Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gRoOvE

MVC - Organização classes

Recommended Posts

Boa noite galera, estou fazendo um trabalho de faculdade onde devo desenvolver um sistema de controle de finanças pessoal, utilizando a metodologia MVC e a linguagem C#.

Pois bem, estou com dificuldades em me certificar de que estou fazendo a persitencia corretamente. Para exemplificar uma parte do problema, tenho uma classe Categoria(Model), uma classe ControladorCategorias(Control) e uma classe TelaCadastrarCategoria(View).

Ordem da execução:

1 - Na View, o usuário preenche todos os dados referentes a categoria e quando clica em "Salvar", é criado uma instancia do controlador;

2 - A instancia do controlador chama o método cadastrarCategoria, o qual recebe como argumentos os dados da tela;

3 - Na execução do método cadastrarCategoria, o controlador vai instanciar uma Categoria, inserindo atributo por atributo por meio de sets(validação de negócio do modelo);

4 - Após o objeto categoria ser criado, ele chama um método dele mesmo chamado persistirDadosBanco;

5 - Dentro do método persistirDadosBanco é realizada toda a transação com o Banco, se o objeto for persistido corretamente é retornado boolean true;

 

Minhas dúvidas são: a persistencia no modelo MVC deve ser feita pelo próprio modelo? Posso fazer isso direto do controlador?

Minha implementação de MVC está correta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara é meio relativo dizer que a sua implementação está certa ou errada, poderia dizer que não está eficiente, mas ai é outra história. Eu não entendo muito de c#, mas utilizo um framework MVC e um de injeção de dependências, isso facilita e muito meu trabalho, e trabalho com camadas, uma de eventos e uma de persistencia, fora as do mvc.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, o que poderia sugerir para torna-la mais eficiente? Não tenho noção nenhuma de como isso realmente funciona em um sistema real.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Groove, você tem que ter em mente simplesmente a separacao que o MVC faz, por exemplo as vezes quando o sistema é pequeno em nem uso um framework mvc, eu so uso um de injecao de dependencia, uma ferramenta Rad e organizo os packages em model, view,controller, events e por ai vai, mas dessa forma perceba que não to implementando de fato o MVC, porque desse modo eu não tenho um front-controller pra direcionar, mas eu tenho algo bem proximo que resolve a demanda.

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não está implementando o MVC, só trabalhando com camadas, isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não está implementando o MVC, só trabalhando com camadas, isso?

 

Digamos assim, não está implementando um MVC, 100% correto.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E onde estou errando? O que devo fazer diferente? Se puder, me indique algum material pra esclarecer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.