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claudioprv

Mercado brasileiro para 3d

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Galera vocês que trabalham com as seguintes ferramentas ou tem contato com profissionais na área gostaria de saber como anda o mercado nacional para as seguintes ferramentas:

 

 

1) Maya como está o mercado aqui para esta ferramenta, lá fora vejo que é bastante usada em filmes, não sei como é o mercado dela aqui, já que não se produz filmes aqui, é utilizada em estúdios para produção de comerciais, jogos e etc?

 

2) 3ds tem espaço em filmes? quase não vejo falar que foi usado em algum filme, aqui é usado mais em arquitetura e mecânica ou comerciais também?

 

3) XSI como anda o mercado para esta ferramenta aqui no Brasil.

 

4) Cinema4D tem espaço para ele aqui, na europa é muito usado em arquitetura, mas em filme sempre vejo falar que foi usado o bodypaint, mas a ferramenta de modelação parece que não.

 

as opiniões que dei são baseadas em leituras que fiz em blogs e foruns posso estar completamente enganado da realidade, por isso peço humildemente a opiniões de vocês.

 

Agradeço,

 

Cláudio.

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Opa, você postou no local errado, o tópico se encaixaria melhor no fórum principal de 3D, por favor aguarde até que algum moderador da área ou administrador mova seu tópico.

 

---

 

Cara, o que posso lhe falar é sobre o 3ds Max, que já andei pesquisando sobre isso também, ele é bastante utilizado em filmes aí a fora, procure por making off de filmes que você verá, um exemplo é o SPIDERMAN 3, algumas partes do filme foram feitas no 3ds Max, entre outros filmes...

 

Ele é bastante utilizado na área de publicidade, comerciais enfim, principalmente nas emissoras de TV, além disso utilizam muito também para arquitetura e mecânica.

 

Bom, é isso ae cara. ;)

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Artigos, Tutoriais e Matérias (3D) http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif 3D

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Olá Claudio, aqui no Brasil, pelo que já pude observar tem muitos estudios q usam o max, diria a grande maioria, o max é usado sim pra se fazer filmes tb.

Mas na verdade depende muito tbm da empresa, é interessante observar alguns anuncios que elas fazem, geralmente elas solicitam profissionais que usam os softwares que elas possuem. Mas como disse, no caso de empresas de grande porte produtoras cinematograficas, elas as vezes tem até dois softwares. Na lista dos mais usados estao, maya e XSI, no entanto o max nao é descartado, como o progress mencionou.

O cinema4d foi usado recentemente no filme hulk. Pois como disse depende muito.

Para jogos o XSI e Max. um exemplo é a UBISOFT recentemente no Brasil ela estava solicitando profissionais em max. ja o estudio seagullsfly utiliza max. o estudio vetorzero acredito q usa maya. apesar dessa aleatoridade, se nivelar qual software é mais usado diria que o 3Dmax.

 

 

Com relação a modelagem, textura, animação e iluminação as ferramentas sao semelhantes na grande maioria dos softwares, se você modela, texturiza, anima e ilumina em um software, faz o mesmo em qualquer outro, a não ser software de esculpir como Zbrush ou o Mudbox que são exeção.

 

Já com Char RIG e programação a coisa muda, cada software em particular tem seus métodos e recursos para completar a tarefa de configurar um modelo para ser animado, por isso se escolher essa área para trabalhar deve se dedicar em apenas um software. Isso por razões de confundir os recursos e até mesmo atrasar seu trabalho.

 

De um software pra outro o que pode mudar é: nomenclaturas, métodos para chegar em algum resultado ao modelar, texturizar, animar ou iluminar.

Pra saber as nuancias de um pra outro aconselho entrar nos sites das respectivas produtoras e observar as seções resources e whats new ver quais as diferenças de um determinado software para outro.

 

eh isso, espero ter entendido sua pergunta...caso nao.. pergunte de novo

 

abs

 

jD

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Com relação a modelagem, textura, animação e iluminação as ferramentas sao semelhantes na grande maioria dos softwares, se você modela, texturiza, anima e ilumina em um software, faz o mesmo em qualquer outro, a não ser software de esculpir como Zbrush ou o Mudbox que são exeção.

É bem isso mesmo, todos softwares são bem semelhantes nesses fatores, o que muda mesmo é o local de cada ferramenta e o nome das mesmas. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

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Eu já optei pelo meu Software e ele se chama MAYA!

 

Tanto pelos fatores citados acima quanto a outros como efeitos INCRIVEIS de fogo, simular galaxias etc.

 

NOSSA ! Maya é O PROGRAMA 3D em minha opnião. Dificil? Sim, como todo software 3D, mas muito MUITO poderoso e quando eu fizer um curso 3D será de MAYA.

 

 

Adoro muito o MODO tb pela sua facilidade de colocar materiais e tal mas aqui no Brasil nao vejo espaço para ele.

 

Bem é isso, espero ter contribuido um pouquinho tb

 

Abração

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Para qualquer mercado o 3ds Max acaba sendo a melhor plataforma já que existe uma grande infinidade de cursos, apostilas e plugins para este porem sem duvidas a melhor plataforma para desenvolvimento é Maya, lembrando que como ambos são do mesmo fabricante ambas ferramentas são muito parecidas ou seja o recomendável é adquirir experiencia com o 3ds e eventualmente migrar para o Maya, lembrando que o Cinema 4d também tem ganhando conceito como ferramenta de Iniciação.

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