Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Lucas G.

Qual linguagem começo ?

Recommended Posts

Olá. Eu sou super fanático por segurança geral na internet. Evitar invasões locais ou em ftp em geral são especialidades que admiro muito. Nos últimos dias venho tentando conversar com pessoas para descobrir com qual linguagem começar e se vale a pena... Pergunto para vocês:

 

- Qual ou quais linguagens devo aprender que são relacionadas à segurança digital ?

 

- Vale a pane investir neste ramo da segurança digital ?

 

- São muitos os que realmente bons ou o mercado de trabalho precisa de bons profissionais na área ?

 

 

Espero que me ajudem. Agradeço desde já !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Vale a pane investir neste ramo da segurança digital ?

sim.. se gosta, invista.

Mas aconselho a se especilizar em algo específico e quando tiver uma certa experiência, procure novas especializações, upgrades, etc.. Se quiser entender o motivo, leia o spoiler abaixo.

 

- São muitos os que realmente bons ou o mercado de trabalho precisa de bons profissionais na área ?

Difícil extrair estatísticas concretas até porque profissionais desse tipo não se expõem, tampouco dizem o que fazem. Geralmente dizem que trabalhm como auxiliar de escritório, faxineiro, designer, etc.. A segurança já começa no anonimato.

O mercado precisa sim.. mas é complicado para uma empresa contratar alguém que não conhece. Geralmente treinam pessoas do quadro de funcionários. Escolhem pessoas que são de confiança e fazem o treinamento ou já contratam alguém experiente por meio de indicação.

 

 

 

comentário pessoal

 

só para esclarecer, não existe especialista em segurança pois a segurança envolve inúmeras áreas, fatores, circunstâncias, etc..

O que existe é o especialista numa determinada área.

 

Apenas como exemplo,

Fulano é especialista em redes, trabalha com isso há 25 anos. É uma referência na área. Mas não sabe nada sobre banco de dados Oracle ou a linguagem PHP.

Ele pode entender sobre praticamente todas as brechas de segurança em redes mas do que adianta se ele não entende de falhas que possam existir numa configuração mal feita no PHP ou no Banco de dados Oracle ?

Toda a segurança "dele" se tornará vulnerável caso ele trabalhe com ferramentas das quais desconhece.

Por isso, quando for trabalhar com ferramentas alheias ao seu conhecimento, o melhor é ter outra pessoa que domine essas ferramentas.

 

 

Se pretende estudar sobre algo específico para segurança geral na internet então comece estudando redes de computadores, protocolos, etc..

 

Quando estiver "dominando" avance para outras áreas. Estude sistemas operacionais, C++, linguagens como o Assembler, a engenharia reversa (geralmente usado para crackear softwares)

 

No entanto, você pode estudar a fundo durante 30 anos e ainda sim não conseguirá "abraçar o mundo" pois é praticamente impossível para um ser humano..

 

Escolha uma área da qual gosta. Nas outras áreas, que tiver pouca afinidade, procure formar equipe com outros profissionais dedicados, tal como no exemplo do "Fulano".

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo. Mas quer dizer que se eu seguir a carreira na segurança (ex: Eu sou muito bom no ramo), vou ter dificuldades em arrumar emprego por falta de confiança ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para qualquer serviço necessita de confiança e para o caso de trabalho com segurança é algo mais restrito.

 

Quando procurar um emprego não olhe apenas o seu lado. Imagine-se como um empregador.

Você é o dono da empresa e está recrutando pessoas. Pense em como você selecionaria as pessoas para entrar na sua vida (na sua empresa, na sua casa). É basicamente isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pela pergunta parece que não entendeu nada do que postei..

 

Mas, enfim... se quiser "começar" estude Assembler e c++.. basicamente "engenharia reversa".

Comece crackeando softwares simples e assim já será um bom começo.

(não estou dizendo que esse seja o único meio.. mas já que insiste na mesma pergunta..)

 

O motivo?

Há muitos que se auto-entitulam especialistas mas não sabem pegar um vírus e destrinchar o código porque não entendem absolutamente nada de programação.

Ser especialista em segurança não é apenas ler logs e usar ferramentas automatizadas para tentar resolver.

 

Vou citar um exemplo simples e muito comum na web. Sempre aparecem esses virus embutidos em webpages. Geralmente entram por brechas exploradas com javascript e usam java ou activex.

Muitas vezes também entram por vírus embutido em softwares FTP onde geralmente o usuário usou um crack para driblar a licensa do programa. Enfim, há vários meios... voltando ao assunto,

 

Se o especialista não entede nada de html e tampouco de javascript, como ele vai resolver isso?

Da forma básica.. passa um anti-vírus, anti-clean+alguma+coisa e vê no que dá..

Mas o problema voltará 3, 4, 5 vezes até que ele se toque que tem que tomar outra atitude.

 

Um especialista de "verdade" procura de onde surgiu o problema para tentar dizimá-lo na raíz.

Já o pseudo-especialista fica "enxugando gelo" sem saber ao certo o que acontece e o que está fazendo.

Esse tipo de "profissional" tem de monte no mercado, infelizmente..

Mas as empresas sérias sabem identificar e só contratam os profissionais sérios, competentes, eficientes.. São esses que as empresas procuram e pagam muito bem.

 

A escolha é sua.. você quer ser um profissional ou um pseudo+alguma+coisa ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.