Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

William M

[Resolvido] Chamar uma função a partir de uma String

Recommended Posts

Olá pessoal estou tentando criar uma classe usando reflection para setar valores em variaveis e para recuperar valoes de variaveis

Gostaria de saber como posso chamar uma função/metodo através de uma string.

Eu ja consegui recuparar o nome dos métodos, agora gostaria de executar esses métodos

Segue exemplo:

class Pessoa{
private $nome
private $idade;

public function getNome(){
return $this->nome;
}
public function getIdade(){
return $this->idade;
}
}

public SuperDAO{
public setValores($ob){
$arrayMetodos = obtemMetodos();
foreach ($metodos as metodo){
$obj->metodo();//aqui esta o problema eu consegui pegar os metodos agora como eu chamo ele
//eu tenho o nome da classe, peguei com reflection e tenho o nome do método, mas tudo isso 
//como string, agora eu quero executar
}
}
}

Desde já agradecido

William Miranda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hi.

Então, pra isso, há a função eval() do PHP:

http://www.php.net/manual/pt_BR/function.eval.php

Creio que ficaria algo do tipo:

foreach($metodos as metodo){
	eval("$obj->" . $metodo . "()");

Btw, não creio que seja uma boa prática.

Devem haver outros meios de se fazer isso. x)

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, esse diacho de código funciona? Imagem Postada

Dá uma olhada nele indentado:

// Essa primeira classe está certa
class Pessoa {

private $nome;
private $idade;

public function getNome(){
return $this->nome;
}

public function getIdade(){
return $this->idade;
}
}

// Aqui começa a confusão

public SuperDAO {

public setValores($ob) {

$arrayMetodos = obtemMetodos();

foreach($metodos as metodo) {

$obj->metodo();
}
}
}

Aparentemente, setValores() é um método de uma classe chamada SuperDAO. Mas SuperDAO não é uma classe. Cadê a palavra-chave class antes do nome.

Ao contrário, tem um public, que define a visibilidade de um método ou propriedade. Classes não tem visibilidade.

Continuando, no método setValores(), há o parâmetro $ob. Onde você usa ele? Levando em conta que ele seria o objeto do contexto para a chamada do método, o parâmetro deveria ser $obj, pois é a partir dele que o método está sendo invocado.

Descendo mais um pouco, de onde vêm obtemMetodos() é uma função e não um método, logo pressupõe-se que já tenha sido declarada, talvez, através de um arquivo incluído.

Pelo que falou, você usaou Reflection para listar os métodos. Então você usou algo relacionado a OO, enfiou o resultado numa função procedural e está usando de volta em outra classe? Santa gambiarra, hein? Imagem Postada

Mas vá lá.

Pra terminar a leva, você faz:

foreach($metodos as metodo) { ...

Cadê o cifrão de metodo (depois do as)

Tem MUITA coisa a ser corrigida aí. Eu apontei algumas porque eu mesmo não sei tudo. Mas pelo menos consertando essas o código vai, pelo menos, rodar.

Compartilhar este post

Link para o post

FVOX valeu cara eu não lembrava da função eval.

Btw, não creio que seja uma boa prática.

Devem haver outros meios de se fazer isso. x)

Quanto a boa prática cara, estou tentando fazer um framework de persistencia para mim, sei que tem um monte por aí, mas como sou programador Java estou me aventurando com php, pois é uma linguagem que curto desde a época da faculdade.

A minha intensão é criar um Dao genérico, com injeção de dependencia, ou seja, eu crio uma instancia do classe GenericDAO passando no construtor o (Bean), ou melhor, a classe que só possui get e set, poderia ser um VO também, e com essa classe ele pegar os valores contidos nos getter , os nomes dos atributos e montar as querys basicas (CRUD), acho que vai ficar bem legal, inicialmente vou fazer assim mesmo, só para funcionar depois vou ver se disponibilizo para a galera dá uma melhorada pra mim.

Vou ver se faço um mini PHPHibernate......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Quem sab com a ajuda da galera eu não chegue lá

IMAGGENS

Primeiro, esse diacho de código funciona?

Quanto ao codigo era ficticio, só para vcs entenderem a muinha necessidade.Fiz na hora aqui dentro do editor de post, nem verifiquei se estva certo.

Mas mesmo assim obrigado Galera.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :joia: :joia: :joia: :joia: :joia: Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou certo se essa sua declaração pode ser dada como aviso de Resolvido. Foi?

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou certo se essa sua declaração pode ser dada como aviso de Resolvido. Foi?

RESOLVIDO

Agora está melhor ??

É que eu não consegui mudar o titulo do POST para colocar como Resolvido, mas é bom a gente fazer uma interpretação de texto !

Compartilhar este post

Link para o post

Publicamente, que acredito que é humanamente mais ético, peço desculpas por uma possível, se é que existente, má interpretação quanto ao termo "diacho" que usei e que foi, propositalmente ou não, evidenciado na citação de sua penúltima resposta.

Em momento algum tive a intenção empregar um termo coloquialmente corriqueiro, de meu dia-a-dia, de forma ofensiva e muito menos depreciativa.

Porém...

...mas é bom a gente fazer uma interpretação de texto !

Interpretar texto é mutio diferente de interpretar smileys, que em nada comprovam a veracidade de uma sentença.

Compartilhar este post

Link para o post

Publicamente, que acredito que é humanamente mais ético, peço desculpas por uma possível, se é que existente, má interpretação quanto ao termo "diacho" que usei e que foi, propositalmente ou não, evidenciado na citação de sua penúltima resposta.

Em momento algum tive a intenção empregar um termo coloquialmente corriqueiro, de meu dia-a-dia, de forma ofensiva e muito menos depreciativa.

Porém...

...mas é bom a gente fazer uma interpretação de texto !

Interpretar texto é mutio diferente de interpretar smileys, que em nada comprovam a veracidade de uma sentença.

Cara não faça tempestade em copo d'agua eu acho que você não leu a minha primeira mensagem toda. Eu havia agradecido ao VFox pois não lembrava da função eval.

Fiz um quote sobre a questão que ele me perguntou de boas praticas, depois agradeci a você, mesmo você não tendo me ajudado em nada, ao contrario só criticou e não prestou atenção no titulo.

Forum é para troca de informações, uns perguntam outros respondem as duvidas requisitadas pelo criador do topico.

Seja mais efetivos em suas resposta, reponda apenas aquilo que será util.

O post ja esta assinado como resolvido agora contenha-se em ficar falando coisas que não são relativas ao post.

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores,

Como o problema já foi resolvido, estou fechando o tópico.

William, caso tenha alguma coisa à dizer, por favor, o faça via MP; Pode ser para mim ou qualquer moderador.

Abraços.

Imagem Postada

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.