Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Apple bane aplicativo que coletava informações sem notificar usuários

Recommended Posts

Apple bane aplicativo que coletava informações sem notificar usuários

Da Redação

 

aplicativo-big-brother-camera-security-foi-banido-pela-apple-pois-coletou-informacoes-de-pessoas-que-instalaram-o-programa-1308180808480_300x230.jpg

Programa Big Brother Camera Security tira foto e registra localização de quem digitar errado a senha para destravar a tela do iPhone 4

 

A Apple tirou do ar nesta terça-feira (14) o aplicativo Big Brother Camera Security de sua loja de aplicativos. A possível razão para a remoção foi um estudo publicado por Daniel Amitay, desenvolvedor do programa, feito com base em uma coleta de dados de usuários do iphone sem informá-los. As informações são do blog americano "The Huffington Post".

 

Em um estudo apresentado nesta segunda-feira (13), Daniel Amitay havia informado que a senha mais utilizada para destravar o iPhone era 1234. Ele chegou a esse dado, pois para usar o aplicativo Big Brother Camera Security é necessário que a pessoa cadastre uma senha. “Cheguei a essa conclusão, pois as senhas utilizadas pelo aplicativo tendem a ser parecidas com as escolhidas pelo usuário no iPhone”, escreveu em seu blog.

 

O Big Brother Camera Security avisa o dono do iPhone por e-mail quando alguém digita uma senha errada para tentar desbloquear o smartphone. Além da mensagem, o programa tira uma foto do “intruso” e dá a localização geográfica do telefone.

 

O programa passou pelo crivo da Apple no ano passado. Porém, de acordo com o blog “Huffington Post”, o desenvolvedor fez uma atualização neste ano que coletava informações de usuários – esses dados que serviram de base para a conclusão de que a senha mais utilizada no iPhone é 1234.

 

Amitay recebeu uma notificação da Apple dizendo que ele estava roubando informações de forma sorrateira dos usuários e, em seguida, teve seu programa retirado da loja. Como resposta, ele alegou que os dados coletados diziam respeito apenas ao aplicativo Big Brother (não foram roubados dados do telefone em si), são anônimos e que o motivo da coleta é melhorar o programa.

 

Em seu blog, o desenvolvedor ainda deu outra justificativa sobre o assunto: “Se os usuários estão escolhendo 1234 como suas senhas, então meu aplicativo não é tão efetivo. Essas informações anônimas vão ajudar a melhorar o programa para futuras versões.”

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.