Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

vinicvo

Banco de dados muito grande

Recommended Posts

Olá pessoal. Talvez essa dúvida minha seja meio que besta, mas vamos lá.

Eu gostaria de saber como funciona o banco de dados de grandes sistemas como twitter, orkut, facebook e esses outros sites ou aplicativos na web que têm um imenso volume de dados entrando e saindo. Eu digo isso porque eu não consigo imaginar por exemplo o twitter com uma única tabela que contenha todos os tweets, seria meio que impossível recuperar todos os dados rapidamente, além de ter um imenso arquivo de texto. Ou mesmo o orkut com os scraps.

Eu sei que o google usa colunas ao invés de linhas pra dar os resultados, mas eu queria saber se existe um modo de otimizar um banco de dados (mysql) sem precisar deste recurso.

Desde já, agradeço a atenção de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A otimização da recuperação de informação depende de vários aspectos que exigem um plano de manutenção para o mesmo. Uma maneira eficiente para recuperação de informação, seria através da criação de Índices nas colunas com o objetivo de acelerar a recuperação de dados e para impor a exclusividade aos registros (criar índice unico para chaves candidatas para garantir a unicidade dos valores), não é recomendado que crie um índice em uma coluna onde há operações de atualização (insert, update, delete) constante.

Por ser um assunto muito extenso, você terá uma visão mais abrangente sobre otimização em MySQL no link abaixo

Manual MySQL

Compartilhar este post

Link para o post

hum...vlw pela ajuda.

Não respondeu mas serviu pra eu ter uma ideia pro meu banco de dados.

Resolvido ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Não creio que big players como os que foram ditos usem MySql, nada contra apenas uma questão da ferramente certa para cada aplicação.

Bancos como Oracle,SqlServer e outros tem soluções para volumes de dados que vaõ além do trivial, creio que alguns BD´s de uso livre também tenham isto.

BD´s como os que foram citados requerem muito planejamento, investimento e outros entos.

Outra coisa é o muito grande o orkut por exemplo é apenas uma parte do mundo Google, grande é meio relativo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não creio que big players como os que foram ditos usem MySql, nada contra apenas uma questão da ferramente certa para cada aplicação.

Bancos como Oracle,SqlServer e outros tem soluções para volumes de dados que vaõ além do trivial, creio que alguns BD´s de uso livre também tenham isto.

E essas grandes empresas tem mais de um servidor, as vezes, vários em cada país. E eles não usam servidores comuns. Geralmente usam servidores dedicados para suportar o imenso tráfego de dados.

Quanto à sua outra pergunta, você pode otimizar seu banco de dados a princípio tirando tudo que é desnecessário, ou que não fará grande falta. Não posso dar mais detalhes pois não conheço a organização interna do banco, nem quais scripts você usa.

Mas se tiver tempo e paciência, pode estudar algumas plataformas e gestores de conteúdo como Wordpress, Drupal, Joomla!, entre outros e ver como eles funcionam.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguns utilizam NoSQL, embora MySQL possa ser usado para grandes bancos atraves de clusterizaçao, se recomenda mais q se use Oracle com uma Super Maquina dedicada, ou um DB2 com um super servidor IBM e etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.