Qual opção de banco de dados usa menos processamento com PHP
Tenho um site feito em PHP e com transferência mensal com 26 Gb em média, ele éfeito em PHP e atualmente utilizo um banco de dados em TXT (2 arquivos) e o site possui um script de cache, tudo fica jápronto em HTML pro usuário acessar, o cache só é recriado quando atualizo o site.
Tenho tido muito problemas com o HOST (InSite/UOL), assinei um plano com transferência ilimitada e uso os 26 GB por mês (em média) mas o site fica lento, no navegador escreve "Aguardando resposta de..." e fica nisso por muito tempo, sempre que reclamo, dizem que o site utiliza muita taxa de transferência e com isso processamento do servidor e que isso deixa lento e sugerem utilizar um servidor dedicado.
Anteriormente eu utilizava um servidor gratuito (orgfre.com) que apesar da propaganda que colocava, nunca havia tido este tipo de problema, o servidor pago (UOL) sempre está apresentando estes problemas de lentidão até o site começar a ser carregado, de 15 em dias ele volta, mas o site não aumentou a taxa de transferência e nem acrescentou nada que gere maior processamento...
Estava pensando em migrar para MySQL, mas como são muitas consultas, estou com medo de usar mais processamento ainda.
Não queria voltar a utilizar o servidor gratuito pela propaganda que ele coloca, por favorme deêm alguma sugestão do que fazer... nunca pensei que 26 GB seria considerado muita transferência em um plano ilimitado de um servidor pago...
Explicando o funcionamento do site: uma lista de satélites, em que mostra os canais e suas atualizações, voltada para quem instala antenas parabólicas, a extrutura dedados é dividida em três arquivos básicos, um com os satélites "sats.txt", outro cujo nome é a posição do satélite (exemplo: 30.txt), onde ficam os dados de sintonia e um terceiro com as emissoras "emissoras.txt".
Quando abro a página index.php é chamado o arquivo com os satélites "sats.txt" e pega os dados do satélite, depois ele verifica o arquivo cujo nome é a posição do satélite (exemplo: 30.txt) e pega a data da última atualização e o que foi alterado. Somente quando atualizo algo a página é gerada, quando o usuário acessa ela está jágravada em HTML na pastacache e é apenas redirecionado. Veja aqui http://www.exploradoresdesatelites.com/listadecanais/index.php
Quando entra na listar.php (a página que mostra as frequências), são abertos o arquivo dos satélites "sats.txt" pra pegar os dados ele (posição, nome, lançamento, etc...) e depois o arquivo cujo nome é a posição do satélite (exemplo: 30.txt), pegando a frequência e os dados de sintonia, depois ele busca os canais desta frequência e verifica qual foi a data da útlima atualização, destacando-a, em seguia ainda no arquivo cujo nome é a posição do satélite (exemplo: 30.txt) ele pega os dados do canal transmitido, primeiramente o ID e em seguida verifica no arquivo "emissoras.txt" o nome e site da emissora, depois de mostrar o nome da emissora com link pro site, ele continua mostrando os demais dados da sintonia do canal. Somente quando atualizo algo a página é gerada, quando o usuário acessa ela está jágravada em HTML na pastacache e é apenas redirecionado. Vejam aqui: http://www.exploradoresdesatelites.com/listadecanais/listar.php?sat=3300 )
No TXT carrego tudo em uma Array e vou pegando o que preciso, meu medo ao usar o MySQL é a quantidade de consultas que teria de fazer, pois uma mesma frequência dentro do arquivo com cujo nome é a posição do satélite (exemplo: 30.txt) tem dezenas de canais, cada um deles é uma nova linha do TXT, e ele vai verificando nelas qual foi atualizado mais recentemente pra mostrar em destaque a data (acessando o link anterior você perceberá), fora a consulta das emissoras, seriam no mínimo 4 tabelas, como não sei se o MySQl reduziria o processamento do servidor, sempre imaginei que aumentaria, pois seriam muitas consultas, peço a sugestão de vocês, estou buscando uma alternativa...
Obrigado
Discussão (13)
Carregando comentários...