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Mário Monteiro

Google altera algoritmo de busca para rebaixar sites de má qualidade

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Google altera algoritmo de busca para rebaixar sites de má qualidade

Empresa é criticada por permitir que artigos inúteis apareçam em destaque.

Mudança afetará 11,8 % das buscas, o suficiente para alterar os resultados.

 

Do G1, em São Paulo

 

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Google fez mudança significativa no seu algoritmo de busca (Foto: Reprodução)

 

O Google anunciou na quinta-feira (24) uma mudança importante no seu algoritmo de pesquisa em um esforço para melhorar o ranking dos sites de alta qualidade nos resultados de busca. O objetivo é reduzir a visibilidade das páginas de baixa qualidade.

 

Embora a empresa não tenha dito explicitamente, a mudança parece ser dirigida, em parte, às chamadas "fazendas de conteúdo" (content farms), que geram artigos baseados em pesquisas populares para subir ao topo do ranking e atrair cliques.

 

O Google vem enfrentando críticas por parte de alguns usuários por permitir que artigos que não são úteis apareçam com destaque nos resultados da pesquisa. Isso agora mudou, de acordo com a empresa.

 

A empresa disse que faz cerca de 500 mudanças em seu algoritmo por ano, mas a maioria é tão pequena que a empresa prefere não anunciá-la. Porém, esta última modificação irá afetar 11,8% das buscas, valor grande o suficiente para alterar significativamente os resultados que as pessoas vêem.

 

'Fazendas de conteúdo'

O anúncio não mencionou as "fazendas de conteúdo", mas Matt Cutts, líder da equipe de combate a spams, tem falado nas últimas semanas sobre o problema e disse que o Google estava trabalhando em mudanças em seu algoritmo para resolvê-lo.

 

"Em geral, existem algumas 'fazendas de conteúdo' que eu acho que seria justo chamá-las de spam, no sentido de que a qualidade é tão baixa que as pessoas reclamam", disse em entrevista recente.

 

Fonte: G1

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Google muda seu algoritmo de buscas para reduzir resultados com sites inúteis

 

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NOVA YORK - A Google informou na noite de quinta-feira que fez uma mudança importante em seu algoritmo (método matemático usado em processamento de dados) com o objetivo de melhorar a posição de bons sites no ranking dos resultados de busca e reduzir a visibilidade dos sites de baixa qualidade. Embora a empresa não tenha dito explicitamente, a mudança parece ser dirigida às chamadas fazendas de conteúdo ("content farms", em inglês), como eHow e Answerbag.

 

Trata-se de sites que geram conteúdo com base em termos de pesquisa corriqueiros e em uma miríade de links (que valem ouro no sistema de buscas da Google) de modo a subir no ranking do site e atrair mais cliques. Ou seja, funcionam como spams, atrapalhando a obtenção de informações que de fato interessam ao internauta quando ele busca algo no site.

 

A Google vem enfrentando críticas de alguns usuários por mostrar nos resultados da pesquisa muitas páginas inúteis. De acordo com a empresa, isso agora mudou.

 

Além disso, a mudança no algoritmo é uma medida de sobrevivência nos negócios para a Google. A companhia ainda é líder isoladíssima no mercado de buscas on-line, mas começa a sofrer, sobretudo nos Estados Unidos, concorrência direta de outras ferramentas, como o Bing, da Microsoft (que ainda é pequeno mas cresce bastante).

 

"Esta atualização é destinada a reduzir o ranking de sites de baixa qualidade - sites que são de baixo valor agregado para os usuários, cópias de conteúdo de outros sites ou páginas que são simplesmente inúteis" escreveram no blog da companhia Amit Singhal, Google Fellow, e Matt Cutts, chefe da equipe de combate a spam. "Ao mesmo tempo, a mudança proporcionará uma melhor classificação para sites de alta qualidade, aqueles com conteúdo original e de informação tais como pesquisas, relatórios, análise etc."

 

A Google disse que faz cerca de 500 mudanças em seu algoritmo anualmente, mas a maioria é tão pequena que sequer merecem ser divulgadas. Não é o caso dessa de agora, que vai afetar 11,8% das buscas.

 

O anúncio da Google não mencionou fazendas de conteúdo. Mas Cutts tem falado nas últimas semanas sobre o problema e disse que a Google estava trabalhando em mudanças no algoritmo para consertá-lo.

 

A empresa também garantiu que, para a mudança no algoritmo, não usou o feedback recebido da Personal Blocklist, extensão para o navegador Chrome lançada há uma semana pela qual os próprios usuários bloqueiam os sites inúteis. Porém, escreveram os engenheiros, a Google comparou a atualização do seu algoritmo com as informações da Blocklist e diz ter constatado que a mudança atingiu 84% dos sites mais rejeitados pelos usuários. Ou seja, está funcionando.

 

Fonte

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importante melhoria mesmo, deve render bons resultados e buscas mais eficazes

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importante melhoria mesmo, deve render bons resultados e buscas mais eficazes

 

nao sei não

 

cópias de conteúdo de outros sites ou páginas que são simplesmente inúteis

ja vi o UOL e outros portais grandes copiando outros menores

nesse caso quem seria 'ferrado'?

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