164.imageshack.us/img164/1624/areats2.jpg

 

Tem algo de errado na maneira que eu trab no 3d?

 

Queria muito fazer uma sphera igual da pelicula, você me ajudou muito ;D

 

vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá dbl... Tá no caminho x]

 

Vamos fazer algumas mudanças... Primeiro: ignore o que eu disse sobre os valores de Specular Level e Glossiness. Eles não são muito importantes quando temos uma imagem HDR pra gerar reflexo assim. Então coloque neles os valores 0 e 0 (zero em ambos).

E experimente deixar esse cinza do Difuse mais escuro. Quase preto (pode até experimentar o preto se quiser).

Acho que essas mudanças já vão ajudar.

 

Ah, e nao se esqueça que existem efeitos de pós produção naquela película, ou seja, alguns tons de cor e efeitos podem ter sido adicionados no Photoshop.

Pra ficar idêntico mesmo precisariamos da mesma imagem que o autor dessa pelicula usou pra gerar o reflexo.

 

Espero que com essas mudanças te agrade mais o resultado ^^

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu de novo x]

 

Olha só, fiz esse esquema

Imagem Postada

 

Ainda não é o que eu quero, por ser uma logo de tv, acho que o reflexo da dando mais destaque na logo e da pra ver claramente o fundo do hdr, no caso acho que deveria procurar um outro tipo de hdr como o da pelicula que você mencionou, acho que o autor fez um reflexo em 4 sentido EU acho rsrrs...

 

Bom disso tudo, deu pra vê como que seria a logo que eu estava planejando em mente...

Queria alguma opnião de vocês diante disso tudo ^^

 

abraço

 

*Como faço pra que o fundo da sphera fique com a borda igual... da pra ve que esta meia torta se olhar pra sombra da sphera...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh agora eu entendi o que você quer fazer....

Bom, cara, o material cromado em si não é dificil de fazer. A questao é que ele precisa de algo pra refletir, caso contrario fica sem vida. Pra dar o efeito que você quer nao podemos usar imagens HDR comuns, porque elas sempre vao chamar atenção.

 

Olha um exemplo que eu fiz:

Imagem Postada

Nessa imagem eu usei um material pronto do MR, criei um plano grande com uma esfera em cima e usei Daylight pra iluminação. Não configurei quase nada. Só de olhar fica claro que a esfera é cromada, mas se tirassemos o chão e o céu, ela nao teria nada pra refletir. Então eu sugiro que você tente fazer algo parecido com o que eu fiz e depois recorte só a esfera no Photoshop.

 

Há outras formas de fazer, como criar um ambiente artificial pra refletir (como esferas e planos gigantes espalhados de forma que nao sejam vistos pela camera), mas requerem muitos testes.

 

Se quiser usar outro tipo de imagem pra simular reflexo, eu achei esse tutorial:

http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais...ado/Cromado.htm

 

Dá pra enganar bem, apesar de não ficar perfeito.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae ^^

Olha só eu vi esse tuto e fiz aqui:

 

Ex1: Imagem Postada

 

Ex2: Imagem Postada

 

 

Ta dando aparencia de "cromado"? ou ta esquisito? :P

 

Eu não sei o que pode ser implementado na logo, ainda to vendo como que vai ser o C no meio dessa sphera...

 

Queria a opnião de vocês

x]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora está tomando uma aparência de cromado, mas parece estar muito clara, poderia deixar um pouco mais escura, ficaria mais real. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é...

É que...

Rs

Na verdade eu tinha salvado essa ultima sphera mais escura x]

Só não sei porque foi assim xD

 

Qualquer mudanças eu volto e estou aqui para ler sugestões ou criticas ;D

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.