Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Oenning

Usar fonte famosa, pode?

Recommended Posts

Falta uma legislação competente para esta área.

No Brasil há pouquíssimas referências sobre o estudo tipográfico.

 

Não sei ao certo se pode ou não usar esse tipo de fonte "famosa" para outros fins.

Pesquisando, achei no superdonwloads várias dessas fontes, fico na dúvida, pois se em um site que não há o uso de pirataria em seus softwares, faça a apologia (mesmo sem saber) com fontes tipográficas. Neste site a fonte da Coca-Cola, consta como freeware.

 

Fico mais em dúvida ainda, pois no site Dafont, que orienta se a fonte que você procura é paga ou não, se encontra também fontes famosas para download free.

 

É normal de que, quando se cria um logomarca, o designer faça além dos caracteres existentes da logo, o abecedário completo.

 

Há uma grande dúvida também o que se fazer, quando se tem uma fonte comercial e alguém a transforma em uma fonte "free". Por exemplo:

Pego a fonte Bauhaus (paga) e a renomeio com outro nome qualquer. Canso de ver fontes assim pela internet.

 

É uma boa questão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sabia que existia fontes pagas... Enfim, vou usar essas fontes do dafont sem medo, só vou tentar não escolher fontes tão famosas como essas que comentei. É que eu vi a do Hard Rock Café e gostei bastante :D

 

Quando um designer faz um logo, ele sempre cria uma fonte nova?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando um designer faz um logo, ele sempre cria uma fonte nova?

Acho que isso fica meio limitado para projetos de grandes empresas.

Pequenas marcas, muitos designers mal sabe que fonte está usando, pior ainda, usa fonte comercial sem saber, imagina então criar um alfabeto.

É mais "normal" termos designers de fontes e estes disponibilzam suas criações para venda em sites especializados, tipo Linotype, What The Font, Fonts.com...

E se for analisarmos bem, é um custo tão irrisório, que não oneraria em nada um designer embutir no orçamento do seu projeto de criação, repassando este valor ao cliente. Afinal, uma empresa paga uma boa grana em uma identidade visual, porque não pagar uns poucos doláres para se obter a licença de uso da fonte e ficar "bonito na foto"?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.