Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

SladZ

Banco de dados para registro de movimentaçãoes de patrimônios.

Recommended Posts

Olá.

Eu não conheço muito de Access, na verdade não conheço muito de banco de dados, por isso peço a ajuda de vocês. Estou desenvolvendo um sistema interno onde trabalho, para nós técnicos, registrarmos as movimentações de máquinas e monitores, que têm patrimônio e número de série. Neste sistema, deverá também mostrar o histórico por onde este patrimônio passou, para termos controle de tudo.

Eu pensei no seguinte, criar uma tabela para máquina e uma para monitor, contendo os seguintes campos:

- Patrimônio;

- Número de Série;

- Localização Atual;

- Local de Destino;

- Número de Chamado (da solicitação, também para controle);

- Usuário (aqui seria o técnico que efetuou o remanejamento, podendo ser um campo, ou um login que cada um terá no sistema).

Gostaria de saber se vocês poderiam me dar ideias para clarear como isso funcionaria, se essa minha ideia é válida e boa, se vocês tem alguma ideia melhor de como posso fazer. Estou com essas dúvidas, pois nunca trabalhei muito com banco de dados e sou iniciante na área.

Só para observação, o sistema será desenvolvido em C#.

Agradeço desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, considere tudo o que eu falar no contexto do eu faria e não de uma regra, pois não sou dono da verdade

Eu faria diferente:

- Localização Atual; Local de Destino não são necessários se você guarda o histórico, o que quero dizer, o último item do histórico determina o local atual.

Nº de Série pode ser um campo da tabela patrimônio,

Não sei como é sua estrutura quanto ao cliente, mas Localização pode ser substituída por uma tabela chamada Departamento.

Caso a máquina vá para uma pessoa, crie uma tabela pessoa.

Eu criaria a principio as seguintes tabelas:

Patrimônio

Armazena os patrimônios propriamente ditos.

Tipo_Patrimônio

Como os patrimônios podem ser monitores, máquinas etc é interessante que seja feita uma classificação mínima

Departamento

Departamentos da empresa, pois ninguém lembra o setor de todo o mundo.

Usuário

Pessoas que fazem uso dos equipamentos

Operador

Pessoas que manipulam o sistema propriamente dito.

Alguns cuidados importantes, máquinas são variantes quase que extremas, pois muda tudo, placamãe, memoria, processador e quase ninguém mantem o padrão de máquina igual, se você faz isso ALELUIA, ou seja crie um padrão de cadastro de máquina, um padrão de monitor.

Pense que mais importante que inserir informações em um banco de dados é consultá-las e ter no momento em que essa informação é realmente necessária algo completo e que possa condizer com a realidade.

Se o volume de dados for muito pequeno use o Access, se for médio use o MySQL ou uma versão Express do SQL Server ou Oracle.

Não é exagero não, mais em Banco de Dados prefiro pecar no excesso do que na falta.

Espero que tenha ajudado.

msn: eclesia-design@hotmail.com

twitter: rjdanielcosta

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela resposta.

As ideias são interessantes. No caso dos locais, você pensou como o sistema deixar registrado o histórico, certo? Mas não precisaria de uma tabela para esses registros?

Quanto a máquinas e monitores é tudo padrão aqui, o que importa é patrimônio e número de série para controle nosso...

Te adicionei no msn, se você não se importar. Aí se puder ajudar de lá também, agradeço muito hehehe...

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela resposta.

As ideias são interessantes. No caso dos locais, você pensou como o sistema deixar registrado o histórico, certo? Mas não precisaria de uma tabela para esses registros?

Quanto a máquinas e monitores é tudo padrão aqui, o que importa é patrimônio e número de série para controle nosso...

Te adicionei no msn, se você não se importar. Aí se puder ajudar de lá também, agradeço muito hehehe...

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.