Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Alto preço ainda atrapalha avanço da banda larga no Brasil

Recommended Posts

Alto preço ainda atrapalha avanço da banda larga no Brasil

 

Brasileiros pagam tarifas 18 vezes maiores que os japoneses e 7,2 vezes maiores que os americanos quando o assunto é banda larga, destaca o último boletim Radar do IPEA sobre a situação da conexão de alta velocidade no país.

 

O alto preço ainda é o maior entrave para o crescimento da inclusão digital. O levantamento questiona também o fato da população brasileira pagar por um preço maior que os países citados e, no entanto, utilizar um serviço com velocidades de acesso bastante inferiores.

 

Para se ter uma idéia, no Brasil há 10,1 milhões de pontos de acesso de banda larga. Destes, mais da metade (66%) não tem banda superior a 1MB, o que inviabiliza o acesso a som e vídeo com o padrão mínimo de qualidade.

 

O instituto ainda aponta que além do preço, qualidade do serviço, cobertura da rede e taxas de transmissão são fatores que dificultam o acesso à banda larga no país. Como solução para o problema, o estudo propõe o aumento da concorrência para oferecimento dos serviços, redução da carga tributária – tanto para a prestação de serviço como para a importação de equipamentos – e investimentos em infraestrutura.

 

Baseado em dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o estudo aponta que o investimento na universalização da banda larga poderia “reduzir desigualdades e aumentar a coesão social”.

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.