Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Lucas Vida

Sugestão de Livros

Recommended Posts

Galera, estou querendo (E necessitando muito) a aprender Maya ou 3d Studio Max. Sendo assim gostaria de sugestão de livros, apostila e tutos. Começando do zero mesmo, desde o básico do menu, a renderização e animação 3d...Tem algo que vocês sugerem???

Obrigado

Bom, para 3DS Max, tem o já clássico site Escultopintura, sempre indicado por quem pede dicas de como iniciar. Os tutoriais são bem divididos por tópicos e muito bem explicados.

Eu tenho diversos livros sobre 3DS Max, mas os que mais dão resultados, para mim, são os da Focal Press:

Game Character Modeling And Animation With 3ds Max - para modelagem de personagens voltado para games

Essential Cg Lighting Techniques With 3ds Max - só sobre iluminação

Polymodeling With 3ds Max - sobre modelagem poligonal, bem bacana. é um 'making of' gigante de alguns modelos, poligono por poligono.

Realistic Architectural Visualization With 3ds Max - sobre texturização e iluminação voltado para visualização arquitetônica.

Você deve ter percebido que não indiquei nenhum livro para iniciantes. A minha explicação para isso (e peço desculpas se ofender algum autor) é que eu ainda não ví nenhum livro decente para iniciantes. Tenho alguns em casa, mas a impressão que dá é que você precisa já entender do assunto para conseguir entender o livro, o que meio que invalida a função do mesmo :) , ou então são mal elaborados mesmo. E digo isto tanto sobre autores internacionais quanto nacionais, alguns inclusive sempre recomendados por aí. A Bíblia, Estudo Dirigido, Completo e Total, diversos títulos que prometem ensinar o básico, mas que acabam frustrando o leitor novato pela falta de acessibilidade ao conteúdo.

Por isso, para iniciar, recomendo o site acima citado, que foi basicamente onde eu comecei a aprender o 3DS Max, assim como o grupo de estudos deste fórum, que ensinou muita gente quando estava a todo o gás, assim como tutoriais em outros sites, como o www.tutorialized.com, www.cgarena.com ou o forum do CGSociety

Bom, desculpe pelo post longo, espero que tenha ajudado.

E sempre que tiver alguma dúvida, fique a vontade para pedir ajuda por aquí!

Caro Kemoth,

Agradeço de mais pelas excelentes dicas ao qual me deu. Peço desculpas pela demora

pois devido a correria e outras prioridades (Como estudos e cursos) acabei deixando o 3D

um pouco de lado, mesmo na época do post sendo de extrema importância para min. Bom, como

terminei meu curso estou com um pouco mais de tempo, sendo assim quero voltar a conhecer melhor

esse maravilhoso mundo do 3D. Já tive contatos com alguns softwares como Blender, 3D Max, Maya e Cinema 4D.

Porém nunca saiu nada...heheheh. Mas agora estou procurando mais instruções e fontes de estudo para

poder de fato iniciar com 3D ao qual sou apaixonado.

Vou ver se adquiro alguns desses livros ao qual você recomendou.

Agradeço mais uma vez e peço desculpas de novo por não ter retornado antes o tópico.

Abração

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.