Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

aander.silva

[Resolvido] Desabilitar seleção de campo sem disabled

Recommended Posts

Pessoal, bom dia.

Tenho uma tabela conforme abaixo.

Nome - Email - Idade - Pais - Estado

Todos esses campos são inputs. Eu preciso desabilitar os campos PAIS e ESTADO para não serem selecionados. Porém, não posso usar o disabled, pois este comando deixa os campos embaçados.

Como eu faria isso?

Ou teria um código que depois que eu saísse do campo IDADE, ao apertar a tecla TAB, já caísse no campo NOME da próxima linha?

Valeu pessoal

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você usar disabled e a informação precisar ser resgatada no programa servidor, não sei as outras linguagens, mas o PHP por exemplo não vai receber o dito campo.

Nesse caso, o certo seria usar readonly.

Se você não precisar, "tanto faz". Entre aspas pois ao pé da letra cada atributo foi feito para uma coisa, mas exatamente qual a diferença entre disabled e readonly só sei conceitualmente.

Fora isso, quanto a ficar "embaçado", você pode estillizar com CSS para, por exemplo, forçar que o fundo seja branco ao invés do cinza escuro, padrão de alguns navegadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, o problema é que eu preciso resgatar esses campos e se eu botar disabled já era.

Os campos que eu quero desabilitar já estão com readonly, pois não podem ser alterados. Mas mesmo com readonly eles podem ser selecionados.

Eu preciso que ao clicar o TAB, esses campos não recebam foco, não sejam selecionados.

Compartilhar este post

Link para o post

Existem algumas soluções.

A mais elegante seria não fazer dese campo um dropdown e sim o de texto com readonly.

Mas existe a possibilidade de você fazer com um hidden e usar o valor dele. Mas é gambiarra xD

Ou com JavaScript. Mas não é muito confiável.

Veja mais à respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, esses campos input já estão com readonly. Mas mesmo com readonly eu consigo selecionar o campo, só não consigo alterar o conteúdo.

Hidden não dá pq eu preciso visualizar os campos, com hidden os campos iam ficar escondidos.

Eu to procurando com Javascript, mas ainda não consegui.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não posso desativar a tecla tab pq é pra exatamente utilizar a tecla tab que eu preciso saber como faço isso, como bloqueio alguns campos para não serem selecionados ou não receberem foco. Esse exemplo que eu passei é ipotético, a minha tabela é muito maior que essa, então os precisam usar a tecla tab sem ter q passar por alguns campos, o que no meu caso são vários campos...

Acho que em javascript seria mais ou menos bloquear um campo input para não receber foco.

Tem como fazer isso?

Compartilhar este post

Link para o post

já ouviu falar sobre tabindex ?

você pode definir a ordem dos q você quer que recebam foco e colocar 0 naqueles q devem ser pulados:

http://www.w3.org/TR/html4/interact/forms.html#adef-tabindex

assim pela ordem do tabindex, esses com tabindex="0", ficarão por ultimo na seleção.

Compartilhar este post

Link para o post

RESOLVIDOO!!!

Galera, muito obrigado a todos!

Consegui resolver como o Bruno disse, colocando o tabindex para cada input, aí a tecla TAB vai seguindo a ordem do tabindex!

<input tabindex="1" type="text" name="campo1">

<input tabindex="2" type="text" name="campo2">

<input tabindex="3" type="text" name="campo3">

Valeu pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.