Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rikw22

Vários hardware's rodando a nuvem (na prática, tem como?)

Recommended Posts

Tenho visto um bafafá enorme sobre o tal do Clound Computing, últimos tempos até o Ubuntu Server entro na moda, mas oq até agora não consegui entender, é como isto funciona na prática.

Por exemplo:

tenho 3 servidores, interligados por fibra óptica, e 1 servidor para storage via NFS, como eu faço para transformar dos 3 a tal da "nuvem”, e como posso conseguir redundância com eles(se uma delas parar como a outra vai assumir automaticamente[isso existe na prática ou é só mais uma lenda urbana?]), qual o software? é preciso hardware especifico para essa redundância ocorrer?

Já li bastante sobre o vSphere, ESXi, Xen, mas não consigo chegar a respostas das minhas perguntas.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este tópico seria muito interessante!!! ... se alguém respondesse. Estou pesquisando também sobre o assunto, trabalho com hospedagem web.

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que seria interessante, faz uns 2 anos que ando procurando material na web pra montar um ambiente CLOUND, mas sem sucesso.

Tenho acesso a um bom hardware para efetuar testes mas nunca iniciei os mesmos por falta de orientação.

Aguardo alguém que nos possa dar uma LUZ sobre o assunto.

Abraços \o

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu não tenho uma VAAASTA experiência no assunto, mas vou tentar responder com algumas coisas que sei, tentar transpor meu ambiente de desenvolvimento par ao de vocês.

Ao meu ver creio que seja totalmente possível, a ideia de rodar o programa a partir de um único ponto é realmente possível, o mais próximo que você pode chegar disso sem fazer muita coisa é ter um servidor e rodar o mesmo exe através de vários aplicativos, ou então acessar o mesmo arquivo exe por um servidor online. Creio que a plataforma Cloud seja totalmente compatível com este tipo de coisa, não sei como fazê-lo, mas tenho alguma lógica sobre o funcionamento.

Quanto ao esquema das redundâncias, eu acredito que se você colocar as três máquinas para rodarem em conjunto, fazendo as mesmas coisas porém dividindo as tarefas entre elas, e quando uma parar a outra assumisse completamente as tarefas da mesma que parou, seria possível criar um sistema de redundância, onde nunca haveriam problemas de rede e de faltar de servidores, ou queda de algum tipo.

Mas é apenas a minha opinião, e eu não sou muito letrado neste assunto, mas acredito que seja possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.