Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Seguinte: estou fazendo um editor de imagens.
Ele tem uma parte principal, na qual posso abrir imagens e fazer algumas edições, como espelhamento, modificar pra tons de cinza, etc.
Agora estou incluindo ajustes de brilho e contraste, mas achei mais interessante colocar essa parte num menu chamado "Editar", ao estilo do photoshop (tipo isso aqui http://www.portaldigidesign.com.br/images/...04175429-3.jpg)), aí o usuário vai lá e clica na opção que quiser que abre uma janelinha pro ajuste.
Até aí tudo bem.
O problema é que os objetos que estou querendo manipular estão no form principal, então queria saber como acessá-los a partir desse novo form.
Vou tentar exemplificar aqui o que estou querendo fazer:
Tenho o menu editar->ajustar brilho, que ao ser clicado executa isto:
private void ajustarBrilhoToolStripMenuItem_Click(object sender, EventArgs e)
{
AjustarBrilho = new FormAjuste();
AjustarBrilho.Text = "Ajustar Brilho";
AjustarBrilho.Show();
}A minha imagem é declarada dentro do form principal, como se pode ver a seguir:
imagem = new Bitmap(openFileDialog1.OpenFile());
As funções de alteração dela pretendo manter todas dentro do form principal. Talvez mais tarde até crie tipo uma biblioteca, ou sei lá, mas por enquanto permanece no form principal mesmo.
O problema, é, como disse, elas estão no form principal e foi ele quem chamou o "AjustarBrilho" e eu não sei como faço para esse form manipular coisas, chamar funções que estão no form principal.
Alguém poderia me dar uma idéia?
Não sei se ficou bem claro, qualquer coisa me dêem um toque que tento explicar melhor.
Carregando comentários...