Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bom, hoje vou ensinar como fazer um loadMovie() de filmes externos
Não é uma coisa dificil, é algo bem simples. Então vamos lá.
Passo a Passo:
1) Para iniciar um novo projeto vá em File -> New{ctrl + n} -> Flash File(Action Script 2.0)
2) Vemos que temos agora uma tela em branco 550x400 então vamos trabalhar com ela assim mesmo, não precisa mudar o tamanho do arquivo.
3) Na layer 1(camada 1) vamos clicar duas vezes com o botão esquerdo sobre o nome dela e vamos mudar o nome para carregador.
4) Agora vamos fazer a criação do movieclip que vamos usar como carregador ou mais conhecido por ai como:alvo ou container.
5) Para isso iremos em Insert(inserir) -> New Symbol(Novo Simbolo){ctrl + F8}, depois disso aparecerá uma telinha onde você vai poder esconlher entre Movie Clip, botão e graphic. Após criado o objeto você vai ter entrado nele, saia dele clicando no menu acima escrito scene 1(cena 1), para voltar ao palco onde estamos trabalhando.
6) Escolha a opção Movie Clip e nomeie onde está escrito, Symbol 1 para alvo.
7) Abra sua biblioteca Window -> Library(Biblioteca){ctrl + l}
8) Arraste o Movie Clip alvo que está em sua biblioteca para a tela. E centralizea. (Para centralizar você pode usar a ferramenta de alinhamento{window -> align[ctrl + k]}).
9) Após ter seu Movie Clip centralizado na tela, perceba que o mesmo encontra-se vazio não contem nada nele, deixe-o assim mesmo, vamos instanciar ele para que possamos carregar ele usando Action Script, que é a base da programação em flash.
10) Para isso precisaremos acessar a propriedades do Movie Clip, então selecione-o e acessemos as propriedades window -> Properties -> Properties{ctrl + F3}.
11) Após acessar as propriedades você verá uma caixinha na qual da para escolher novamente entre Movie Clip, button e Graphic. NÃO MEXA ALI! Deixe como está. E instancie no campo de texto logo abaixo onde tem escrito label o nome do movie clip. No nosso caso irá se chamar alvo.
12) Feito a instância vamos passar então a fazer os Actions então.
13) Para isso vamos criar uma nova camada só para as Actions. Vamos em Insert(inserir) -> Timeline(Linha do tempo) -> Layer(camada).
14) Feito isso agora vamos fazer a mesma coisa que no passo 3 e nomear como Actions.
15) Clique sobre o frame da timeline na camada Actions e coloque o seguinte código:
alvo.loadMovie("seumovie.swf");
// Ou
loadMovie("seumovie.swf",alvo);16) Esse código é relativamente simples como se pode ver, você pode fazer isso para abrir arquivos .jpg, .png, .gif, entre outros.
E pronto você acabou de aprender como utilizar o loadMovie e acessar arquivos externos em seu flash.
Abraços e até a próxima.
Exemplo do que falo:
Carregando comentários...