Escala de cores: Corel x Illustrator
Olá pessoal, sou novo aqui. Perdoem-me caso já exista um tópico semelhante a este. É o seguinte:
Criei um logotipo no Illustrator. Foram usadas duas cores. Um verde (C38 M9 Y100 K0) e um cinza (60% preto). Não encontrei uma cor da escala Pantone que correspondesse, mas esse não é o problema. O que acontece é que preciso enviar para o cliente o arquivo com o logo aberto. Minha idéia é enviar em .AI e .CDR, pois sei que o Corel é bem mais usado pelo público doméstico do que o Illustrator. Mas quando importo o logo do Illustrator no Corel, o verde C38 M9 Y100 K0 aparece diferente, mais 'verde' e menos amarelado como foi aprovado. O cinza 60% também fica diferente, mais forte. Se o problema fosse apenas visualização, não teria problema. O pepino é que, ao imprimir o logo no corel em impressora comum, com a mesma escala CMYK de cores, o resultado fica diferente de imprimir através do Illustrator. Outro pepino é que o cliente visualizou e aprovou o logo em PDF com a cor certa que aparece no Illustrator, pois é um cliente de fora e não consegui apresentar pessoalmente. Meu medo é de enviar o logo em Corel, o cliente imprimir em sua impressora comum e perceber que a cor não é a mesma que a aprovada. Sei que se for imprimir em gráfica com separação de cores não terá problema, mas essa diferença do Corel atrapalha bastante. Se eu mudar a cor no Corel pra ficar visualmente igual à do Illustrator, a escala mudará, e então o problema será maior ainda para impressão em gráfica.
Alguém consegue entender esse problema? Qual é a melhor maneira de proceder nesses casos, considerando o uso de impressões digitais através do Corel pelo cliente? Valeu!
Discussão (8)
Carregando comentários...