sombreamentos em mangas/HQ
bom sei que existem varios tipos de materiais para se fazer a tonalidades de cinzas como o uso de reticulas, marcadores, programas de computadores e ate mesmo o lapis mas faz um tempo que comprei um livro que tem dicas sobre a criação de mangas ele explica como desenhar e tal so não diz o mais importante que material ultilizar sahuasuh axo que ele faz de proposito pra deixar a criterio do desenhista ate ai pelo menos pra mim ta tudo bem ja que eu sei qual caneta ultilizar mas chega na parte de como sombrear e como ja disse ele não diz que material ultilizar ai eu fico em duvida se na hora de sombrear ele ja passou pro computador ou ele ultiliza algum material como os marcadores.
Ai fica a duvida que material devo ultilizar ?? Sei que isso fica na preferência do artista mas gostaria de saber as suas opiniões e dicas.
penso em ultilizar o lapis como Mark Crilley(axo que ja postaram os videotutoriais deles aqui) ou o computador mesmo mas tenho medo de ficar muito depedente da tecnologia.
antes que eu me esqueça o traço eu faço com nanquim mesmo
Discussão (7)
Carregando comentários...