Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Jobs queria criar rede de celulares usando espectro de rede Wi-Fi

Recommended Posts

Jobs queria criar rede de celulares usando espectro de rede Wi-Fi

Afirmação foi feita pelo investidor John Staton, que ajudou Jobs com a ideia.

'Ele queria tomar o lugar das operadoras, disse Staton.

 

Do G1, em São Paulo

 

jobs12.jpg

Steve Jobs queria criar rede de celulares usando espetro do Wi-Fi(Foto: Robert Galbraith/Reuters)

 

Steve Jobs trabalhou por dois anos tentando descobrir como usar o espectro de redes Wi-Fi para criar uma rede de celulares, dispensando o uso das redes das operadoras. A afirmação foi feita pelo investidor da área de tecnologia John Staton, que disse que Jobs estudou o uso do recurso anos antes do lançamento do iPhone.

 

"Jobs queria tomar o lugar das operadoras" disse Staton durante um seminário nos Estados Unidos. "Ele e eu gastamos muito tempo falando sobre como criar uma rede de celulares usando o espectro do Wi-Fi. Isto era parte de sua visão."

 

Em vez de usar o recurso, a Apple lançou o primeiro iPhone em 2007 com exclusividade com a operadora AT&T nos Estados Unidos. Staton disse que obs desistiu da ideia do espectro pouco antes do lançamento do aparelho, ainda em 2007. Entretanto, continuou tendo influência sobre as companhias, acabando com o controle total das operadoras sobre os aparelhos e serviços, afirmou Staton.

 

O investidor disse ainda que Jobs conseguiu entrar em áreas dominadas pelas operadoras de celular com a App Store e, com a introdução do sistema iOS 5, com o iMessage, que permite a troca de mensagens gratuitas entre os usuários dos aparelhos.

 

A Apple também teve que abrir mão de certos recursos em prol das operadores. Ela limitou o tamanho dos aplicativos que podem ser baixados por 3G, não ofereceuo FaceTime (conversas por meio de vídeo) no iPhone e no iPad fora de redes Wi-Fi e reduziu a qualidade dos vídeos do YouTube em seus aparelhos.

 

Fonte: G1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noticia Relacionada

 

Steve Jobs pretendia criar operadora de celular

 

Nesta semana, o especialista em telecomunicações John Stanton revelou que Steve Jobs estava bastante interessado em tomar o lugar das tradicionais empresas de telefonia. Para isso, ele pretendia apelar para o uso do Wi-Fi como forma de transmitir voz e dados.

 

Falecido em outubro vítima de uma batalha contra o câncer, Jobs e John Stanton mantiveram um relacionamento profissional próximo entre os anos de 2005 e 2007, de acordo com o especialista. A ideia de Jobs era se aproveitar do espectro de Wi-Fi, que não é regulamentado por órgãos governamentais (ao menos não no Brasil nem nos Estados Unidos).

 

As conversas entre os dois cessaram no mesmo ano em que o iPhone foi revelado, com vendas exclusivas pela Cingular (mais tarde adquirida pela AT&T).

 

Stanton não deu muitos detalhes sobre o motivo que fez Jobs largar a ideia.

 

Pelo que o especialista disse, Steve Jobs falava em criar uma “operadora sintética“. Não há detalhes sobre como ele pretendia se aproveitar do espectro geralmente destinado ao Wi-Fi para fazer sua operadora de telefonia, nem como o iCEO planejava ganhar dinheiro com isso. O que se pode afirmar é que os acordos que a Apple firma com as operadoras americanas lhe rendem um bom dinheiro na hora de vender os iPhones.

 

Na semana passada, uma operadora pequena e iniciante dos Estados Unidos chamada Republic Wireless iniciou a oferta de um serviço amplamente baseado em Wi-Fi. O cliente paga US$ 19 mensais pelo uso ilimitado de dados, voz e SMS. Só que ele tem que usar os serviços em redes sem fio. Se não tiver Wi-Fi, a Republic Wireless passa a utilizar a rede da Sprint (empresa-mãe da Nextel brasileira), porém com limites de uso. Isso é o mais próximo que se tem notícia de uma operadora tirando proveito do Wi-Fi como parte primária de seu modelo de negócios.

 

Por Thássius Veloso

 

Fonte: iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.