Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Wikipédia terá vídeos, mas não em Flash

Recommended Posts

Wikipédia terá vídeos, mas não em Flash

 

Recentemente, a Open Video Alliance, formada por Mozilla, Miro, Kaltura e Faculdade de Direito da Universidade de Yale, lançou uma campanha para incentivar o uso de vídeos dentro de verbetes da Wikipédia. Chamada de Let's Get Video on Wikipédia, a iniciativa ensina aos usuários incluir trechos em vídeo na enciclopédia online.

 

O formato de vídeos adotado pela Wikipédia deve ser o Theora, compressor de vídeos de código aberto. O player também será de código aberto, implementado no novo HTML 5, em vez dos players em Flash.

 

O site da campanha explica aos usuários como realizar as conversões necessárias, e a Miro até disponibilizou gratuitamente um conversor de vídeos para Mac e Windows, com o objetivo de facilitar a vida daqueles que querem contribuir com vídeos para a Wikipédia.

 

De acordo com o Geek, a iniciativa da Open Video Alliance é um tanto ousada, visto que o HTML 5 ainda não foi implementado de forma consistente nos navegadores web, pois ainda não está finalizado. Isso significa que os vídeos em Flash devem continuar populares por um bom tempo.

 

Quanto ao Theora, o formato pode enfrentar forte oposição de grandes players como Apple e Microsoft. Apesar de ser um dos defensores do HTML5, Steve Jobs vê como ameaça formatos abertos como o Theora, e preferiria ter players HTML 5 rodando formatos proprietários como o próprio H.264, por motivos que incluem proteção de segredo industrial e promoção de tecnologias DRM.

 

Sendo assim, caso a Open Video Alliance consiga promover a adoção de vídeos HTML 5 + Theora na Wikipedia, Apple, Microsoft e outras empresas poderão ser obrigadas a adotar esse padrão para suprir a demanda dos usuários.

 

Com informações de Geek

 

Fonte: iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disseram na matéria. Atitude bastante ousada da Wikipédia.

 

Só o futuro dirá se acertaram na escolha do novo padrão de compressãod e vídeos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, de certa forma isso, nos encoraja a iniciarmos o desenvolvimento de aplicações web focados no html 5, ressaltando também a instabilidade do flash player e de seus frequentes crashs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu apoio. HTML5 é o futuro presente! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.