Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dedezinh@

Desenhar...

Você acha que desenhar bem, depende apenas de força de vontade ou além disso é necessário algum tipo de dom?  

99 votos

  1. 1. Você acha que desenhar bem, depende apenas de força de vontade ou além disso é necessário algum tipo de dom?

    • Acredito que tudo depende da vontade.
      41
    • É necessário sim algum tipo de dom.
      15
    • Acredito que uma coisa leva a outra.
      28


Recommended Posts

Você acha que desenhar bem, depende apenas de força de vontade (ler a respeito, procurar dicas, fazer cursos) ou além disso é necessário algum tipo de dom (mesmo fazendo cursos e o escambau, quem não tem dom jamais desenhará bem)? Porquê?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo mundo sabe desenhar, o q diferencia é a pratica...Conheço pessoas q nunca pegaram um lápis e papel pra desenhar, e começaram pelo básico( linhas e formas) e depois, desenho de observação. Hoje em dia desenham muito bem....Outra coisa, pode perguntar pra qualquer professor de desenho, o q ele prefere: um aluno q sabe desenhar ou um q não sabe nada....Normalmente o professor escolhe a ultima opção, pois neste caso o aluno não tem certos vicios...podendo aprender bem melhor. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre acreditei nisso tb. Todo mundo sabe desenhar. Poe um lapis e papel na mão de uma criança de 3 anos. Todas vão desenhar.A pratica ao longo dos anos faz com que as pessoas adultas fiquem em niveis muito diferentes em comparação a diferença de tecnica das crianças.Por isso acredito que pratica e estudo possam fazer qualquer um desenhar muito bem.Mas acredito tb que existe um certo limitador na qualidade que seria rompido de acordo com a capacidade de cada uma, ou seja, depende do dom de cada um.Finalizando:desenhar bem - é praticadesenhar como uma lenda - é dom e prática.[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre acreditei nisso tb. Todo mundo sabe desenhar. Poe um lapis e papel na mão de uma criança de 3 anos. Todas vão desenhar.A pratica ao longo dos anos faz com que as pessoas adultas fiquem em niveis muito diferentes em comparação a diferença de tecnica das crianças.Por isso acredito que pratica e estudo possam fazer qualquer um desenhar muito bem.Mas acredito tb que existe um certo limitador na qualidade que seria rompido de acordo com a capacidade de cada uma, ou seja, depende do dom de cada um.Finalizando:desenhar bem - é praticadesenhar como uma lenda - é dom e prática.[]'s

bom, eu acho que "desenhar bem" é o fruto de umonte de coisas, se a pessoa já se interessa por isso, se gosta, pratica, estuda, etc e taleh importante até, decidir qual o ramo a seguir: desenho artístico, ou de hq, charge etc, e então estudar bastante ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha sinceramente acredito no dom.Isso de dar um lápis para uma criança de três anos e ela começar a desenhar é relativo.Eu desenhava com perspectiva aos três anos.Porem o talento não serve muito, sem o aperfeiçoamentos. (treino, Técnica e estudo)E com força de vontade o ser humano consegue tudo.Obs.: Para mim arte se define por, técnica, equilíbrio e criatividade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pra mim tambem todo mundo sabe Desenhar .. não tem dessa de DOM e desenho desde criança e tal ... pega um lapis e um papel e começa a correr atrás de curso e coisas do tipo ... você aprende a desenhar tranquilo ... só que é treino e treino que vai sair algo isso eu garanto ... bom eu nunca tive dom nehum pra desenho só meu Tio que me encentivou pra cacete a desenhar e me ensinou , acabei fazendo um curso de Mangâ e aprendi ... nada de Dom isso é o que a mamãe FALA heheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, eu acho o seguinte... Não é só dar um lápis na mão de uma criança de tres anos que ela vai ser uma desenhista quando crescer... O que existe na verdade não é o dom, mas um interesse. Se a criança pegar um lápis e querer fazer o que ve na tv ou em revistas por exemplo, ela terá grandes chances de ser uma boa desenhista mais pra frente, mas se ela vir o lápis e vir naquilo um mero brinquedo pra atirar na parede ela nunca irá desenhar nada. Se ela se interessar em desenhos, tentar fazer igual desde pequena, aí sim, quem sabe... Mas também não é só botar um cara de 40 anos pra aprender a desenhar, que ele não vai conseguir... As pessoas não mudam tanto e se ele não se interessou antes por desenho não é com 40 que ele vai conseguir. Bom, é isso que eu acho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal eu acho que além de uma boa força de vontade voce ainda tem que ter nem que seja uma pré-dispozição a desenhos , tomem como exemplo os esporte por exemplo eu já me dediquei muito a natação competitiva eu fazia o mesmo treino (que as vezes chegava a 10Km nadados mais musculação) que o cara que nadava melhor que eu e levava tão a sério quanto ele mais por algum motivo ele estava sempre um passo a minha frente , e por isso acho que tem que ter nem que seja uma pré-dispozição , eu também desenho mais é assim o que voce me der pra copiar eu copio mais não consigo criar nenhum tipo de desenho , nem esses mais simples tipo Dragon Ball Z , Cavaleiros do Zodiaco ...Ta aí minha opnião!!Falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehehe... de boa... é bem complicado responder a isto...Pois existem os dois... (ao menos eu penso assim...)Você pode ver uma pessoa que desenhava mal pra caramba e depois de se dedicar, estudar... desenhando bem (ao menos é o que estava escrito num panfleto para curso de desenho... hehehehe).E você pode encontrar pessoas que nunca tiveram aula nenhuma e desenham melhor do que os que estudaram, se dedicaram...Para mim a técnica você pode aprender numa escola... mas o que vai fazer a diferença vai estar dentro de você... vai da sua criatividade, da sua imaginação!Sem ela... você só será uma máquina fotográfica muuuuito antiga...Acho que saber desenhar é muito importante... meu, acho muito loko desenhos que parecem fotos...Mas acho que saber o que desenhar é o mais importante...Não existem cursos de "Aprenda a Criar"...Não estou dizendo que técnica não é importante... nem que um curso vai te deixar tão bom quanto alguém que desenhe bem... mas que "NA MINHA OPNIÃO" o mais importante são suas idéias..."Dedico esta resposta a todos aqueles que ainda não vêm diferença entre desenhar com a mão esquerda e com a mão direita..."Hehehe... zoera...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o mais dificil é ter um estilo de desenho.o dom se sobrepõe aí, a boa arte é aquela que se diferencia da tecnica...se for esforçado sua tecnica e estilo fazem uma fusão poderosa para desenharou sua criatividade e tecnica entaum essa teoria confirma que todos podem e uma coisa leva a outraluciano luis(Designer)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de colocar, que desenho, é mais uma forma de expressar o lado artistico (Musica, canto, escrita, escultura, esgrima e etc) do ser humano.Não é definido como "DOM". Por que "dom" defini abilidades (acho que posso colocar assim) ligadas ao, mistico, divino, celestial.Desenho é um talento. E pode ser trabalhado.Em outras palavras é a "observação" do todo... a nossa volta. E depois expressa em forma de traços, e formas.Até os 10 anos de idade (+/-) toda criança "desenha"....mas depois apenas os que desenvolvem o talento (criam afinidade) continuam a desenhar....Força de vontade, e pratica é essencial....o resto é "vivencia" e caminho andado!!Pois arte e modelada com o tempo. O importante para se desenhar, é sempre se ter uma referência do REAL...Juntando com o teu trabalho, e desenvolvendo teu estilo. Importante nunca se apegar a algum estilo de outro artista. Senão ao invés de "desenhista" o individuo se torna um "Copista". Sufocando o estilo próprio que cada um possui.Importante realçar que, eu não estou postando isso por que ACHO que é só isso e ponto final. Mas sim, acho importante sempre expor este lado, "desenhista X copista" que prejudica muitos pré-artistas.De resto concordo com os tópicos acima, que de fato são verdadeiros tbem.......e importantes!!100+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando se fala em desenhar, a coisa é um pouco mais "ampla doque possamos imaginar".Existe uma grande diferença entre você desenhar e saber oque está desenhando.Os trabalhos de pintura e desenho, refletem o mundo interior de cada pessoa. Se a pessoa for disciplina ele obviamente terá um aprendizado mais sólido. Quanto a técnica, faz parte do caminho, mas quando a pessoa atinge um nível de clareza e sensibilidade as coisas fluem naturalmente.Exemplos claros são os vários efeitos de cromo que vemos, muitas das pessoas tentam simular, mas na verdade eles não possuem o raciocínio do cromo.Uma ótima referência é o Ilustrador Hajime Sorayama.E um outro exemplo de sensibilidade é o quadrado vermelho pintado por Kazimiyr Maliévitch.Bom, é isso.Vector Man

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pratica sim...Dom, mto mais...Compare um desenho q levou um mes pra fikar pronto por um desenhista proficional q praticou o mes inteiro pra conseguir deixar o desenho bom, agora pede pra um cara com um dom fazer um desenho no mesmo estilo, cara o q tem dom, vai dar mais alma ao desnho, senão fika td mto tecnico entende...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desenho e a arte de representar algo que se ve ou se imagina no papel. Todos podem aprender e atingir um nivel satisfatorio. O problema chega qdo voce se depara com uma obra maravilhosa de alguem ai sim voce quer chegar no nivel daquele artista e as vezes se frustra. Bem todos somos diferentes e temos q aceitar essas diferencas. tenho certeza que você tb faz algo que aquele artista nao faria tao bem qto voce faz. e assim que somos um melhor que o outro em certas áreas. Imaginem se todos fossemos Exelentes em desenhos. Seriamos IGUAIS e com isso que graça teria? Bem ta ai mais uma reflexao... Muito boa noite e sonhem com seus desenhos perfeitos e amanha tenten representa-losAbraçosFabio Pantoja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que o dom é secundário, e que esforço supera o dom, de nada adianta ter um dom e não praticá-lo, se você acredita em si mesmo ja é meio caminho andado.Eu costumo dizer, "um desenhista deve manter-se desenhando", mas isso quer dizer, o tempo todo, como em cursos de desenho/mangá no japão chaga a se cobrar cerca de 10 desenhos por dia dos alunos, ou como Ken Akamatsu por exemplo, certa vez perguntaram pra ele o q ele costumava fazer nas horas vagas, ele respondeu "eu não tenho horas vagas eu desenho 16 horas por dia, as outras 8, eu uso para dormir".Ninguém disse que seria fácil aprender a desenhar, mas ninguém disse que seria impossível. ^_^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao... é isso gente pratiquem... pretiquem ate atingir um nivel fantástico de desnho.. quem sabe nao chegamos a vender nossos quadros tb por 120 mil reais...? rsrrsq sonho hein... mas acho q é o esforço mesmo ... treino treino e mais treino..abraços pra todos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu realmente acho que uma coisa leva a outra...Por exemplo, eu já nasci meio com dom de desenhar, desenho desde pirralho, mas venho praticando e aperfeiçoando sempre...Já, se você pratica, pratica e pratica, você também vai criar esse dom de desenhar...Particularmente, isso é o que eu acho...^^;*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu acho que é um pouco dos dois !!!mais quem tem DOM logico que sobressai sobre os outroseu tenho dom para desenhar... mais nao tenho paciencia....e nem tecnica...se eu tivesse $$$ pra estudar acho que daria um bom desenhista ... mais acabei deixando meu dom de lado !!!!e pra mim quem nao tem DOM tem que correr atras... pq nao vai cair do ceu !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.