Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

shark22h

Como mudar de área para TI?

Recommended Posts

Olá Amigos!!

 

Tenho 30 anos, tenho formação superior mas NÃO na área de informática. Foi um grande erro.

Hoje estou certo de que quero trabalhar na área de informática (programação, web, TV Digital,

conteúdos multimídia).

 

Possuo técnico em rede e em processamento de dados, e trabalho com manutenção básica de

micros (bico) e num estudio com produção audio visual.

 

Quero ingressar de vez na área de TI, por paixão mesmo, pois afinal dizem que tá pagando bem e tal,

mas a tendência é isso mudar visto que inúmeras pessoas ingressam nesta área e deve saturar

permanecendo apenas os que gostam mesmo.

 

Minha dúvida, vamos lá me ajudem:

 

O que devo fazer?

 

a) Uma graduação (4 anos ou + nessa altura do campeonato)?

 

b)um curso tecnólogo (de 2 ou 3 anos)?

 

c) um MBA?

 

d) ou um curso de extensão? Onde?

 

e) ainda pós graduação na área de informática, para ver o que dá?

 

f)Lembrando que uma faculdade presencial complicaria minha situação no trabalho de onde dependo

para até mesmo pagar esse curso, talvez algo on line seria melhor.........

 

galera o que vocês me sugerem???

 

Se tiverem cursos (EAD) ou presencial mesmo, para sugerir (algum que já tenham feito)

por favor informem...

 

 

g) E como ingressar no mercado sem experiência e sem diploma superior? COMO??????????

 

Me ajudem por favor, só quero uma direção.............

 

Vlw galera...........

Mto obrigado a todos que opinaram

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tecnologo vai te dar mais prática, costumam ser mais diretos... a graduação vai te dar uma base muito boa, estou quase me formando, não sei de tudo mas quase sempre sei como procurar... faço ciencias da computacao, a engenharia tb eh muito interessante...

 

sua idade você ainda está novo! tem gente muito mais velha começando graduação agora....

 

quanto ao emprego na area... nao tendo experiencia nem canudo, soh mesmo por indicacao, ou metendo a cara, se você se garante a procurar um emprego em desenvolvimento web por exemplo, o canudo até pesa mas em TI costumam ver o que a pessoa sabe e nao o que diz que sabe...

 

sobre o pos eu nao sei muito bem como funciona... imagino que seja meio superficial o conteudo, mas posso estar enganado...

 

na minha opiniao o tecnologo ou uma graduacao nos cursos que citei seriam as melhores opcoes... o tecnologo vai te fazer "andar logo" enquanto ciencias ou engenharia, vai te dar uma ideia do "todo" e vai te fazer um profissional mais completo digamos assim...

 

quanto ao dinheiro.... acho que nao deveria se iludir muito nao... tem muito programador ganhando menos que vendedor de loja....

 

essa eh minha opiniao. o que nao comentei das suas questoes foi para nao falar bobagem...

 

boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

diploma superior não garante emprego a ninguem..

faculdades são sistemas para enganar o povo. voce entra sem saber nada e sai sem saber menos do que sabia, além dos 4 ou 5 anos que "desperdiça".

Há aqueles que se dão bem, mas são casos raros. Pode ver no rasil mesmo, tenho amigos que sao formados em direito, contabilidade, administracao e não conseguem emprego por nao ter experiencia ou um Q.I... saca ?

aí no desespero aceita qq emprego, porque precisa sobreviver pagar as contas.. pega emprego de vendedor de sapato, atendente de caixa, etc.. e fica nesse emprego uns 2, 3, 5 anos. E nisso vai se defazando naquilo que se formou na faculdade. Ou seja, perdeu tudo.. e está mais velho, sem experiencia na area.. fica cada vez mais complicado.

 

te aconselho a fazer curso técnico específico, mas a área ti é muito abrangente..

se você escolher programação e se dedicar por exemplo 4 anos na área e de repente descobrir que nao gosta e prefere design. Aí foram mais 4 anos "perdidos".. você estará com 34 anos ficando mais dificil ingressar no mercado..

 

nessa idade ainda consegue colocaçao, mas se encostar nos 40 já era mano.. é a lei da selva..

 

você tem que escolher uma área adequada para aquilo que você quer.. não fique pensando em salario alto... isso você consegue com o tempo.. com o seu esforço próprio, seu merecimento.. Não fique procurando emprego pelo salário a menos que você tenha uma boa bagagem curricular. Mas tb nao se submeta a qq tipo de trampo.

 

 

falei um monte aí.rss, mas tipo, aconselho a procurar cursos técnicos profissionalizantes, que é onde você aprenderá de verdade, na prática e com chances de ingressar mais facilmente no mercado, além de fazer amizade com outros que tb fazem esses cursos e muitos deles já estão atuando na area e podem ser o seu Q.I. , entendeu ?

aí está um ponto que muitos nao enxergam.

 

faça uma especialização, faculdade, mba somente depois que você possuir experiência técnica.. do contrário, será deperdício de tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!!!

 

Muito obrigado pelas informações e vivÊncia que vcs compartilharam comigo.

 

e valeu também pelas palavras de incentivo.....

 

Bom, quanto a cursos técnicos eu fiz no SENAI e outro há mto tempo atrás (Proc de dados - época de DOS - esse já era rsrs)

O curso do senai foi bom mas optei por fazer redes que sempre foi um déficit em meus conhecimentos e rede é o futuro!

 

Agora me colocar no mercado foi dificil, encontrei propostas com salário lamentáveis e não ruins, pq o que é ruim ainda pode melhorar. Obviamente não queria entrar como gerente, pelo contrário, os cargos onde mais se aprende são aqueles em que se carrega o piano mesmo. Porém, chegaram a me oferecer 700 reais para função de Tec de Informatica de uma escola conceituadíssima aqui de Santos (onde só estuda bacana) com a ressalva que trabalharia sabado (integral) e ainda faria trabalho de auxiliar os professores no processo pedagógico. PASMEM! Sei que Santos é terrível para emprego, pretendo me mandar logo daqui, mas preciso viver pagar as contas e sendo assim acabei me mantendo no estudio onde estou hoje (que me pagava na época bem mais do que este salário).

 

Qto a curso técnico qual instituição vcs indicariam? Tecn. em Desenvolvimento Web? Tecn. em Programação?

 

E faculdade conhecem algum curso bom ou ao menos aceitável? (Custo x benefício de forma geral)?

 

Obrigado a todos pelas considerações e continuem postando por favor........

 

 

 

 

 

 

 

 

Bom, se alguém ainda quiser comentar algo nesse tópico por favor, vou olhar ele por cerca de um mes ou mais.........

Vlw mesmo galera!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro shark22h,

 

vou tentar te ajudar apenas para que junte informações e tenha mais opiniões para formar a sua, pois discordo de muita coisa que foi escrita aqui.

Faculdades de TI, as boas não são meras enganações. Geralmente na faculdade você acaba vendo pouco de muito, e aprende realmente o que interessa a você no meio profissional.

Diferente do VascoDaGama, talvez por uma questão de região, a maioria de meus amigos são da área de TI, fizeram faculdade(Ciências da Computação mais especificamente, o mesmo curso que fiz), e ganham muito bem, além de passar longe de ter problemas para encontrar emprego, que é o que não falta nesta área. Como disse, pode ser uma diferença de estado, cidade ou região onde vivemos.

 

Mas perceba que a área de TI vai muito além de escrever programinhas.

Nas regiões que conheço o mercado de TI, um diploma de bacharel vale muito mais que um curso técnico, além de realmente o nível do pessoal ser muito diferente.

Claro que existem as exceções(e não são poucas), mas na maioria das vezes o nível do pessoal do curso técnico acaba sendo inferior, talvez até pelo perfil e realidade das pessoas que fazem este curso, que não podem ter uma dedicação integral.

 

 

Não vai ser uma faculdade ou um curso que vão abrir suas portas, o mais importante é a sua dedicação. Pelo que você disse, uma faculdade presencial não é possível, mas se realmente deseja ir atrás disso, veja mais opiniões sobre o assunto e os caminhos que pode seguir.

 

Você diz ser de Santos, porém em São Paulo existem muitas boas oportunidades. Pelo que você disse dos 700 reais, hoje em dia, não chega nem a ser o salário de um estagiário acima do 6o período de computação para 20h/semana em muitos lugares.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos!!

 

Tenho 30 anos, tenho formação superior mas NÃO na área de informática. Foi um grande erro.

Hoje estou certo de que quero trabalhar na área de informática (programação, web, TV Digital,

conteúdos multimídia).

 

Possuo técnico em rede e em processamento de dados, e trabalho com manutenção básica de

micros (bico) e num estudio com produção audio visual.

 

Quero ingressar de vez na área de TI, por paixão mesmo, pois afinal dizem que tá pagando bem e tal,

mas a tendência é isso mudar visto que inúmeras pessoas ingressam nesta área e deve saturar

permanecendo apenas os que gostam mesmo.

 

Minha dúvida, vamos lá me ajudem:

 

O que devo fazer?

 

a) Uma graduação (4 anos ou + nessa altura do campeonato)?

 

b)um curso tecnólogo (de 2 ou 3 anos)?

 

c) um MBA?

 

d) ou um curso de extensão? Onde?

 

e) ainda pós graduação na área de informática, para ver o que dá?

 

f)Lembrando que uma faculdade presencial complicaria minha situação no trabalho de onde dependo

para até mesmo pagar esse curso, talvez algo on line seria melhor.........

 

galera o que vocês me sugerem???

 

Se tiverem cursos (EAD) ou presencial mesmo, para sugerir (algum que já tenham feito)

por favor informem...

 

 

g) E como ingressar no mercado sem experiência e sem diploma superior? COMO??????????

 

Me ajudem por favor, só quero uma direção.............

 

Vlw galera...........

Mto obrigado a todos que opinaram

 

shark22h

 

Rapaz eu tenho 29 anos e estou querendo mudar para está área Quero fazer Administração de redes.

 

Eu sempre trabalhei em Transportes com Gerenciamento de Risco (Rastreamento de Veículos) e me vejo em um mercado saturado com baixa remuneração.

 

Não quero mudar pra TI pelo $$$ sim por gostar, eu vacilei em não ter estudado no passado, uma por falta de Tempo $$$ e outras necessidade.

 

Será que ainda da tempo de recuperar o tempo perdido ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vai ser uma faculdade ou um curso que vão abrir suas portas, o mais importante é a sua dedicação. Pelo que você disse, uma faculdade presencial não é possível, mas se realmente deseja ir atrás disso, veja mais opiniões sobre o assunto e os caminhos que pode seguir.

;)

 

só complementando... o que postei foi obviamente uma generalização, pois é a realidade.

 

outra "realidade" é que mesmo com curso superior, certificações e toda essa "tralha", não significa que é um bom profissional.

 

ontem mesmo peguei um serviço numa prefeitura porque o rapaz que está lá há 8 meses não conseguiu nem começar o projeto de tão amador que ele é.. o mais incrível.. ele tem no currículo diversos cursos e certificações como ZEND php, mysql, incluindo cluster, oracle... meu.. o cara, pelo curriculo é o "bicho da goiaba", mas nao sabe fazer nada.. coitado..

 

por isso, digo, deixe pra procurar uma faculdade depois de adquirir certa experiência.

nao estou dizendo que faculdade é ruim e nao devemos fazer.. o que aconselho é que é preciso ter noção do que está estudando, quais os objetivos, se está sendo efetivo ou não..

se você entra numa faculdade ou um curso que seja, sem ter noção do que está sendo lecionado, será tempo perdido.. você ficará boiando a maior parte do curso somente mantendo a média pra ser aprovado e terminar com a tortura.

 

tem muita gente que entra numa faculdade só pelo título de curso superior, independe de aprender algo ou não, porque isso vai do esforço de cada um.

 

a área de TI em específico, exige mais "profissionais técnicos qualificados" do que meros diplomas e certificações.

 

muitas empresas, dependendo da região, ainda tem essa visão antiquada de que profissional sem certificação não é qualificado.

no brasil ainda é assim o pensamento da maioria, infelizmente.

 

atualmente estou nas filipinas temporariamente e fazendo uns projetos no japao até dezembro, mas vivo em pequim.

minha mãe é diplomata por isso morei em varios países de 3 em 3 anos em média, mas agora sou de maior e escolhi ficar em pequim.

pra esses lados, não tem mais essa mentalidade que as empresas TI tem no brasil..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade concordo com o Vasco da Gama, faculdade não ensina nada, e certificação cobra a teoria não a prática. Eu mesmo, já tenho certa noção de programação, mas quero me especializar para entrar na área. Gostaria de fazer uma boa faculdade, mas como é dificil seja por tempo, por dinheiro ou ainda por nem ter essa BOA FACULDADE, vou acabar optando por uma on line mesmo.

 

Porém nem tenho a noção de como é a rotina diária de um profissional de programação, como e o dia a dia, isso adoraria saber ANTES de ingressar seria bacana, mas como??? Ninguém irá abrir as portas da empresa para alguém dessa forma, é só com estágio e para isso já terei que estar na faculdade...

 

Mas................a realidade aqui é bem outra como disse Anselmo, farei a facul por isso. Tem que ter trocentos cursos, faculdade, e ainda experiência que tem sido exigida cada vez de mais tempo...............

 

 

Continuem postando,

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só gostaria de dizer uma coisa quanto a "faculdade não ensina nada"...

 

O MEC não existe para nada... Acredito que toda faculdade tem o mínimo de qualidade, existem as mais conceituadas, que com certeza não adiquiriram fama atoa, mas as menos "famosas" tb são boas... Toda faculdade ensina.

 

Como comentaram acima, depende muito mais do aluno que do professor.

 

Onde estudo vejo mais alunos no bar do lado da universidade do que nas salas... O boteco não vai te ensinar muita coisa mesmo...

 

A faculdade dá uma exelente base, mas realmente o canudo nada significa, tudo que é visto nela você encontra no google... mas a faculdade ajuda no direcionamento... fiz um técnico e na faculdade descobri muita coisa que nem fazia idéia existir...

 

acho que seria isso.

boa sorte a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.