webfuture 0 Denunciar post Postado Janeiro 19, 2010 Boa noite pessoal, estou com uma dúvida, estou começando a programar em VB, programo em asp e php há bastante tempo mas em vb não muito, sei que é bem parecido com asp mas tenho duvidas em alguns itens como por exemplo eu tenho em um form dois campos text sei como pegar o valor deles mas para gravar no banco é que esta o problema, em teste tentei gravar em um banco de dados access, vi na internet um codigo que era bem proximo do asp mas tentei e não foi certo, acredito que precise definir conexão ou algo mais, alguem tem como me ajudar ? Olhem o código que tenho ate agora, quando clica no botão entrar por exemplo: Private Sub entrar_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles entrar.Click If usuario.Text = "administracao" And senha.Text = "teste" Then Dim sql Dim oODBCConnection As Odbc.OdbcConnection Dim sConnString As String = _ "Driver={Microsoft Access Driver (*.mdb)};" & _ "Dbq=c:\projeto\dados.mdb;" & _ "Uid=Admin;" & _ "Pwd=" oODBCConnection = New Odbc.OdbcConnection(sConnString) oODBCConnection.Open() sql = "insert into tb_usuarios(usuario, senha) values(" '" & usuario & "'","'" & senha & "'")" oODBCConnection.Execute(sql) Me.Hide() home.Show() Else MsgBox("Acesso negado, verifique seu usuário e senha !") End If End Sub Com este codigo da o seguinte erro:Error 'Execute' is not a member of 'System.Data.Odbc.OdbcConnection'. No form inicial eu tenho os dois campos ai tentei fazer no banco para testar não vai ser esta a função. Xavier Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Claudio Neto 3 Denunciar post Postado Janeiro 20, 2010 Realmente a forma como deve fazer é quase idêntica ao que faz em ASP. A única diferença é que em ASP você usa o createobject para criar sua variável de conexão, e no VB você adiciona o componente certo. Mas olha só, ao invés de trabalhar com o odbc, trabalhe com ADODB. Te dará um suporte bem melhor e vai funcionar esse execute que está dando erro. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alex9999 0 Denunciar post Postado Janeiro 26, 2010 Webfuture: Caro: Defina 3 variáveis dessa forma: Public massa As Workspace Public banco As Database Public regvenda As Recordset Depois abra a conexão em algum ponto do programa (1 vez somente) Set massa = Workspaces(0) Depois abra o banco de dados propriamente dito (1 vez somente) Set banco = massa.OpenDatabase(App.Path & "\loja.mdb", False, False, ";pwd=auau") Se não tiver senha tire o ";pwd=auau" Para acessar os recordsets ou tabela, use: Set regvenda = banco.OpenRecordset("loja", dbOpenTable) onde loja é o nome de uma tabela. Se desejar abrir com select, use: Set regvenda= banco.OpenRecordset("select * from cliente" _ & " where ccodicli = '" & icodcli.Text & "'") Post se deu certo. Alex. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
webfuture 0 Denunciar post Postado Janeiro 29, 2010 Olá Alex, antes de ver este post havia feito um teste no VB6 com o seguinte código: Dim cn As New ADODB.Connection Dim sql As String Dim rs As New ADODB.Recordset cn.ConnectionString = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\projeto\dados.mdb;User Id=admin;Password=" cn.Open() sql = "Select nome, usuario, senha from tb_usuarios" rs.CursorLocation = adUseClient rs.Open(sql, cn, adOpenForwardOnly, adlockpessimistic) If usuario.Text = "administracao" And senha.Text = "102030" Then If rs.EOF Then MsgBox("Não há dados para exibir ! ") Else nome_conta = rs.Fields("nome") empresa = rs.Fields("usuario") email = rs.Fields("senha") End If Me.Hide() home.Show() Else MsgBox("Acesso negado, verifique seu usuário e senha !") End If Funciona perfeito no VB 6 mas no 2008 ou 2010 usando visual studio olha os erros Tentei algumas coisas mas não consegui ainda fazer funcionar. Error 1 Name 'adUseClient' is not declared. C:\Projeto\WindowsApplication1\WindowsApplication1\Form1.vb 68 33 WindowsApplication1 Error 2 Name 'adOpenForwardOnly' is not declared. C:\Projeto\WindowsApplication1\WindowsApplication1\Form1.vb 69 30 WindowsApplication1 Error 3 Name 'adlockpessimistic' is not declared. C:\Projeto\WindowsApplication1\WindowsApplication1\Form1.vb 69 49 WindowsApplication1 Error 4 Name 'nome_conta' is not declared. C:\Projeto\WindowsApplication1\WindowsApplication1\Form1.vb 78 17 WindowsApplication1 Error 5 Name 'empresa' is not declared. C:\Projeto\WindowsApplication1\WindowsApplication1\Form1.vb 79 17 WindowsApplication1 Error 6 Name 'email' is not declared. C:\Projeto\WindowsApplication1\WindowsApplication1\Form1.vb 80 17 WindowsApplication1 Xavier Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
scorpio 7 Denunciar post Postado Janeiro 30, 2010 No .Net tem uma maneira melhor para fazer. ADO.NET Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Claudio Neto 3 Denunciar post Postado Fevereiro 1, 2010 Estou movendo seu tópico para Plataforma .Net - Windows Application. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Fevereiro 1, 2010 É vb 6 ou .net? Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
TsR 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2010 Olá.. Se intendi direito você quer fazer um sistema de login né? Segue link de um exemplo de um projeto com Validação de Login, Novo Usuario e Sistema de Permisões Projeto Espero que ajude. Att Thiago Thomaz. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites