Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

yourwebmaker

Buscar por CEP, Cidade e Bairro

Recommended Posts

Bom pessoal...

Estou desenvolvendo um sistema interno para uma imobiliária onde meu cliente solicitou:

+ Um preenchimento automático dos campos de endereço por CEP (Isso eu já fiz, e uso um webservice)

+ Um formulário de busca onde o usuário poderia informar a cidade e logo após o bairro o bairro em que o imóvel se encontra (Para isso eu poderia usar uma base da dados)

Hoje eu tenho uma base de dados aqui com todos os CEPs do Brasil. Pela lógica, o correto seria eu cadastrar o imóvel e usar a o CEP como FK, para obter o nome da cidade, bairro, etc...

O problema é que essa base não tem todos os bairros. Para as cidades menores, ela coloca um bairro somente ("centro", por exemplo).

As perguntas são:

Vocês sabem onde posso arrumar ou comprar uma base com todos os CEPs do Brasil (Ruas, Bairros, Cidades, etc...)?

Algum de vocês já passaram por uma situação semelhante, ou sabem como posso resolver isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Evite posts duplicados, coloque em apenas um dos fóruns.

Compartilhar este post

Link para o post

A ECT vende uma base mas esta é fechada, serve apenas para consulta.

Passamos aqui na empresa pelo mesmo problema e acho que já é o hora de haver alguma mobilização para que a bsae de CEP seja pública , o custo deveria ser no máximo o preço da mídia.

Não conheço esta base que possa importada para um Sistema , alguém conhece ?

Compartilhar este post

Link para o post

não sei quem do Sul oferece isso de grátis.. e atualiza constantemente se não me engano

Compartilhar este post

Link para o post

Tive o mesmo problema e também no portal de uma imobiliária. O resultado foi que acabei por abandonar a solução CEP (aqui em Portugal, CP). Antes de mais deixa me dar o motivo por que abandonei essa solução; os CTT (aqui) oferecem a base de dados com os CEP para Portugal por download a partir da página http://www2.ctt.pt/feapl/jsp/postalcodesearch/public/postalcodesearch.jsf?tab=1#. Até aqui tudo bem, mas acontecia muitas vezes que os imóveis novos nem nome de rua tinham quanto mais CEP. A primeira solução foi criar um processo java script com caixas combo em que na primeira escolhia o distrito (semelhante a Estado no Brasil), com base na escolha do distrito o campo combo seguinte actualizava os conselhos mais ou menos equivamente a cidade aí no Brasil ou condado nos EUA) com base no distrito escolhido antes e com base no conselho escolhia a freguesia (semelhante a bairro ou pequenas cidades). Esta solução era bastante funcional para o utilizador, o problema é que cada vez que o utilizador começava a pesquisa a página (através do java tinha que carregar toda a lista CEP e eram uns milhares de CEPs, por esta razão também esta solução foi abandonada.

A solução final foi através de um "meio termo", criei um flash com um mapa de Portugal onde o utilizador clicava no distrito e depois apareciam as caixas de selecção com os conselhos (cidades) - já não a caixa de distritos - e em função da escolha da cidade apareciam as opções de freguesias (ou bairro) para escolha. Esta solução não entrava em conflito com a solução CEP, mas tive que considerar em cada grupo um grupo em que o CEP não estava definido.

Ao considerares a solução que apresentei deves considerar as diferenças de dimensão entre Portugal e Brasil porque me parece que tem Estados no Brasil tão grandes como Portugal e isso pode ser condicionante, ou pelo menos exigir uma alteração, da utilização da solução que te apontei.

Compartilhar este post

Link para o post

DCD , aí em Portugal esta informação não é pública também ?

O Brasil é um continente cara,cada região tem uma cultura,

em Salvador se o nome do prédio não estiver no endereço bem provável

da carta não chegar, os endereços de Brasília parecem coisa do espaço...

Outro agravante aqui é o Bairro não é uma entidade juridica (Creio que aí o Distrito é ligado a região eleitoral) , pois não existe legalmente

é muitas vezes informal , é Bairros são criados do nada , muitas vezes da divisão de outros bairros, por exemplo , na minha cidade Niterói, existiam dois bairros,

Icaraí e Santa Rosa , um pedaço entre os dois começou a ser chamado de Jardim Icaraí (alguns corretores do imóveis malandros) e o diabo do nome pegou ...

Complicado, e a ECT (Correios) ainda guarda a informação para ela somente ....

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa noite,

@ Caro Motta,

Sim, esta informação é de facto pública, e está disponível no formato txt no link que indiquei no meu post anterior. Até há pouco tempo nem era necessário registar-se no portal para a descarregar, neste momento já é necessário. Esta informação está repartida em 3 ficheiros txt:

1º ficheiro: <b>Por Distrito</b> (nota que mais que círculos eleitorais são entidades jurídicas com um governador - ie governador civil, com funções certamente diferentes do governador de cada estado no Brasil, mas com funções governativas ou de ligação com o governo central como é visível na página do Governo Civil de Bragança ). Este ficheiro tem este aspecto...

01;Aveiro

02;Beja

03;Braga

04;Bragança

05;Castelo Branco

06;Coimbra

...

2º ficheiro: <b>Por Concelho</b> - corresponde à "cidade" grande ou pequena que engloba as aldeias circundantes e que em princípio não têm dimensão que justifique ter administração própria. Este ficheiro tem o seguinte aspecto...

...

04;02;Bragança

04;03;Carrazeda de Ansiães

04;04;Freixo Espada à Cinta

04;05;Macedo de Cavaleiros

05;06;Oleiros

05;07;Penamacor

...

Nota que o 1º campo corresponde ao distrito e o 2º corresponde ao concelho, só depois vem o nome do concelho.

Por fim, no 3º ficheiro, é onde encontramos o CEP (aqui CP) com a seguinte informação...

...

04;04;18370;Freixo de Espada à Cinta;90404;Rua;do;;;Cândido;;;;;5180;150;FREIXO DE ESPADA À CINTA

04;04;18370;Freixo de Espada à Cinta;977270000;Largo;;;;Guerra Junqueiro;;;;;5180;104;FREIXO DE ESPADA À CINTA

04;04;18370;Freixo de Espada à Cinta;977280000;Bairro;;Doutor;;Massa;;;;;5180;185;FREIXO DE ESPADA À CINTA

04;04;18371;Lagoaça;1060404;Rua;;;;Nova;;;;;5180;231;LAGOAÇA

04;04;18371;Lagoaça;1070404;Largo;do;;;Olmo;;;;;5180;204;LAGOAÇA

04;04;18371;Lagoaça;1080404;Rua;do;;;Prado;;;;;5180;227;LAGOAÇA

04;04;18371;Lagoaça;1090404;Praça;;Professor;;João Augusto Moreno;;;;;5180;206;LAGOAÇA

...

Nestas linhas de exemplo, o 1º '04' diz respeito ao distrito de Bragança, o 2º '04' respeita ao Concelho de Freixo de Espada à Cinta, o 3º campo respeita com o nome Freixo de Espada à Cinta ou Lagoaça são as cidades ou aldeias do concelho de Freixo de Espada à Cinta, depois vem um código que ainda não identifiquei, depois o nome da rua e só a seguir o CEP com o dois números "5180" correspondente ao concelho e, por exemplo, 104 que corresponde ao giro de distribuição pelo carteiro.

Tudo isto foi para mostrar que os correios portugueses, quando começaram disponibilizar esta informação em formato txt foi a pensar na utilização informática considerando neste último ficheiro uma chave composta pelos 3 primeiros campos, permitindo mesmo obter o nome da rua. Desta forma, introduzindo o código postal (CEP) é possível automaticamente obter o distrito, o concelho, a cidade e o arruamento (nota que a mesma rua pode ter mais que um CEP, é comum a mesma rua de um lado ter um CEP e do outro ter outro CEP). Por outro lado, ao fornecer os ficheiros de distritos e concelhos permite uma selecção progressiva dos códigos postais, com campos auto-actualizados como descrevi no meu primeiro post.

Mas mesmo assim, o problema com que me deparei mantém-se, uma grande quantidade de ruas que ainda não tem nome nem CEP, por vezes por motivos muito legítimos. Por isso eu abandonei a solução CEP e optei pela solução, Distrito + Concelho + Cidade (Freguesia) com campos de selecção sequencial como solução principal, permitindo também ao utilizador do portal pesquisar imóveis por CEP mas na certeza que pesquisar por CEP não retornava todos os imóveis da área em questão. Não dispondo da informação dos CEP a solução de campos JS auto actualizados para Distrito+Concelho+Cidade.

Esta estrutura é mais ou menos seguida em todos os paises com uma dimensão mais ou menos significativa, como Espanha, Italia, Suiça, França, Estados Unidos, e parece-me que também Brasil. Em alguns casos, porque a quantidade de informação é demasiado grande para ser carregada numa página HTML a solução passa por uma escolha prévia do primeiro campo, no meu caso Distrito, no caso do Brasil, Estado; onde optei por exibir um mapa de Portugal em Flash onde ao clicar num Distrito fazia uma selecção prévia do primeiro campo e reduzia muito a informação carregada na página HTML. Repara que esta solução nem é original, há um sem número de sites que utiliuzam o mesmo método, como podes ver em http://www.remax.pt/mapa.aspx

O motivo do meu post inicial foi tentar mostrar ao <i>yourwebmaker</i> que a solução CEP certamente não seria a melhor e mostrar os motivos pelos quais não seria a melhor. Um necessidade de qualquer programador é por vezes mostrar ao cliente que a solução que ele tinha imaginado não é a melhor e em alguns casos nem é exequível. Além disso, mostrar o caminho pelo qual eu optei.

Outro factor que levou a agência imobiliária a optar pela minha solução foi que ao indicar o CEP resumido, no nosso exemplo "5180" é que abarcava uma área demasiado grande (pouca informação para o utilizador do portal) e considerando o CEP completo "5180-104" abarcava uma área demasiado pequena (muita informação para os concorrentes :)

Estás a ver o que arranjaste? Já me doem os dedos de escrever.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ha GPS em que eh possivel fazer buscas por CEP, soh o q seria necessario seria um mestre jedi para tirar essa informaçao la de dentro ja q esta bit-coded

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendi... você já não está usando um webservice para preencher os dados do endereço utilizando o CEP??????

Compartilhar este post

Link para o post

DCD , creio que nossa estrutura de CEP siga o mesmo critério hierarquico , a minha reclamação é o fato dos dados aqui não estarem públicos, nosso governo atual vive repetindo o bordão "republicano" mas pouco o pratica.

Aqui na empresa em que trabalho (um plano de saúde) precisamos destas informações para fazer escalas médicos x pacientes por região, uma forma que vimos foi usar o CEP

para o "grão" da informação , assim conseguimos agrupar por bairros e regiões, isto aqui é informal não existindo juridicamente.

Esta é uma coisa muita legal na Web, poder trocar ideias com colegas a quilometros de distância.

A gente não precisa de acordos para unificar a Língua a gente precisa é de mais troca cultural.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma base de cep mais tá meia desatualizada, o que eu faço pra resolver é fazer a pesquisa, se nao tiver na base eu pego do webservice.

Quem quiser so me mandar email ou mp

Compartilhar este post

Link para o post

Daew... eu achei uma base completa com todos os ceps e talz... mas não estou sabendo como linká-las...

(1) Tem esse aqui, com os estados e cidades do brasil, que é super simples de usar: http://www.webartz.com.br/mysql/banco-mysql-de-cidades-e-estados-do-brasil/

(2) E tem esse aqui, que tem todos os ceps, e bairros e ruas do brasil: http://www.webartz.com.br/mysql/banco-de-dados-de-cep-de-todo-brasil/

O segundo (2), tem todos os dados, só que é uma complicação medonha pra poder procurar alguma coisa.

Alguém sabe como usá-la (2)?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.