Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Projeto de lei propõe devolução de créditos de celulares adquiridos me

Recommended Posts

Projeto de lei propõe devolução de créditos de celulares adquiridos mediante extorsão

Da Agência Câmara

 

celular-1319142360250_300x300.jpg

Brasil chega a 236 milhões de celulares em novembro, apontam dados da Anatel

 

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2135/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que obriga as prestadoras do Serviço Móvel Pessoal a bloquear os créditos dos planos pré-pagos de serviço que forem inseridos em consequência de ações de extorsão ou estelionato.

 

Segundo o autor, um dos golpes mais frequentes contra usuários de celular tem sido a extorsão ou estelionato, quando a vítima é convencida ilicitamente a providenciar a recarga de aparelhos que se encontram sob o domínio de infratores.

 

“Uma das estratégias utilizadas pelos estelionatários baseia-se na realização de chamadas fazendo-se passar por indivíduo do convívio próximo da pessoa contatada, para, então, induzi-la a inserir créditos no telefone celular do criminoso, sob o falso pretexto de socorrê-lo em situação de dificuldade ou emergência”, explica.

 

Condições

 

Para reivindicar o bloqueio, a vítima da ação terá de apresentar à prestadora boletim de ocorrência que ateste a aquisição de créditos. De acordo com a proposta, o boletim de ocorrência poderá ser entregue presencialmente, por correio eletrônico ou por outros meios de comunicação, conforme determinar a regulamentação da lei. Após a apresentação do boletim, a prestadora terá até uma hora para efetuar o bloqueio.

 

Para o deputado Rubens Bueno, a proposta poderá inibir a prática e estimular o registro policial desses crimes, facilitando a investigação de denúncias contra quadrilhas especializadas nos crimes.

 

O projeto acrescenta dispositivo à Lei Geral de Telecomunicações (9.472/97).

 

Tramitação

 

A proposta, de caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

Fonte: UOL Tecnologia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.