Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabiapo

Desnormalização é a melhor saída?

Recommended Posts

Pessoal,

Tenho uma dúvida com relação à desnormalização, se ela se aplica ao meu caso.

Tenho uma tabela onde gravo os dados de um documento principal, onde gero um número para o usuário cada vez que ele é gravado no banco de dados.

Tenho uma tabela de usuários onde consulto os dados dele para inserir nesta tabela do documento principal. Mas acontece o seguinte: tenho os dados de cadastro do usuário, como os dados de endereço. Se ele abrir um documento em um endereço provisório, eu altero-o no momento que gero este documento principal mas não no cadastro de endereço, pois este endereço é provisório.

Não posso inserir uma segunda opção de endereço na tabela de usuário pois a cada dia o usuário pode estar em um endereço diferente abrindo um novo documento.

Na minha modelagem, eu fiz uma desnormalização dos dados do usuário, ou seja, repliquei os dados do cadastro de usuário na tabela de documentos pois o endereço está relacionado ao documento e, após ser gravado, não pode ser alterado, da mesma forma que, se eu alterar o endereço no cadastro de usuários, não posso alterar no meu documento pois é a foto do momento da abertura.

Fiz desta forma, pois acredito que em termos de performance eu ganharei muito mais do que criar uma tabela de endereços onde cada documento teria um relacionamento com esta. Assim, acredito que seja mais custoso, pois teria um relacionamento 1x1 sem necessidade e pouco performática.

Estou correta?

Obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o endereço provisório é atributo do documento então nem seria o caso de estar fora da forma normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.