Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Giovani

Na Internet, não: Collor quer sigilo para evitar “WikiLeaks brasileiro

Recommended Posts

O ex-presidente e atual senador pelo PTB luta para que documentos sigilosos do governo brasileiro não sejam divulgados na web.

Escaldado pelo estrago causado pelo WikiLeaks, o ex-presidente e atual senador pelo PTB Fernando Collor quer manter os documentos sigilosos do governo brasileiro bem longe da Internet.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, ele defende o projeto de lei que trata do acesso às informações públicas, que foi modificado durante a tramitação na Câmara dos Deputados, segundo informações da Agência Brasil.

Segundo o político, as alterações feitas pela Câmara “podem gerar impacto danoso não só à Administração Pública, mas, também, à segurança de Estado e da sociedade”.

De acordo com a agência de notícias, Collor é contra a publicação na Internet dessas informações. Como justificativa, ele cita o caso do WikiLeaks, site especializado na divulgação de dados sigilosos de vários países e que ganhou as manchetes dos jornais com denúncias bombásticas.

Ele quer que seja retirado do texto “a obrigatoriedade de divulgação de informações na rede mundial de computadores, transformando-a em possibilidade”.

A briga de Collor e outros políticos, logicamente, não se restringe à Internet. Ao lado de nomes como José Sarney, eles lutam para que documentos importantes para a história do País não cheguem ao conhecimento público de qualquer forma - e para sempre. Collor, particularemente, deseja que sejam mantidas como secretas as informações referentes aos presidentes da República.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/06/17/na-internet-nao-collor-quer-sigilo-para-evitar-201cwikileaks-brasileiro201d/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que o Collor não deveria ter medo disso... Ele não fez diferente de qualquer outro presidente que passa a mão em nosso dinheiro... Aliás, acho que o impeatchment foi uma das coisas mais absurdas que aconteceu no Brasil...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a regra dos 25 anos prorragáveis por mais 25 para o sigilo de alguns documentos válida.

Depois disto é História, e o Povo tem o direito de saber sua História.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois disto é História, e o Povo tem o direito de saber sua História.

Concordo com o Motta, acho que o melhor para eles, seriam revelar ..

pois esconder não vai adiantar nada, um dia alguém descobre, e o povo vai pensar pior, mais muita gente não entende isso

acha que se 'contar á verdade' e mais prejudicial a eles .. então por isso todo mundo fica de bico calado, eu acho mais fácil

falar: 'aconteceu isso, isso é isso' .. 'mais isso é passado, temos que pensar no futuro, e não há 60 anos atrás' ..

Compartilhar este post

Link para o post

Caros, quem se interessa pelo Brasil sabe o que aconteceu e o que esta escondendo... Basta um pouco de informação, nada é tão sigiloso... Eles subestimam muito o povo... E mais, infelizmente o povo brasileiro é covarde e acomodado. Ainda que saibam o que houve nada farão. Como agora, todos veem o que acontece, e ninguém faz nada. Acomodamo-nos com nossa vida e dane-se o resto... Este é o perfil do povo brasileiro...

Compartilhar este post

Link para o post

Caros, quem se interessa pelo Brasil sabe o que aconteceu e o que esta escondendo... Basta um pouco de informação, nada é tão sigiloso... Eles subestimam muito o povo... E mais, infelizmente o povo brasileiro é covarde e acomodado. Ainda que saibam o que houve nada farão. Como agora, todos veem o que acontece, e ninguém faz nada. Acomodamo-nos com nossa vida e dane-se o resto... Este é o perfil do provo brasileiro...

Tenho que admitir, que é bem nessas mesmo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo muito com esta tese do "povo covarde" pois fica a passo do uso da violência e esta só deve ser usado no último caso.

Mas a luta democrática pelos direitos é outra coisa.

Outra coisa é que grande parte da população está mais preocupada em sobreviver e não tem a capacidade de entender o motivo de tanto confusão por contas duns documentuzinhos ...

Compartilhar este post

Link para o post

Motta, infelizmente não vemos o povo brasileiro lutar como deveria.. Mas é isso que eles querem, o povo alienado... Preocupamo-nos com o pão de cada dia ja que o resto não podemos mudar certo? Mas será que não podemos? Acho o povo brasileiro desunido. Só se unem quando a questão é farra, carnaval e etc..

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é que o pão de cada dia já é tão duro de obter para a vasta maioria da população que para eles fica difícil entender a questão dos dôto com uns documentos.

Agora, não se pode reduzir a questão do sigilo de documentos a simples safadeza pois questões de Estado requerem realmente sigilo, não se faz omelete sem quebrar ovos...

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei não Motta.. a ignorância vem da falta de brio e não da luta pela sobrevivência... Mas esse assunto dá pano pra manga.. deixa pra lá rs..

Concordo contigo que o sigilo de documentos não é simples safadeza... Com certeza há questões que não convém abrir ao publico, mas é como eu disse, se fosse aberto também não mudaria nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse acho a regra dos 25=25 razoável, depois de 50 anos tudo é História.

A questão é que depois de 1961 ocorreu muita coisa que gente ainda no poder hoje não quer tornar pública.

Compartilhar este post

Link para o post

A guerra dos interesses... Nada muda para nós.. O que foi feito não poderemos mudar hoje. Espero que a história de hoje seja melhor escrita para não termos que lembrar amanhã com tamanha mágoa como acontece nos dias de hoje ao lembrarmos da nossa história suja... Sendo assim, façamos nossa parte como cidadãos, é o que temos pra hoje rs..

Compartilhar este post

Link para o post

Fico imaginando quantos políticos, atuais, tenham o rabo preso desde 61 ;)

A questão é que depois de 1961 ocorreu muita coisa que gente ainda no poder hoje não quer tornar pública.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem a questão de herança politica também

O cara pode ter um parente na lista negra que pode lhe prejudicar de alguma forma ou pode "sujar" o nome da família

Compartilhar este post

Link para o post

Sem contar isso ;)

Tem a questão de herança politica também

O cara pode ter um parente na lista negra que pode lhe prejudicar de alguma forma ou pode "sujar" o nome da família

Compartilhar este post

Link para o post

Só vejo um motivo para um documento ficar secreto, quando o Estado brasileiro pode ser prejudicado.

Compartilhar este post

Link para o post

mas este é um dos últimos a ser levado em conta

primeiro vem os interesses particulares

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o Estado Brasileiro poderia ser prejudicado....junto com algumas cobreas criadas lá de Brasília <_<

Só vejo um motivo para um documento ficar secreto, quando o Estado brasileiro pode ser prejudicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não creio que estão preocupados em não prejudicar o Estado. O motivo é particular, com certeza.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.