Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RodriAndreotti

Rede Wireless com Obstáculos

Recommended Posts

E aew galera, tudo bem?

 

Bom recebi uma missão hoje, o gerente do estabelecimento onde trabalho quer que eu verifique os gastos necessários para montar uma rede wireless na escola, e mais para frente configurar um ambiente hotspot, o grande problema é o seguinte, as instalação da empresa têm 2 andares separados por uma laje de aproximadamente 40cm e temos vários comodos que são separados por paredes de tijolos de aproximadamente 20cm cada, no no total serão umas 10 salas que receberão o sinalalém do quintal da casa visto que será um ambiente hotspot.

 

Pois bem, a minha dúvida é:

 

Qual roteador devo comprar, e se é melhor colocar placas PCI Wireless nos pcs, podem parecer dúvidas muito básicas, mas é que não tenho muita experiência com redes wireless.

 

Poderá ser necessário o uso de algum access point?

 

Por favor, quem responder, se puder trazer o máximo de informação a respeito ficarei grato, a área que o sinal deve atingir deve ser de aproximadamente uns 900 m², colocando o router no centro deve dar um raio de 150 metros aproximadamente.

 

Desde já agradeço pelas informações.

 

Atenciosamente,

 

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o grande problema é o seguinte, as instalação da empresa têm 2 andares separados por uma laje de aproximadamente 40cm e temos vários comodos que são separados por paredes de tijolos de aproximadamente 20cm cada, no no total serão umas 10 salas que receberão o sinalalém do quintal da casa visto que será um ambiente hotspot.

Se nestas 10 Salas são varios pcs tipo uns 30 não aconselho wireless, pelo seguinte motivo, as redes wireless funcionam da seguinte forma por exemplo se você tem um roteador wireless funcionando mo modo 802.11 G de 54 Mbp/s e tem 30 pessoas acessando este router wireless a velocidade estes 54 serão divididos por 30 ou seja cada um trabalhará na rede a 1.8 Mbp/s (54/30=1.8) pois as redes wireless funcionam iguaizinhas as antigas redes coaxiais onde todos os utuarios dividiam o mesmo cabo, deixando assim a sua rede lenta... imagine você todas estas salas (10) conectadas no mesmo router? mesmo que seja um pré N de 300 Mbp/s (o qual o custo não vale a pena) a velocidade iria ser deprimente.

 

Pois bem, a minha dúvida é:

 

Qual roteador devo comprar, e se é melhor colocar placas PCI Wireless nos pcs, podem parecer dúvidas muito básicas, mas é que não tenho muita experiência com redes wireless.

Quanto a roteadores aconselharia verificar o seguinte primeiro para evitar custos desnecessarios, existe algum servidor ai na escola? ao invés de ter que comprar um roteador poderá colocar apenas uma placa wireless no servidor conectada a uma boa antena e distribuir o sinal, podendo filtrar no servidor o acesso a conteudo proibido pela instituição facilmente , alem disso ha diminuição do gasto de energia com um roteador e maior durabilidade ja que dentro do servidor a placa sofre resfriamento, caso necessite comprar um roteador wireless aconselho a compra de um que possa ser feita a troca da antena, que tenha suporte a segurança de dados (WEP,WPA,WPA2) trabalhe nos padrões 802.11 B e 802.11 G (visto que a maioria das placas de hoje em dia utilizam estes padrões), veja a potendia em Mw (mili watts) um bom roteador trabalha até 400 Mw, busque tambem modelos que possam trabalhar com modo de router, bridge, ap, e ap repeater, pois dependendo da configuração da rede ele terá que trabalhar no modo bridge (obtendo o endereço de ip das maquinas de outro servidor ou roteador via cabo) ou ap-repeater no qual ele funcionará no modo bridge recebendo o sinal e os dados via wireless de outro roteador ou servidor via wireless (necessario ter qualidade do sinal a 70%), quanto a colocar placas nos pcs é como te falei anteriormente.

 

 

Poderá ser necessário o uso de algum access point?

Como falei anteriormente você poderá utilizar o servidor com uma placa de rede wireless, caso você deseje colocar em outra estremidade da rede um roteador este tera que ter suporte a trabalhar em modo bridge (via cabo) ou ap-repeater(via wireless) como neste esquema:

Imagem Postada

 

Por favor, quem responder, se puder trazer o máximo de informação a respeito ficarei grato, a área que o sinal deve atingir deve ser de aproximadamente uns 900 m², colocando o router no centro deve dar um raio de 150 metros aproximadamente.

Sendo o raio de 150 metros com barreiras aconselharia a colocar o roteador em ponto estratégicos, aconselharia se você tiver um servidor ou roteador você colocar ele em uma area central no pavimento superior, com uma antena omni direcional melhor que a que vem de fabrica pode ser uma de 12 Dbi, e no caso de um servidor você poderia acrescentar mais uma placa de rede wireless furar o piso passando um cabo pigtail para o andar de baixo com outra antena detalhe configure cada uma das placas a funcionar em um tipo de canal por exemplo a de cima trabalhando no canal 3 e a de baixo no canal 9 para evitar interferências entre as duas redes.

Caso o servidor esteja de um lado e queira deixar em outro lado outro roteador com antena, busque por antenas setoriais, comprei uma setorial no ML de 12 Dbi com 5 mts de cabo por 49,90 e ela tem um otimo sinal, funciona igual a omni direcional porem por ser setorial ela pega apenas concentra o sinal apena para o lado que ela esta virada, esta antena é bem discreta.

 

Quanto a custos vejamos:

Placa de rede wireless = R$45,00 a R$80,00 depende do fabricante.

Roteador = R$ 140,00 a R$ 250,00 (padrão B e G).

Antena omni Direcional com cabo Pigtail = R$ 90,00 a 120,00 (depende do fabricante e tamanho do cabo).

Cabo pigtail de 10 mts= R$ 39,00.

 

Não se engane muito a preço e marcas, por exemplo um roteador dlink vem com antena de 2 Dbi e 100 Mw, enquanto outros vem com 400 Mw e antena de 5 Dbi.

 

O interessante é se tivessemos um mapa do local para poder esquematizar algo como posicionamento do servidor ou roteador, barreitas existentes (paredes, caixas daqua), e locais a serem abrangidos pelo sinal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

HUM... muito obrigado, Esclareceu muito a respeito.

 

Bom o mapa posso providenciar, fiz uma planta baixa a mão falta passá-la para o computador, vou fazer isto hoje e já posto aqui.

 

 

Com relação a quantidade de computadores, cada sala terá no máximo 2 ou 3 pcs, com excessão do laboratório.

 

Temos um servidor que atualmente é utilizado para compartilhar a internet e gravar as imagens das cameras de segurança. Porém o mesmo fica em uso na secretaria, que fica na frente das instalações, talvez ficará meio inviável levá-lo para o piso superior.

 

Hoje postarei a planta baixa para que possamos verificar juntos.

 

 

Desde já obrigado pela ajuda.

 

[]s.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, como eu havia dito antes venho trazer a planta baixa para podermos analisar melhor ocaso.

 

1º Piso

Imagem Postada

 

2º Piso

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A posi��o do servidor n�o ajuda muito tera um gasto a mais por cabeamento, bem pensei nesta configura��o mas vou pensar mais um pouco veja:

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É Amigo, a posição do servidor não ajuda em nada...hehehe...o proprietário veio falar comigo hoje, acho que ele vai optar pelo cabeamento mesmo, pois pelo que você me havia dito no post anterior já dava para ter uma idéia do valor que seria necessário, e fiz umas cotações para os cabos sai mais em conta, visto que já temos o HUB.

 

Mas agradeço muito pela ajuda, você teria algum local para indicar onde eu possa estudar um pouco sobre rede wireless???

 

 

Muito Obrigado.

 

 

Att.

 

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tambem acho que o custo ai seria alto visto que teria que gastar 45 no minimo por placa de rede wireless ou seja cada micro 45 reais, sendo a quantidade que você falou ai: 22X45=990 + 150,00 (roteador) = Total de 1140,00

 

Sendo um rolo de 300 Metros de cabo de rede por 220,00 + uns 15 reais de conectores = 235,00 dica compre um passa fios, um passa fios com 20 mts custa ai uns 10,00 você pode utilizar os dutos existentes para transporte de cabos de telefone para passar os cabos de rede (tente evitar dutos com muitos cabos de energia podem ocorrer interferencias).

 

Quanto ao material sobre redes wireless tem um ótimo material nestes links:

 

Redes wireless

O básico

Padrões

Aumentando o alcance (Antenas)

Aumentando o alcance da rede wireless com repetidores

Configurando a rede

Endereços e compartilhamentos

Configurando uma rede wireless

 

No Linux:

Configurando manualmente no Linux

A questão dos drivers

Configurando a rede wireless manualmente

Usando o wpa_supplicant

Ativando o wpa_supplicant no boot

Opções avançadas

Mais:

http://www.gdhpress.com.br/redeseservidores/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa Amigo,

 

Eu já havia cotado o preço para cabeamento, e ficou mais ou menos isto que você falou mesmo.

 

Provavelmente o máximo de cabo usado será 180 metros para cobrir toda a escola.

 

 

 

Obrigado pela ajuda e pelo material.

 

[]s.

 

Rodrigo Teixeira Andreotti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, digo o mesmo, se precisar de algo relacionado a Linux, posta aí, talvez eu possa ajudar....hehehe

 

 

Abraços,

 

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.