andreyixo 0 Report post Posted February 7, 2011 Olá pessoal, vou começar um projeto para construir meu primeiro site comercial para uma empresa e gostaria de algumas dicas para o desenvolvimento. HTML e CSS eu entendo bem, Javascript mais ou menos, mas preciso estudar muito ainda. Flash eu entendo mais na parte de programação e no desenho até que sai algumas coisas as vezes. Com base nessas informações tenho algumas perguntas: Como ajustar o layout para cada navegador? Div ou Table? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Qual a restrição em navegadores antigos? (Ex: IE6) Tenho a ideia de fazer os menus por javascript, vale mais a pena do que em flash? Como tratar as resoluções das telas? Quero fazer com que os usuários que utilizem 800x600 consigam visualizar bem a página. Desculpe por essa pergunta se estiver equivocada mas realmente eu desconheço sobre esse assunto, é recomendado fazer o site em HTML5? E como funciona? Quais as técnicas de SEO e outras dicas para a construção do meu site? E aproveitando, nesse site futuramente irei implementar um sistema web, trabalho com dotnet c# mas estou pensando seriamente em fazer essa parte em Flex, estudei já e está começando a sair alguma coisa. Flex ao invés de c# é uma boa troca? Vale a pena? Estou pensando em usar o PostgreSQL, é bom para web ou existe melhores? De preferencia gratuítos e com bons recursos, visto que faço grande parte da programação dos meus sistema por banco de dados. Java ou PHP para comunicar com o banco? Obrigado pessoal! Share this post Link to post Share on other sites
Guilherme Oderdenge 42 Report post Posted March 5, 2011 Olá, Andreyixo. Tudo bem? Então, vamos às suas respostas: 1. Como ajustar o layout para cada navegador? Div ou Table? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Hoje existe um conceito na web chamado de 'Tableless', que, na tradução literal do inglês significa 'Sem tabelas'. Este conceito trás consigo o objetivo de evitar com que os desenvolvedores web não orientem seus sites as famosas tables (tabelas). As tabelas são feitas com fins tabulares, nada mais que isso. Então, respondendo a sua pergunta, o ideal é que se use div's, que agora com a nova semântica do HTML 5, também está (quase) entrando em desuso (num conceito não generalizado). ===================================================== 2. Qual a restrição em navegadores antigos? (Ex: IE6) Nós, desenvolvedores, estamos cada vez mais entrando em um dilema: compatibilizar ou não compatibilizar? Desenvolver um site hoje, para o IE 6, nada mais é que pura perca de tempo. Eu sugiro que você deixe o seu site totalmente funcional para as versões mais atuais do Chrome, Opera, Safari e para as versões 3.6/ou maiores do Firefox. Para o IE, você deve trabalhar encima das versões superiores à 8. Em sequência de desenvolvimento, eu sugiro você começar a desenvolver em Gecko (Firefox), seguido por WebKit (Chrome, Safari), Presto (Opera) e, por fim, Trident (IE). Desenvolva o seu site com o modo de compatibilidade nesta ordem e você terá um produto excelente! Lembrando que Gecko, WebKit, Presto e Trident são os motores dos navegadores, ou, para maiores casos, são as "engines" dos navegadores. ===================================================== 3. Tenho a ideia de fazer os menus por javascript, vale mais a pena do que em flash? Amigo, com certeza vale bem mais a pena se você fizer o menu em JavaScript. Primeiro porque ele se comunica direto com o navegador, e toda ação que o JavaScript executa é porque o seu navegador permite, o que deixa a página muito mais leve e flexível; Em segundo lugar, existem várias Frameworks para se trabalhar com JavaScript. A que eu mais gosto e também a mais conhecida é o jQuery. É rápido, fácil e existem turbilhões de recursos na web baseados nele. Mas vamos analisar o seguinte: embora o JavaScript tenha essas vantagens, ele ainda tem bastante limite de efeitos e funções. Para coisas mais complexas, você deve saber muito sobre JS e jQuery. Então, se você quer algo complexo e profissional e você não tem tempo a perder, faça em Flash, que, na minha opinião, é horrível. ===================================================== 4. Como tratar as resoluções das telas? Quero fazer com que os usuários que utilizem 800x600 consigam visualizar bem a página. Na minha opinião, desenvolver para 800x600 é besteira e pura perca de tempo. Desenvolva para 1024x768, porque além de ser a resolução mais usada no mundo (via Os 10 Mais), é também uma resolução razoavelmente boa para se trabalhar. Como o seu fim é comercial, talvez você tenha a obrigação de desenvolver para 800x600, mas evite, você só vai ter dores de cabeça. ===================================================== 5. Desculpe por essa pergunta se estiver equivocada mas realmente eu desconheço sobre esse assunto, é recomendado fazer o site em HTML5? E como funciona? Com certeza é recomendado. Os navegadores mais atuais estão vindo com esta tecnologia e além de tudo, o HTML 5 é também o futuro. Ele é muito mais rápido e objetivo. Para conhecer os recursos e ter uma comparação com o HTML 4, veja este artigo, feito pela própria W3C. ===================================================== 6. Quais as técnicas de SEO e outras dicas para a construção do meu site? Vou listar as mais importantes técnicas para SEO na minha opinião: 1. Aderir à prática de URL's amigáveis; 2. Utilizar tag's "title" únicas para cada página; 3. Ser o mais preciso possível no conteúdo da página; 4. Utilize palavras chaves nas URL's do seu site; 5. Tenha um mapa do site em (X)HTML (uma seção do site) e uma versão em XML; (via Desenvolvimento Para Web. Além destas técnicas, você pode ler este artigo que paparica bastante o tão grandioso mundo SEO. ===================================================== 7. Flex ao invés de c# é uma boa troca? Vale a pena? Não entendi o porquê você quer trocar C# por Flex, visto que as funções deles são totalmente distintas. ===================================================== 8. Estou pensando em usar o PostgreSQL, é bom para web ou existe melhores? O PostgreSQL, na minha opinião, é muito bom. Um outro poderoso concorrente à ele é o MySQL, que também é gratuito. Leia a documentação de ambos e veja qual é melhor para você. ===================================================== 9. Java ou PHP para comunicar com o banco? Nunca trabalhei com JAVA, e também não trabalho muito com PHP, e acredito que ambos tenham vantagens e desvantagens. Assim como lhe sugeri ler a documentação dos banco de dados, leia também destas linguagens. Eu sei que ambas são poderosas, mas desconheço qual seja melhor para se comunicar com o banco. Então, para não mentir, deixo essa questão em aberto. Espero ter te ajudado. Um abraço! Share this post Link to post Share on other sites
Criação de Sites 0 Report post Posted April 8, 2011 Se preferir criação rápida do site use o Joomla 1.6, é bem fácil de entender o funcionamento e já existem milhares de templates para ele. Share this post Link to post Share on other sites
mimiranda 0 Report post Posted May 20, 2011 Caro, Aqui nesses sites você encontra super dicas. Desenvolvendo belos sites. Share this post Link to post Share on other sites
Myriam Carvalho 0 Report post Posted October 18, 2011 Gostei das dicas.Creio que vão me ajudar mais pra frente. Quando fui criar um site, usei um site muito bom como guia. Me ajudou muito. O site é muito bom. Abraços Share this post Link to post Share on other sites
nmuller99 0 Report post Posted November 14, 2011 Olha, se você for trabalhar em uma empresa de criação de sites, a melhor dica que posso lhe dar é estude o básico se você não sabe nada. HTML e CSS vai ser uma boa ajuda para começar. Se você quer fazer seu próprio site, tem que saber o que pretende. Para sua empresa, não faça você mesmo se não sabe fazer. Vai ficar muito amador e não vai passar confiança para seus clientes. Hoje tem empresas que criam ótimos sites por menos de 100 reais, baixo custo para sites dinâmicos e de ótima aparência. Fica a dica ;) Share this post Link to post Share on other sites
Diego Schweter 0 Report post Posted December 21, 2011 Publique seu site no ProvedorBauru (http://www.provedorbauru.com.br/) tenho sites lá e nunca deu problema.. muito bom!! Share this post Link to post Share on other sites
andreljf 0 Report post Posted November 21, 2014 Bom minha sugestão é que se utilize o div o comando Table não se usa mais nos dias de hoje devido aos webstandards. Quanto ao flash eu aconselho substituir por HTML5 a mesma recomendação ao menu javascript. Quanto a SEO isto é algo a se preocupar apos você ter feito todo o site mas tags de HTML na pura. Quanto a usar o Flex bom eu particularmente se tosse você procuraria programar em PHP. Esperto te-la ajudado. Confira nosso blog www.evidenciatecnologica.com Share this post Link to post Share on other sites
lexpobrasil 0 Report post Posted December 12, 2017 Uma ferramenta que nós ajudou muito após o desenvolvimento do site é o Semrush usamos ela para aplicar técnicas de SEO em nosso site lexpo.com.br depois da criação de um site é fundamental trabalhar o SEO. Nada adianta ter um site bacana e não receber visitas. Conteúdo, links de qualidades e uma estrutura de navegação clara faz a diferença. Além é claro de todas as dicas dos colegas acima. Share this post Link to post Share on other sites
EduardoLimasgd 0 Report post Posted December 27, 2017 Você pode fazer seu site com o WordPres. Existem várias ferramentas que podem deixar site super profissional. Eu postei um artigo no meu blog sobre, recomendo que você leia. Share this post Link to post Share on other sites