Gerar Relatório com iReport
Dae..galera...
Estou numa dúvida cruel.
Estou desenvolvendo um projeto de TCC e tenho no meu projeto um módulo de relatório. Não é nada muito complexo, a princípio, eu pensei em fazer com JTable (ah, eu utilizo o NetBeans) pelo fato de meus relatórios serem bem simples.
Só que a parte mais complicada é que, nos requisitos do sistema, o usuário deve ter a possibilidade de salvar esses relatórios no formato PDF. Aí complicou, porque apesar de saber como gerar um pdf, não sei como incluir a minha JTable no arquivo...
Descobri então que existe uma maneira mais fácil de gerar relatórios que é usando o iReport. Segundo alguns tutoriais, essa ferramenta possibilita a criação de um pdf com muita facilidade.
Outra coisa que vi também, foi que existe um plugin do iReport para o NetBeans, o que facilita ainda mais, não tendo a necessidade de utilizar duas IDE's distintas.
Qual conselho vocês me dão?
Utilizo mesmo o iReport ou continuo fazendo da outra maneira?
Ah, outra coisa...pergunta tosca, mas não sei como funciona....
Supondo que já criei um relatório com o iReport, quando eu executar o sistema e abrir a minha tela de relatório eu consigo por exemplo trazer na tela a estrutura do meu relatório com os campos vazios e no momento que eu selecionar um determinado botão ele simplesmente efetuar a consulta no banco filtrando por alguns parâmetros e mostrar o resultado da busca no relatório?
Outra coisa...consigo por exemplo colocar em cada linha do meu relatório botões, por exemplo, "Editar", para que quando o usuário selecionar eu pegar o
id do registro e enviar para uma outra tela? É possível fazer esse tipo de coisa?
Desde já agradeço quem puder me dar umas dicas...
Discussão (2)
Carregando comentários...