Fábio_R.R 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Pessoal... seguinte: Tenho uma dúvida e preciso muito da ajuda dos experientes em PHP. Antes, preciso deixar clara uma coisa: eu não sou programador, não vivo de programação e o meu ponto de vista é sempre de usuário e nunca de desenvolvedor, ou seja, não me importa se o código está assim ou assado... mas me importa se está funcionando para o usuário. Como exemplo (simples), se uma determinada cor está escrita no css como “Black” ou como “#000” ou como “#000000” não significa nada pra mim. O que eu quero é que o usuário enxergue a cor preta. Apenas isso! E eu levo esse pensamento para as rotinas e linhas de código em PHP. E é justamente nisso que reside a minha dúvida e as perguntas são a seguinte: (pensem como usuários e não como desenvolvedores, ok?) O quanto um código sem organização pode afetar o funcionamento das rotinas do próprio código? Eu posso vir a ter problemas (me refiro a ERROR, WARNING etc) com meu sistema em função de código desorganizado ou rotinas que PODERIAM ser diferentes? Se eu testo o meu sistema hoje e ele está funcionando perfeitamente, ele pode deixar de funcionar amanhã? (mesmo que não tenha havido nenhuma atualização no PHP ou MySql). Um código pode ser afetado pelo número de usuários simultâneos no sistema ou isso não importa? Assim como um aparelho de DVD, por exemplo, pode ser danificado pela freqüência de uso, um código também pode? Se sim, como ocorre esse dano, essa quebra? (eu imagino que códigos não quebrem assim como equipamentos físicos, mas mesmo assim resolvi perguntar). E minha principal pergunta é: Sendo eu um NÃO desenvolvedor e preferindo imensamente o ponto de vista do usuário, posso continuar NÃO me importando com essa ou aquela rotina? Posso continuar nem aí pras boas práticas de organização de códigos? Posso continuar me importando apenas se funciona ou não? É isso! Agradeço muito a ajuda de vocês. E um abraço a todos! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 não me importa se o código está assim ou assado... mas me importa se está funcionando para o usuário. e por conta disto seu sistema pode ter graves falhas de segurança... O quanto um código sem organização pode afetar o funcionamento das rotinas do próprio código? depende da sua organizacao, este ponto eh pessoal, porem afeta a manutencao por outra pessoa... Eu posso vir a ter problemas (me refiro a ERROR, WARNING etc) com meu sistema em função de código desorganizado ou rotinas que PODERIAM ser diferentes? nao, vide resposta acima... Se eu testo o meu sistema hoje e ele está funcionando perfeitamente, ele pode deixar de funcionar amanhã? (mesmo que não tenha havido nenhuma atualização no PHP ou MySql) pode, eh por isso que se especifica um sistema, você diz em q condicoes ele pode rodar...se o ambiente de producao nao estiver nestas condicoes ele pode parar de rodar... Um código pode ser afetado pelo número de usuários simultâneos no sistema ou isso não importa? pode sim, vide resposta acima... Assim como um aparelho de DVD, por exemplo, pode ser danificado pela freqüência de uso, um código também pode? nao. o DVD sofre desgaste fisico, o que ocorre com um sistema, ja q ele nao existe fisicamente...porem, pode sofrer avarias, de acordo com o sistema operacional estar atualizado e com antivirus... Sendo eu um NÃO desenvolvedor e preferindo imensamente o ponto de vista do usuário, posso continuar NÃO me importando com essa ou aquela rotina? nao, embora seu cliente queira o sistema funcionando, intrissicamente, ele vai kerer segurança, se você nao se importa com o codigo, fara um sistema fortemente inseguro boas práticas de organização de códigos? Posso continuar me importando apenas se funciona ou não? se importa sim...mas nao apenas so com organizacao dos codigos, a organizacao falicita manutencao, mas ha outras coisas deve se importar... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fábio_R.R 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Igor.php... MUITO obrigado pela resposta. Boa DEMAIS MESMO!!! Valeu!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 ok, eu gostaria de fazer uma resalva, onde cometi um erro aqui nao. o DVD sofre desgaste fisico, o que ocorre com um sistema, ja q ele nao existe fisicamente...porem, pode sofrer avarias, de acordo com o sistema operacional estar atualizado e com antivirus... troque por nao. o DVD sofre desgaste fisico, o que nao ocorre com um sistema, ja q ele nao existe fisicamente...porem, pode sofrer avarias, de acordo com o sistema operacional estar atualizado e com antivirus... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fábio_R.R 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Obrigado Igor. Eu tinha imaginado isso mesmo. E você tocou num aspecto que eu não tinha pensado e que me preocupou: segurança. Como a gente é muito bonzinho... rs, esquece que nem tudo são flores. Vou procurar aprender a respeito de segurança e cuidar disso também. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Hoje você faz código com cabeça de usuário porque acha assim mais facil e tals. Porém, e amanha, quem fará a manutenção no codigo ? Continuará sendo você ? E outra, o não uso das boas práticas de programação, quando precisar implementar algo e ele começar a apresentar diversos erros por estar em conflito com outras funcionalidades do codigo, quanto tempo levará para descobrir onde está o conflito e resolve-lo ? Ou aquela função que escreveu com cabeça de usuário, e precisar dela numa nova implementação no site, quanto tempo demorará para lembrar o nome que deu a ela ou quanto tempo irá gastar tentando compreender o que aquele empilhado de codigo quer dizer ? Você fez o site e ele está rodando tudo beleza. Isso na sua concepção, mas e se um usuário que visita seu site pela primeira vez fizer algo que você não previu e isso causar algum erro, obrigando o usuário a recarregar o site, ou voltar para a pagina anterior, será que ele teria essa paciencia ou vai para o site da concorrencia ? E até voce estar ciente desse erro, quantos visitantes o site perdeu ? E quantos ainda se perderão até você saber o que está causando o erro ? E com o codigo mal comentado / estruturado quanto tempo vai demorar ? E sim o numero de usuários x desempenho do codigo tem relação. Quantas vezes, você ouve / vê que o codigo foi refeito para tornar o site mais veloz, etc.. ? As boas praticas existem para tudo isso, ou acha que é frescura de programador apenas para dar uma valorizada no que faz ? Se queres ser chamado e considerado um profissional, atue verdadeiramente como tal, senão rapidamente será chamado de picareta, ou mal profissional. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Tenho praticamente as mesmas respostas do igor, um pouco diferentes mas a essência é a mesma, por isso não vou repetir.. Outro ponto que levanto é algo mais "filosófico" Até que ponto vale o seu nível profissional ? Para trabalhos pequenos, "sem muita importância", tudo bem.. não tem nada de mais usar o código "tudo zuado".. O importante é que funcione, o cliente esteja feliz e ganhando dinheiro e, principalmente, pagando em dia. Mas imagine que um dia surge uma oportunidade de pegar um serviço bacana de médio ou grande porte. Será inevitável trabalhar com organização. Mas como vai fazer isso se não tem preparo? Ou imagine que você nunca ou, dificilmente conseguirá oportunidades maiores ou melhores justamente por ter conhecimento e experiência limitados. Um pouquinho de conhecimento a mais e você conseguirá ampliar a sua visão e consequentemente enxergará as oportunidades que sempre estiveram ali frente do seu nariz. .rss Mas enfim.. isso depende muito dos seus objetivos. Não quer dizer que isso ou aquilo seja certo ou errado.. não é uma disputa de quem é melhor ou pior.. Cada um escolhe aquilo que lhe convém, no entanto, reflita caso o caminho, onde está, não seja o que pensou que seria. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fábio_R.R 0 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Olá Vinicius. To vendo que a melhor coisa que eu fiz foi ter postado meu pensamento aqui, porque estou tendo contato com uma realidade até então desconhecida. Quero até deixar claro que não presto nenhum serviço nessa área, justamente por não ser a minha área. Estou desenvolvendo um sistema pra mim mesmo, mas ele estará na web e quero vê-lo funcionar direitinho. Quero fazer uma ressalva: eu JAMAIS pensaria nas boas práticas como frescura de programador, primeiro porque eu admiro muito os programadores (enquanto profissionais, pelo amor de Deus...rs) e segundo porque organização é sempre muito bem vinda em qualquer nível. O que acontece é que eu estou ansioso para ver meu projeto funcionando e quando me deparei com a existência das boas práticas percebi que teria que parar o meu projeto e recomeçar, tudo de novo (isso é desesperador...rs). Mas a resposta de vocês está me fazendo pensar bastante e estou começando a achar que recomeçar o projeto significará ganhar tempo, e não perder. Obrigado por sua resposta... ajudou muito!!! Boa hinom... você tem toda razão!!! Conhecimento nunca é demais e esse projeto que estou trabalhando, embora seja pra mim mesmo, quero ver prosperar. Por eu não ser programador e nem trabalhar com isso, minha visão estava limitada ao uso do site, ou seja, se clicou e gravou então está bom!!! Agora estou vendo o tamanho do desafio que tenho pela frente se eu realmente quiser ver meu sistema funcionando com eficiência e prosperidade. Mas, vamos pra frente... os desafios estão aí para serem encarados. Vou ver como posso conciliar a continuidade do meu sistema com o aprendizado e a revisão do código. Obrigado pela resposta... ajudou bastante. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Outubro 19, 2011 Opa ! Não quis parecer grosseiro ou ofensivo em nenhum momento, quando falei sobre boas praticas ser fescura de programador, não foi direcionado a ti, mas sim de uma forma mais genérica, pois muitas vezes me deparo com isso quando esse assunto entra na conversa. No ponto que você está, existem 2 formas para seguir: Finalizar o site e colocar no ar, para já ter visibilidade e visitação, e ir "arrumando" o site com calma. Ou recomeçar como falaste, mas isso atrasaria seu site num tempo que pode não ser conveniente para ti dependendo de qual o objetivo do site. Se fosse comigo, e o objetivo do site fosse de alguma forma me ajudar profissionalmente, seguiria a primeira opção, pois já teria um "cartão de visita" a mostra e sendo alterações que não são visiveis imediatamente pelo visitante, não seriam sentidas. Claro que poderia depois de tudo finalizado, fazer uma atualização no site como um todo, alterando seu visual, incluir algumas funcionalidades junto com o novo código otimizado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fábio_R.R 0 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 Perfeito Vinicius... essa ideia até me animou. Vou fazer isso mesmo, finalizar o site e colocá-lo no ar e então vou aprendendo sobre otimização e aplicando no projeto. Até porque o site não vai gerar toneladas de visita tão rápido. Pensei até na possibilidade e encontrar alguém que entenda de ataques e pedir para fazer um bombardeio no site para localizar os pontos mais fracos. Então começaria a otimizar o código por aí. Estando o site mais seguro, tenho mais tranquilidade para ir otimizando o restante do código. Mas a dica foi realmente muito boa... valeu mesmo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 Imagina, precisando, estamos ai :joia: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 Quero até deixar claro que não presto nenhum serviço nessa área, justamente por não ser a minha área. Estou desenvolvendo um sistema pra mim mesmo, so por curiosidade, se nao presta serviço nesta area e nem ker estar nesta area, nem se interessa em estar, e o sistema eh pra você, pq nao contrata alguem pra faze-lo? analise bem as questoes, seria como uma pessoa comum tentar colocar um sistema de rastramento eletronico via gps enviando dados pra celular num carro, ou seja, nao eh qualquer um que faz....eu mesmo nao poderia faze-lo, nao sei dirigir...nao acha que teria mais garantias fazendo com um profissional da area, mais experiente.....? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fábio_R.R 0 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 Boa pergunta!!! A primeira resposta é $$$ (não de $var, mas de grana mesmo... rsrs). Por se tratar de um sistema meio grandinho, com uma lógica meio "cabulosa" por conta de inúmeras possibilidades, sei que não seria muito barato e estou em um momento um tanto delicado por conta de investimentos. A segunda resposta é que eu gosto disso, embora não seja a minha área e não tenha interesses profissionais nela. Depois que comecei a mexer com isso alguma coisa aconteceu com minha capacidade de raciocinar... como tenho formação e estudo Programação Neurolinguística, isso me despertou curiosidade e resolvi continuar fazendo isso pela paixão e pelo interesse em ver meu raciocínio lógico melhorar. E eu entendo que é por conta disso que a parte mais técnica seja chata pra mim. Acho fascinante ter que encontrar um caminho por entre os If's, mas organizá-los acaba sendo um pouco chato pra mim (mas agora vejo a importância). Enfim, não sei se respondi sua pergunta, mas é por aí!!! Mas pode ter certeza de uma coisa: com a quantidade de ideias que eu tenho na cabeça, eu precisaria de uma equipe. Só preciso ganhar um pouquinho de $$$... rs. O que sou de verdade é analista de marketing por formação e sou diretor de marketing de uma instituição de ensino aqui da minha cidade... Pindamonhangaba. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius Ianni 189 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 É isso aí !! A curiosidade move o mundo. Claro que em cada materia do conhecimento existem seus pormenores e regras para melhorar ou facilitar seu funcionamento. Conforme o projeto vai evoluindo, vamos sentindo necessidade de aprender novos aspectos daquilo que estamos envolvidos ou nos envolvendo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 você poderia nos dar um cursinho ae de programacao neurolinguistica neh..rsrsrsr....eu me interesso por esta area, uma das que compoe a engenharia social, enfim...eu so posso lhe dizer uma coisa "Trabalhe no que goste, e nunca mais trabalhara mais um dia na vida" (Leonardo da Vinci) eu tenho formacao de prof, gostava de escrever textos (gostava pois agora nao tenho mais tempo de faze-lo, ainda que goste), tive um "curso de criacao de site dado pela M$ na minha escola", gostei, mas nao consegui algo q pusesse os textos automaticamente, ja prevendo um publico maior com meu site, comecei a estudar programacao, gostei, e hj trabalho com isto... =D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fábio_R.R 0 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 você poderia nos dar um cursinho ae de programacao neurolinguistica neh..rsrsrsr.... Opa... sabe que já pensei nisso mesmo, Igor, principalmente depois que comecei a implementar o Moodle aqui no colégio pensei em justamente montar um curso de PNL através dessa plataforma (só conheço essa até agora). Vou fazer assim: estando o curso pronto (estou pensando seriamente nisso), vocês que me ajudaram aqui receberão acesso na faixa. Acho que pode ser uma boa retribuição. E você disse algo que sempre repito: quando fazemos o que gostamos, não trabalhamos. E por curiosidade, a palavra trabalho vem do latim "Tripalium", que era um instrumento de tortura usado na Roma antiga. É...!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Outubro 20, 2011 =S.....fiquei assustado agora.... =S Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites