Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rviegas

Bases de Dados

Recommended Posts

Estou a tirar um curso de páginas dinâmicas e no módulo de SQL, foi-me pedido para definir as entidades, os atributos e as respectivas relações, do seguinte exercício/problema:

O Sr. Feliz é presidente da direcção executiva de uma escola portuguesa, uma escola jovem e que gosta de apostar nas ideias inovadoras e que possam trazer aumentos de eficiência para o trabalho de alunos , professores e funcionários.Nesta óptica, o Sr. Feliz reuniu os professores de Informática da sua escola e lançou-lhes um desafio:"Vamos para a Internet!"Todos entenderam o que ele queria: criar uma página para a Internet daquela escola, que ainda não tinha uma."Vamos para a Internet", repetiu, para que não houvessem dúvidas. "E vamos oferecer uma série de funcionalidades à nossa comunidade escolar. Para começar, quero que a nossa página seja capaz disto...".E imediatamente passou uma folha rascunhada para o meio da mesa. Os professores debruçaram-se sobre a folha e leram os pontos nela indicados.- Os professores podem marcar notas e faltas pela Internet.- Os alunos e os pais podem consultar as notas e faltas pela Internet.- Os professores podem marcar as datas dos testes pela Internet.- Os directores de turma e outros professores com cargos podem marcar as suas reuniões pela Internet. Esse calendário pode ser consultado pelos professores.- Os clubes extra-curriculares também devem ser geridos pela Internet: que clubes existem, que alunos pertencem a cada um e que professores estão a monitorizá-los.Um dos professores de Informática perguntou:"E a aparte de pagamentos de seguros e outros pagamentos"."Nada disso...", respondeu o Sr. Feliz. "Não quero na Net nada que tenha a ver com dinheiros"."E cada aluno pode consultar também as notas e faltas dos colegas?"."Não! Cada aluno e respectivos pais só podem ter acesso à sua informação!""E a biblioteca? Seria interessante disponibilizar a nossa lista de livros na Internet, não seria, Feliz?""Oh, sim, seria... Mas deixamos isso para outra fase.".O Sr. Feliz recostou-se na sua cadeira e concluiu: "É claro que também seria interessante que a página tivesse um pequeno historial, o nosso organigrama e outras informações do género!"Entusiasmados, os professores de Informática saíram do gabinete do Sr. Feliz, ansiosos por começarem a trabalhar naquele projecto...

Se alguém me podesse ajudar, era bastante bom.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que comecei por fazer, foi definir as entidades (tabelas) principais:

- alunos- professores- disciplinas- clubes- cargos- logins

Depois passei a outras entidades...

- clubes_frequentados (da relação clubes e alunos)- coordenacao (da relação Clubes e professores)- notas (da relação alunos e disciplinas)- faltas (da relação alunos e disciplinas)- testes (da relação disciplinas e professores, visto que as os testes são destinados à turma e não a um aluno)- horario_professores (da relação disciplinas e professores)- turmas (da derivados de testes, de horario_professores e de alunos)- reunioes (da relação cargos e professores)- cargos desempenhados (da relação cargos e professores)

Alguns dos atributos do cargo_desempenhado irão ser

Id_Cargo e Id_Professor.

Na entidade logins, haverão os atributos:

Id_Professor, Username e Tipo_de_Acesso.

SERÁ QUE ALGUÉM ME PODERIA AJUDAR NO RESTO?

OBRIGADO

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.