Mário Monteiro 179 Denunciar post Postado Julho 26, 2011 10 principais motivos de o Firefox ainda ser melhor que o Chrome para desenvolvimento web - Parte 2 Na primeira parte, começamos a ver por que o Firefox ainda é melhor que o Chrome para desenvolvimento web. Este artigo vai concluir os 10 motivos que levam a isso, na minha opinião. 6. Botões na barra de status Algo bom no Firefox e na maioria dos outros browsers é que você pode ter botões úteis na parte de baixo da janela do browser, na barra de status. É ali que o Firebug e os botões de outras extensões úteis aparecem. Quando você quiser usá-las, é muito fácil clicar em um botão para abrir o Firebug e debugar seu código JavaSccript. O Chrome praticamente eliminou a barra de status. Ela só é usada para mostrar algumas mensagens temporárias. Se você quiser abrir as ferramentas de desenvolvimento para debugar seu código JavaScript ou para checar o HTML da página, você precisa ou encontrar aquela função no menu ou memorizar um atalho complicado de teclado. Eventualmente, você irá se acostumar com isso, mas seria muito mais amigável ao usuário se você pudesse chegar a essas extensões na medida em que elas aparecessem na barra de status, ou até no topo da janela do browser. 7. Cache de imagens postadas no histórico do browser Às vezes, você precisa retornar no histórico do seu browser para uma página que foi mostrada depois de enviar um formulário, usando o método POST. No entanto, você não quer repetir o pedido que foi enviado ao servidor quando aquela página foi mostrada. Em alguns casos, os quais não consegui determinar as circunstâncias exatas, o Chrome pergunta se você deseja postar o formulário mais uma vez, e não mostra a página no histórico do browser se eu não aceitar postar o formulário novamente. O Firefox não tem esse problema. Ele sempre mostra o histórico do browser, mesmo se ele foi o resultado do post de um formulário. 8. A extensão do Flash cai frequentemente Eu não desenvolvo sites em Flash. No entanto, às vezes eu preciso acessar certos sites do Google que fornecem informações úteis usando Flash. Esse é o caso do Google Analytics e do Google Webmaster Tools. Infelizmente, a extensão do Flash que vem com o Chrome cai frequentemente. Isso não acontece quando você usa o Firefox para acessar as mesmas páginas. Eu preferiria que o Google não utilizasse o Flash nesses sites. A maior parte do que eles apresentam não precisava usar o Flash, na verdade. Penso que mudar tais sites para não se basearem em Flash iria requerer do Google mais recursos de desenvolvimento do que eles estão dispostos a investir. Nesse caso, é necessário que o Google conserte a extensão Flash que vem com o Chrome. 9. O editor WYIWYG gera HTML mal formado Atualmente, a maioria dos sites que publica conteúdo HTML inserido pelos usuários fornece uma rica interface de edição de textos WYSIWYG. Isso é feito configurando o parâmetro contentEditable de uma tag. O problema é que os editores HTML no Chrome são cheios de bugs. Muitas vezes, se você copia e cola o HTML em um editor, ele gera um HTML mal formado. Eu vi meta tags HTML aparecendo do nada no meio do HTML colado, depois de ser copiado de outras partes do mesmo documento HTML sendo editado. Eu também sempre vejo estilos CSS chamados Apple-style-span aparecendo no HTML colado, sendo que tais estilos nunca existiram antes no HTML que estava sendo editado. Esse é apenas um lembrete de que você precisa ter um validador HTML e um sistema de filtro nos side scripts do seu servidor para limpar quaisquer HTML bagunçados inseridos no servidor depois de terem sido editados no Chrome. É sempre uma boa ideia usar tais filtros, uma vez que não existe nenhuma garantia de que todos os browsers irão submeter um HTML válido. Mas a questão é que, se você usar o Firefox, você não parece ter HTML mal formados. 10. Sem feedback para relatórios de bugs Eu tentei reportar alguns dos problemas acima usando o bug reporting system do Chrome. Você vai nas Tools, no menu, e então em Report an Issue, e ele mostra uma página de relatório de bugs que pode até incluir um screenshot da página atual em que você estava. O problema é que eu nunca recebi nenhum feedback dos meus relatórios de bugs. Então não sei se os bugs foram submetidos e recebidos devidamente, largados de lado ou se foram vistos e alguma atitude foi tomada. Não sei se o tempo que gastei tentando descrever os relatórios de bugs valeu a pena. Suspeito que seria mais eficiente se eu tivesse reportado quaisquer bugs para o projeto Chromium diretamente. Talvez eu esteja entendendo isso errado, mas às vezes sinto que as pessoas do Google não acreditam que fornecer feedback para a comunidade de usuários seja importante. Isso me lembra do problema da AppEngine de suportar PHP. Era o recurso mais solicitado do projeto AppEngine. As pessoas do Google decidiram não suportar o PHP de maneira alguma, dando como justificativa a falta de recursos. É algo estranho de se dizer em uma empresa que tem um lucro de bilhões de dólares por ano. Eles também proibiram qualquer pessoa de postar comentários sobre o pedido desse recurso. Parece que não é relevante para o Google o que a comunidade de desenvolvedores PHP pode fornecer de feedback, apesar de eles serem, provavelmente, a maior comunidade de desenvolvedores web que existe. Conclusões Este artigo é basicamente a minha opinião, e não representa, necessariamente, o que a maioria dos desenvolvedores PHP e outros desenvolvedores pensam sobre as prioridades do Google no desenvolvimento do Chrome e de outros produtos Google. É possível que eu tenha entendido mal alguns aspectos de como o Chrome é capaz de trabalhar para corresponder às necessidades dos desenvolvedores web. Você concordando ou não com a minha opinião, ou tendo outras sugestões para resolver os problemas citados acima, por favor, sinta-se à vontade para postar um comentário dizendo o que você pensa. ⁂ Texto original disponível em http://www.phpclasses.org/blog/post/147-Top-10-Reasons-Why-Firefox-is-still-Better-than-Chrome-for-Web-Development.html Fonte: iMasters Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NetBoy16 72 Denunciar post Postado Março 5, 2012 8. A extensão do Flash cai frequentemente #fato, odeio quando to no chrome vendo um video no youtube e de repente aparece aquela carinhsa de triste, mostrando que deu um crash no flash do chrome <_< Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Henrique Barcelos 290 Denunciar post Postado Julho 18, 2012 Oloco, a extensão flash do firefox é um lixo... Vive dando pau... Não sei se é o meu PC, mas no Windows por causa dela eu vivo vendo telas azuis e no Ubuntu, direto da kernel panic. E sempre é quando eu estou no youtube ou sites com conteúdo flash, tipo facebook, até o próprio iMasters. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Julho 18, 2012 Ow HB... Youtube já roda uma versão experimental em HTML5, Flash pra que? Agora, pro Flash da Kernel Panic, sério... acho bom você dar uma avaliada no seu sistema... memórias e disco. rs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Bruno Augusto 417 Denunciar post Postado Julho 18, 2012 No meu notebook, antes de limpar o filtro de ar e trocar a pasta térmica eu não podia ver NADA que fosse feito com Flash. De tanto "esforço" que o processador fazia ele superaquecia e o aparelho desligava. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites