Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Prado

Visitar/Acessar conteúdo é um Caso de Uso?

Recommended Posts

Olá!

 

Estou fazendo um trabalho de faculdade e montando um CMS customizado para uma ONG.

 

 

Quando o visitante acessa qualquer conteúdo do portal, o sistema tem que pegar o conteúdo no banco, o template relacionado e as imagens relacionadas para "montar o conteúdo na tela".

 

 

Além disso eu tenho um caso de uso chamado Registrar visita, que trabalhará como um Log do conteúdo acessado. (como hora e conteúdo acessado para que o administrador do site possa consultar quais conteúdos foram mais acessados, etc.)

 

 

Gostaria de saber se preciso fazer um caso de uso chamado Visitar/Acessar conteúdo, sendo que o caso de uso Registrar vísitas seria um Include deste caso de uso;

 

 

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Prado,

 

Caso de uso descreve uma interação entre o usuário e o sistema, dessa forma:

 

Visitar conteúdo http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Quem visita o conteúdo é o usuário.

 

Se o usuário interage com a aplicação de alguma forma relevante, então você está diante de um caso de uso.

 

PS: Registrar Visita não é um caso de uso e sim uma Atividade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Prado,

 

Caso de uso descreve uma interação entre o usuário e o sistema, dessa forma:

 

Visitar conteúdo http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Quem visita o conteúdo é o usuário.

 

Se o usuário interage com a aplicação de alguma forma relevante, então você está diante de um caso de uso.

 

PS: Registrar Visita não é um caso de uso e sim uma Atividade.

 

Boa noite João.

 

Não entendi a diferença... o que seria uma Atividade???

 

Onde eu documentaria esta "atividade" do meu sistema???

 

Obrigado

 

Rodrigo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi a diferença... o que seria uma Atividade???

 

Bom Rodrigo, valendo-se de que "uma imagem vale mais do que 1000 palavras", segue os dois diagramas:

 

Use Case Diagram:

Imagem Postada

 

Activity Diagram:

Imagem Postada

 

Caso ainda restem dúvidas é só perguntar que utilizamos texto em vez de imagens para explicar. ;)

 

 

PS: Sugiro fortemente o uso do Eclipse UML2 Tools, é free e você não terá seus diagramas poluídos com marcas d'água.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia João, entendi!

 

Esse caso de uso Registrar Visita não existe, né?

Terei que fazer o diagrama de atividade também... então farei bem parecido com essas figuras o registrar visita.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse caso de uso Registrar Visita não existe, né?

Então, como ilustrei nos diagramas, Registrar Visita seria uma atividade e Visualizar Conteúdo um caso de uso.

 

Veja:

 

Um caso de uso representa uma unidade discreta da interacção entre um usuário (humano ou máquina) e o sistema. Um caso de uso é uma unidade de um trabalho significante.

 

No processo de desenvolvimento de sistemas, atividade é definida como um comportamento ou uma ação para a qual possa ser visualizado um início e um fim; isto é, algo passível de execução.

 

Perceba que descrevemos o que ocorrerá quando o o usuário for "Visualizar o Conteúdo", veja que, se o usuário não estiver logado o comportamento será "Oferece Diálogo de Login".

 

Fazer Login é um caso de uso, quando os dados do login forem enviados você estará diante de uma atividade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.