Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sentinela

[Resolvido] Preenchimento automático de dados no formulario

Recommended Posts

Prezados Amigos,

Sou novo aqui no fórum e novo também em programação, preciso de ajuda para solucionar um problema:

Estou desenvolvendo um formulário para cotação de seguro de automóvel, o problema é que este formulário pede o preenchimento dos dados pessoais do "segurado" (nome, cpf, endereço, nasciment...) e pede os mesmos dados do "Principal Motorista", o problema que em boa parte, o segurado e o principal motorista são a mesma pessoa, e gostaria que funcionasse da seguinte forma:

Haverá um botão Seletor com a pergunta: "Relação do Segurado com o principal motorista" se a seleção for "O próprio" preencher automaticamente os campos do formulário e caso a seleção seja por exemplo "Filho ou Conjuge" deixar o campo habilitado para preencher os dados, pois serão dados diferentes dos já preenchido.

Não desejo ajuda de BancoDados pois se trata do mesmo formulário numa mesma página, que ao final de todo o preenchimento, tudo é enviado pela função mail() do php, portanto preciso saber:

1) Qual script deve ser inserido?

2) Onde inserir o script no formulário.html?

3) O que preciso alterar no envia-formulario.php (que mando os dados para meu e-mail)para enviar os dados preenchidos automaticamente pelo script

4) Existe algo no jQuary que poderia ajudar?

Espero ter explicado com clareza.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Qual script deve ser inserido?

um javascript simples.

mais ou menos assim:

se o valor do select, for igual a 'O próprio'

-> pega o valor do campo nome do proprietário, e joga no campo nome do motorista

-> pega o valor do campo n° habilitação...

//o mesmo para os demais campos

2) Onde inserir o script no formulário.html?

dentro do par de tags
<script></script>
preferencialmente na seção <head> do documento

3) O que preciso alterar no envia-formulario.php (que mando os dados para meu e-mail)para enviar os dados preenchidos automaticamente pelo script

nada, se já estiver funcionando normalmente, não precisa mudar nada.

4) Existe algo no jQuary que poderia ajudar?

se você não souber lógica básica de programação, e não conseguir fazer if, .value = ___.value

não adianta pensar em jQuery

^_^

Compartilhar este post

Link para o post

William,

É exatamente o que preciso.

Desculpe a minha ignorância, sou realmente leigo, sei o básico do básico.

Poderia por gentileza, postar um exemplo deste "javascript simples"? Pois a minha dúvida não é a lógica, mas de como deve ser a disposição dos códigos.

como usar o script para popular os campos do formulário, condicionado "if" (o próprio) "else"( caso contrário deixe sem preencher)....desculpe se compliquei ou se escrivi bestira..rs

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplo:

<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function id( el ){
	return document.getElementById( el );
}
function copia_apaga( copia, value ){
	return copia=='copia' ? value : '';
}
function copia_motorista( copia )
{
	id('nome_motorista').value = copia_apaga( copia, id('nome_proprietario').value );
	id('carteira_motorista').value = copia_apaga( copia, id('carteira_proprietario').value );
}
window.onload = function()
{
	id('vinculo').onchange = function()
	{
		if( this.value=='O Próprio' )
			copia_motorista( 'copia' );
		else
			copia_motorista( 'apaga' );
	}
}
</script>
<style type="text/css">
label { display: block; }
</style>
</head>
<body>
	<form action="" method="post">

<fieldset>
			<legend>Proprietário</legend>
			<label>Nome: <input type="text" name="nome_proprietario" id="nome_proprietario" value="Bruno" /></label>
			<label>Carteira: <input type="text" name="carteira_proprietario" id="carteira_proprietario" value="14121988" /></label>
		</fieldset>

<label>Vínculo: <select name="vinculo" id="vinculo">
			<option value="">--</option>
			<option value="O Próprio">O Próprio</option>
			<option value="Irmão">Irmão</option>
			<option value="Desconhecido">Desconhecido</option>
		</select></label>

<fieldset>
			<legend>Motorista</legend>
			<label>Nome: <input type="text" name="nome_motorista" id="nome_motorista" value="" /></label>
			<label>Carteira: <input type="text" name="carteira_motorista" id="carteira_motorista" value="" /></label>
		</fieldset>
	</form>
</body>
</html>

Compartilhar este post

Link para o post

Cara! você é meu heroi

Obrigado mesmo, resolveu meu problema.

Abraço e Deus lhe abençoe seu trabalho.

Alê

Cara, você é meu heroi...rs

Resolveu meu problema, funcionou certinho no meu formulário.

Obrigado! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif :D

Compartilhar este post

Link para o post

William,

Pensei que havia resolvido tudo, mas surgiu uma nova dúvida sobre este script:

Todos os dados que são preenchidos manualmente no campo do "PROPRIETÁRIO" são copiados para o "MOTORISTA" corretamente, porem os dados selecionados pelas caixas de seleção, não são copiadas para o motorista, inclusive já inseri "id" nos valores e apontei no script, mas não funcionou. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ermm.gif :(

Pode me ajudar novamente me mostrando um exemplo de como resolver? ;)

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Prezado William,

Fiquei feliz antes da hora, tenho outro problema.

Veja o que foi feita no post anterior:

http://forum.imasters.com.br/index.php?/topic/409536-preenchimento-automatico-de-dados-no-formulario/

surgiu uma nova dúvida: :(

Todos os dados preenchidos manualmente nos campos do "PROPRIETARIO" são copiados automaticamente para os campos "MOTORISTA", o problema é que todos os dados selecionados pelas caixas de seleção do formulário no campo do proprietário, não são copiados, já inseri "id" e apontei no script, mas mesmo assim não funcionou, pode por favor mais uma vez me dar um exemplo de como resolver isto? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

opa! legal essa de selecionar <select> cara.. fiz uma funçãozinha aqui...

<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function id( el ){
	return document.getElementById( el );
}
function copia_apaga( copia, value ){
	return copia=='copia' ? value : '';
}
function copia_motorista( copia )
{
	id('nome_motorista').value = copia_apaga( copia, id('nome_proprietario').value );
	id('carteira_motorista').value = copia_apaga( copia, id('carteira_proprietario').value );
}
function selected( select_value, select )
{
	var options = select.getElementsByTagName('option');
	for( var i=0; i<options.length; i++ )
	{
		if( options[i].value==select_value )
			return options[i].selected = true;
	}
}
window.onload = function()
{
	id('vinculo').onchange = function()
	{
		if( this.value=='O Próprio' )
		{
			copia_motorista( 'copia' );
			selected( id('sexo_proprietario').value, id('sexo_motorista') );
		}
		else
		{
			copia_motorista( 'apaga' );
			selected( '', id('sexo_motorista') );
		}
	}
}
</script>
<style type="text/css">
label { display: block; }
</style>
</head>
<body>
	<form action="" method="post">

<fieldset>
			<legend>Proprietário</legend>
			<label>Nome: <input type="text" name="nome_proprietario" id="nome_proprietario" value="Bruno" /></label>
			<label>Carteira: <input type="text" name="carteira_proprietario" id="carteira_proprietario" value="14121988" /></label>
			<label>Sexo: <select name="sexo_proprietario" id="sexo_proprietario">
				<option value="Feminino">Feminino</option>
				<option value="Masculino" selected="selected">Masculino</option>
			</select></label>
		</fieldset>

<label>Vínculo: <select name="vinculo" id="vinculo">
			<option value="O Próprio">O Próprio</option>
			<option value="Irmão">Irmão</option>
			<option value="Desconhecido">Desconhecido</option>
		</select></label>

<fieldset>
			<legend>Motorista</legend>
			<label>Nome: <input type="text" name="nome_motorista" id="nome_motorista" value="" /></label>
			<label>Carteira: <input type="text" name="carteira_motorista" id="carteira_motorista" value="" /></label>
			<label>Sexo: <select name="sexo_motorista" id="sexo_motorista">
				<option value="Feminino">Feminino</option>
				<option value="Masculino">Masculino</option>
			</select></label>
		</fieldset>
	</form>
</body>
</html>
:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Maravilha!!!

Muito bom mesmo, agora sim deu tudo certo...rsrs

Obrigado mais uma vez pela atenção http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif :lol: http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif :D

Sem querer abusar, tenho mais duas questões sobre este assunto:

1 - Como eu faço para bloquear o que foi preenchido automaticamente? Tipo quando for selecionado "o próprio" tudo que foi copiado para "MOTORISTA" fique em cinza claro de fundo e bloqueado para alterações?

2- Por favor acesse o link abaixo e me responda se neste portal está sendo utilizado banco de dados para buscar as informações, tive esta dúvida porque todas as páginas de resultado são .html (acredito que para otimização). Se você clicar num veículo, ele te leva para a próxima página, e envia o veículo selecionado, depois você escolhe o modelo, então vai para outra página, e envia o veículo e o modelo para o formulário de cotação. A pergunta é: Que script está sendo usado nesta página? acho que melhoraria muito a usabilidade de meu site se funcionasse assim. ;)

http://www.cortacontas.com.br/seguro-ford.html

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

1 - Como eu faço para bloquear o que foi preenchido automaticamente? Tipo quando for selecionado "o próprio" tudo que foi copiado para "MOTORISTA" fique em cinza claro de fundo e bloqueado para alterações?

use o atributo HTML readonly

2- Por favor acesse o link abaixo e me responda se neste portal está sendo utilizado banco de dados para buscar as informações, tive esta dúvida porque todas as páginas de resultado são .html (acredito que para otimização). Se você clicar num veículo, ele te leva para a próxima página, e envia o veículo selecionado, depois você escolhe o modelo, então vai para outra página, e envia o veículo e o modelo para o formulário de cotação. A pergunta é: Que script está sendo usado nesta página? acho que melhoraria muito a usabilidade de meu site se funcionasse assim. ;)

http://www.cortacontas.com.br/seguro-ford.html

impossível adivinhar cara.. mas é muito dificil que tenham usado páginas estáticas.. mais provavel que esteja num banco de dados sim.

qnto ao .html, seria só usar .htaccess ou adicionar essa extensão para ser interpretada como um documento dinâmico.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.