Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal,
To com um exercício aqui pra fazer que já tá me tirando o sono.
Bom... Vou resumir um pouco aqui e postar um código que já fiz e mais ou menos a idéia que tenho de fazer.
O exercício
Preciso fazer um script PHP que gere uma string aleatória com os seguintes casos:
* A pode ser sucedido por I,O ou U
* E pode ser sucedido por I ou U
* I pode ser sucedido por A,E,U ou O
* O pode ser sucedido por A,I ou U
* U pode ser sucedido por A ou I
* B pode ser sucedido por R,H ou L
* C pode ser sucedido por R,H ou L
* D pode ser sucedido por R,H ou L
* F pode ser sucedido por R ou L
* G pode ser sucedido por R,H ou L
* K pode ser sucedido por R,H ou L
* L pode ser sucedido por H
* P pode ser sucedido por R,H,L ou R
* R pode ser sucedido por M,N ou T
* S pode ser sucedido por T,H,L,W,M ou N
* T pode ser sucedido por R,H,L ou R
Tentando explicar melhor:
A última regra diz que a string não pode ter duas vogais (ex: AE) ou consoantes (ex: BT) uma imediatamente após a outra, a não ser que isso aconteça antes do final da string e em uma das combinações exibidas. Já vogais seguidas de consoante e vice-versa são permitidas em qualquer lugar da string (ex: AB, BA, CE, EC, etc).
Ou seja, a string "APEX" é válida (pode ser exibida) enquanto "AEPX" é inválida por possuir duas vogais (A e E) em sequência; "BAT" é válida e "BTA" é inválida por possuir duas consoantes (B e T) em sequência.
Já as repetições de vogais e consoantes listadas são permitidas, desde que não aparecerem no final da string. Ex: "ACRE" é uma string válida (a sequência de consoantes CR é permitida e não está no final da string), enquanto "ACR" não é válida pq a mesma sequência está no final da string.
Bom.. incialmente estou fazendo esse script aqui:
Perguntas:
Como faço para escolher qual string será exibida e mater a proporção da porcentagem?
Se em 10 vezes preencho os 100% de acordo com as regras citadas, como faço para que a 11 geração mantenha os mesmos 10%, 20%, 30% e 40%?
Se 10%+20%+30%+40% = 100% como eu poderia analizar os casos dos 10% do 'Z' e 25% do 'X'?
Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar.
Carregando comentários...