Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

João Prado

Você nunca será bom o suficiente

Recommended Posts

Conforme-se. É impossível agradar a gregos e troianos. Não há design que não será criticado e não há redesign que não vá ser esculachado. E eu vou explicar o porquê.

 

Se você for um designer informado, já terá visto todo o auê que o novo logo da Gap (a maior varejista especializada dos EUA) criou, que fez com que o logo fosse revertido ao original. O mesmo acontece com o novo logo do MySpace, o redesign do site Digg e tantas outras situações.

 

 

Os problemas com redesigns

 

O problema dos redesigns de logos, sites ou identidades visuais de qualquer marca é também o maior aliado do designer: o branding. É difícil encontrar qualquer exemplo onde um redesign foi visto pelo público geral como algo benéfico à marca. Fácil é encontrar os exemplos onde novos logos foram escrachados pela mídia, outras empresas e designers famosos.

 

Imagem Postada

Re-desenhados e odiados

 

“Mas e o que o branding tem a ver com isso, Canha?“. É simples: como já expliquei no artigo sobre “O que é branding?“, branding é a imagem percebida que o consumidor tem sobre um produto, serviço, empresa ou até mesmo marca. Altere a marca, e toda a imagem percebida do consumidor desaparece. Seja ela boa, ou seja ela má, a percepção muda. E ninguém sente conforto em ter que re-analisar (mesmo que inconscientemente) o que aquela marca representa para si.

 

Afinal de contas, o ser humano prefere se acomodar quanto a um assunto, ter uma opinião já definida e manter aquilo. Mude algo e você força ele a repensar tudo.

 

 

As opiniões de designers

 

Se existe algo que aprendi na faculdade foi “nunca peça a opinião de um colega designer“. Pode parecer besteira, mas é verdade. Basta colocar alguma imagem no Deviantart ou até mesmo no Forum de Design e pedir a opinião de outras pessoas. Talvez você tenha muitos elogios, mas você também terá críticas duras (construtivas ou não). Sempre existe um designer que chegaria a mesma solução de forma alternativa.

 

Não digo que críticas são desnecessárias. Pelo contrário, as vezes pode ser de grande ajuda. No entanto, muitas vezes o crítico não está a par do briefing – e isto muda muita coisa. Como todos sabem, o briefing é o guia que nosso cliente nos dá sobre o que ele pre

56b

cisa ou quer feito. Uma mensagem pode ser transmitida de várias maneiras diferentes, mas sempre precisa ser algo que está acertado já no briefing (para evitar as refações). É raro ver algum designer dizer: “Hey, analisem meu trabalho (e levem em conta o briefing logo abaixo)“.

 

Mesmo se o briefing estiver lá e os críticos entenderem-no, sempre haverá aquele designer que teria optado por outra solução. E, para quem está recebendo a crítica, isto pode ser frustrante pois indica que você não pensou em tudo e, dependendo de como a crítica estiver escrita, pode acabar com sua auto-estima.

 

No final das contas, o que importa mesmo é a opinião do cliente (isto quando ele entende que sua solução não é baseada em fatores aleatórios). A única outra pessoa que permito que opine os meus trabalhos é a minha esposa – e mesmo assim, nunca consegui 100% da aprovação dela.

 

 

Você nunca será bom o suficiente

 

Mais uma vez, é impossível agradar a gregos e troianos. Não importa se o seu design é o mais incrível do mundo, ou que o novo logo daquela empresa seja um verdadeiro passo à frente para a imagem da marca, sempre haverá alguém que não acredite ser a melhor solução ou que ache que o novo logo destrói toda a percepção dela da marca. Nos olhos de outros companheiros da área, você talvez nunca seja o melhor – conforme-se com isto mas nunca desista. Por experiência própria, se

3ad

i que basta apenas um “gostei” para ter valido a pena por ter feito qualquer coisa.

 

Minha sugestão final é: por mais que você odeie algo que outro designer tenha feito, lembre-se sempre que há inúmeros fatores por trás da escolha final do cliente.

 

Fonte

 

======================================================================================================

 

Eu particularmente discordo quanto ao segundo texto, acredito que é sim importante pedir opiniões pois provavelmente eles verão um erro que você não esta vendo, e isto poderá fazer uma grande diferença no resultado final.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo com o seu comentario final

Share this post


Link to post
Share on other sites

ola muito boa essas dicas, mas acho que sempre e bom mostrar seu projeto na internet em foruns , pois depende do seu amigos ele pode falar que esta bom mas na verdade não esta, isso ja aconteceu comigo!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas dicas e belo comentário final.

 

Eu sempre mostro meus trabalhos para amigos designers (a grande maioria dos meus amigos são) e nenhum chega falando "está bom". Já recebi muitas críticas construtivas. "provavelmente eles verão um erro que você não esta vendo" Justamente por isso!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Muito bom seu tópico cara,concordo com o que disse.As pessoas realmente,a maioria delas anyway,nao reage bem as mudanças,isso é fato.Realmente achei que a maioria dos logos que você mostrou melhoraram depois que foram redesenhados.Como por exemplo o logo do MySpace,genial

kkk

Share this post


Link to post
Share on other sites

×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.